Ultimamente, muitas obras do cinema brasileiro estão chegando aos catálogos dos streammings. Aqui vai uma lista de 5 ótimos filmes nacionais na Netflix que assisti e curti.
Estômago
2007 | 1h52 | Drama| Elenco: João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana
Sinopse/Resenha
O premiadíssimo filme “Estômago” conta a história de Raimundo Nonato (João Miguel), um cozinheiro super talentoso que vai preso e usa seus talentos para conquistar seu lugar na perigosa dinâmica da vida atrás das grades. Entre cenas tensas da prisão, o filme vai nos mostrando memórias da trajetória do protagonista desde que chegou a São Paulo sem ter onde cair morto, seus primeiros passos na cozinha e, aos poucos, vai revelando o que raios fez Raimundo ser preso.
Definitivamente um filmaço. Tem culinária, rolês por São Paulo, romance, cadeia, treta e plot twist dos bons. Destaque para as atuações brilhantes de Fabíula Nascimento como Íria, objeto do afeto de Raimundo, e Babu Santana como Bujiú, colega de cela invocado do cozinheiro.
Bicho de Sete Cabeças
2000 | 1h24 | Drama | Elenco: Rodrigo Santoro, Othon Bastos e Cássia Kiss
Sinopse/Resenha
Sergio
2020 | 1h58 | Baseado em fatos reais | Elenco: Wagner Moura, Ana de Armas
Sinopse/Resenha
Confesso que, depois de ver o filme, fiquei um pouco chocada de perceber o quão pouco sabia da história do cara. Lembro vagamente de notícias da época da sua morte, já que a repercussão foi enorme, mas não tinha noção da magnitude e da importância do trabalho que ele exercia. Além disso, depois fui googlar mais sobre os personagens e descobri altas fofocas envolvendo a namorada e a ex-esposa de Sergio, incluindo briga judicial internacional. Se você é fofoqueiro, vale assistir e depois fazer essa pesquisa!
Além de uma história interessante, e contada de maneira interessante também, o filme ganha pontos pelo fator colírio: Wagner e Ana estão gatíssimos! Enfim, dirigido por Greg Baker, o filme não é nacional, mas entrou nesta lista pelo protagonista e ator principal, ambos brasileiros de grande destaque.
As Boas Maneiras
2017 | 2h15 | Suspense | Elenco: Isabél Zuaa, Marjorie Estiano, Miguel Lobo
Sinopse/Resenha
“As Boas Maneiras” é um filme que surpreende. A sinopse é um pouco misteriosa, e o trailer tampouco revela muito do que vem por aí. O que sabemos é que Ana (Marjorie Estiano) é uma mulher de classe média que está grávida e contrata Clara (Isabél Zuaa) para cuidar da casa, da criança e de si própria.
A história começa parecendo que vai por um caminho meio “Que Horas Ela Volta”, mas do nada entra numa vibe suspense/terror e envereda pelas lendas do folclore brasileiro e prende nossa atenção do começo ao fim, cheio de plot twists inesperados.
Marjorie Estiano (eterna Vagabanda), está belíssima e faz um bom trabalho, mas quem brilhou mesmo foi a portuguesa Isabél Zuaa, que eu ainda não conhecia e amei demais.
7 Prisioneiros
2021 | 1h34 | Suspense | Elenco: Christian Malheiros, Rodrigo Santoro
Sinopse/Resenha
“7 Prisioneiros” é um filme pesado que mostra os bastidores da exploração e tráfico de pessoas para trabalho análogo à escravidão, uma realidade tão revoltante quanto comum em pleno século XXI. Mostra um lado bem feio e podre de São Paulo, em todos os sentidos. Enredo nada óbvio, cheio de dilemas morais; tipo de filme que deixa aquele gosto ruim na boca no final, sabe?
Meu Próprio Festival de Filmes Nacionais na Netflix
Essa lista é parte de um projeto pessoal meu: estou fazendo uma espécie de “Festival de Filmes Nacionais” na Netflix. Isso porque, apesar de ser apaixonada pela sétima arte, por muitos anos tive um preconceito vira-lata e não assistia obras nacionais quando ia ao cinema. Navegando pelo catálogo do streamming, percebi vários clássicos do cinema nacional, mas que eu nunca tinha visto, e resolvi então tirar o atraso.
Vou registrando aqui no blog essa experiência e compartilhando com quem se interessar as minhas opiniões. Espero que curtam!
E se tiverem recomendações de filmes nacionais na Netflix ou Amazon Prime Video, por favor, fiquem à vontade para deixar nos comentários! Só peço que evitem spoilers para eu poder ter a experiência completa de me encantar com os filmes.