Da trilha sonora aos passos de Kevin Bacon, passando pelos figurinos e penteados, o filme de dança Footloose (1984) é, sem dúvida, um clássico dos anos 80. Disponível no catálogo da Netflix, traz nostalgia para os mais velhos e referência aos mais novos.
Footloose é um clássico do cinema, em especial de uma época de ouro para filmes musicais e dançantes, como Os Embalos de Sábado à Noite e Grease (com John Travolta) e Dirty Dancing (Patrick Swayze). Foi responsável por revelar talentos como Kevin Bacon e Sarah Jessica Parker, e ganhou um remake em 2011.
O filme conta a história do garoto Ren McCormack (interpretado por um Kevin Bacon novinho de tudo!), que se muda com a mãe para uma cidade ultra conservadora do interior dos Estados Unidos, em que a igreja e o governo são praticamente a mesma coisa.
Enquanto conhece outros jovens, desenvolve um romance com a filha do pastor e vai tentando se encaixar na nova vida, Ren descobre que naquela cidade existem leis proibindo dança e rock. Acontece que ele é apaixonado por música e dança e não se conforma, iniciando um movimento para derrubar a lei e promover um baile de formatura para o colégio.
A trama mostra a dualidade de uma sociedade com adultos extremamente conservadores e jovens igualmente rebeldes; as preocupações, tramas, desejos e desafios das duas gerações. Ren aparece como um mediador com uma maturidade surpreendente para a idade, levando a discussão muito além do clichê de quem está certo ou errado ou da “briga” entre jovens e mais velhos.
Footloose é um filme super gostoso de ver. Quatro décadas após seu lançamento, seu tema continua atual. Dos perigos da juventude inconsequente aos perigos ainda maiores de uma religiosidade proibitiva que se mistura com a política (como fica evidente quando o próprio reverendo, autoridade máxima da igreja na cidade, fica chocado ao ver o diretor da escola promovendo uma fogueira para queimar livros pagãos, num aceno aos tempos medievais).
A trilha sonora é fantástica (será difícil manter a bunda parada no sofá!) e as cenas de dança são um espetáculo à parte.
Recentemente, o filme entrou no catálogo da Netflix (para assinantes) e pode ser alugado avulsamente nos serviços de streaming on demand, como Amazon Prime, Apple TV e Google Play Filmes.
Como um bom clássico, o filme tem um elenco de peso, tendo sido responsável por revelar boa parte desses atores e atrizes.
Em 2024, o filme completou 40 anos! Confira o que aconteceu com as atrizes e atores de Footloose e como estão hoje em dia.
Kevin Bacon ganhou fama com o filme, e nessas quatro décadas se tornou um ícone do cinema e da TV, tendo estrelado diversos clássicos como O Ataque dos Vermes Malditos , além de ter ganho um Globo de Ouro de Melhor Ator em 2010 pelo seriado Taking Chance.
Hoje em dia, Kevin Bacon tem 66 anos (nascido em e faz sucesso no Instagram com vídeos divertidos do dia a dia no rancho onde mora, além de recriar cenas e danças de Footloose com sua esposa.
Depois de Footloose, Lori Singer atuou em alguns filmes entre os anos 80, 90 e 00, mas não teve nenhum papel de grande destaque, levando uma vida discreta. Algumas de suas aparições públicas foram relacionadas a outro grande talento: a música. Filha de um maestro e formada na famosa escola Juilliard, Lori se apresentou no Carnegie Hall e participou de trilhas sonoras de filmes e videoclipes musicais.
Voltou às telas por um breve momento, com uma participação especial em Law & Order: Special Victims Unit em 2011 e em 2013 como produtora de um documentário chamado Mea Maxima Culpa.
Footloose foi um dos primeiros filmes de Sarah Jessica Parker. A atriz ganhou fama mais tarde como a protagonista da série de TV Sex and The City de 1998 a 2004 – papel que lhe rendeu um Emmy e quatro Globos de Ouro de Melhor Atriz. Hoje, com 59 anos (nascida em 1965), SJP é casada com o também ator Matthew Broderick e mãe de duas filhas gêmeas.
Chris Penn (irmão de Sean Penn) morreu aos 40 anos em 2006 de doença cardíaca possivelmente relacionada com abuso de drogas. Sua carreira foi curta mas marcante, com participação em filmes como Cães de Aluguel (Reservoir Dogs, de 1992, do diretor Quentin Tarantino) e Os Chefões (The Funeral, 1996, que lhe rendeu um prêmio de ator coadjuvante no Festival Internacional de Cinema de Veneza.
Como era de se esperar de um filme sobre dança, a trilha sonora de Footloose é icônica. Além da música tema com o mesmo nome do filme (trilha original de Kenny Loggings), outros grandes sucessos dos anos 80 entraram na lista. Algumas das músicas que animam a obra são Take On Me (a-ha), Let’s Hear It For The Boy (Deniece Williams) e Holding Out for a Hero (Bonnie Tyler).
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
Receita prática e versátil, o creme de frango com espinafre sem lactose pode ser recheio…