Para quem não consome laticínios, essa é uma ótima receita para substituir o béchamel: molho branco sem leite (e sem lactose).
30
minutes40
minutes500 ml de leite vegetal (usei leite de castanhas)
2 colheres de sopa de amido de milho
1 cebola
2 dentes de alho
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Sal a gosto
1 colher de chá de noz moscada
O leite de vaca é um ingrediente muito comum na culinária brasileira, seja usado puro nas receitas ou na forma de laticínios (queijo, requeijão, manteiga e outros derivados).
Por isso, para aqueles que têm intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca (APLV), ou mesmo para quem é vegano (não consome produtos de origem animal), encontrar alternativas é fundamental para desfrutar de pratos deliciosos sem preocupações.
Toda receita sem leite (nem derivados) é também uma receita sem lactose. Mas nem toda receita “que “zero lactose” é livre de leite e laticínios. Vem que eu explico!
Primeiro, é importante entender o que é a lactose: trata-se do açúcar natural encontrado no leite. Algumas pessoas tem intolerância à lactose, que é quando o corpo não produz o suficiente lactase, uma enzima necessária para digerir esse açúcar, resultando em desconforto gastrointestinal (gases, diarréia etc).
Já a alergia à proteína do leite (APLV) é uma reação do sistema imunológico às proteínas do leite, como a caseína ou a lactoglobulina, e pode causar sintomas mais graves, como erupções cutâneas, dificuldade respiratória e até mesmo anafilaxia em casos extremos.
Como a falta de lactase (enzima que digere leite) é o problema de quem tem intolerância à lactose, existem muitos produtos e receitas “zero lactose” que contém sim leite nos ingredientes, porém também contém lactase adicionada. Dessa forma, o produto “zero lactose” não causa desconforto intestinal na pessoa intolerante á lactose, já que a lactose desse alimento já vem junto com a enzima digestiva que a pessoa não consegue produzir sozinha.
Porém, para quem tem alergia ao leite (APLV), a lactase não faz a menor diferença, afinal a lactose não é o problema, e sim as proteínas do leite. Ou seja: produtos “zero lactose” não são adequados para pessoas alérgicas a leite. Para essas pessoas, o alimento não pode contem leite (e, em alguns casos mais severos, nem mesmo traços de leite são seguros).
Esta receita aqui do post é sem leite e sem lactose, podendo ser consumida por todos.
Para quem busca uma opção mais prática, existe no mercado uma gama de “cremes de leite” veganos, sem nenhum tipo de leite animal. Algumas são de soja, outras de castanhas e outras tem vários ingredientes químicos para tentar se assemelhar ao produto original.
A opção que eu pessoalmente mais gosto e acho que mais se aproxima é a Cremeria, um creme de leite vegetal da A Tal da Castanha (veja aqui onde comprar). Feito à base de amêndoas, amido de tapioca e óleo de girassol, é uma das opções menos processadas do mercado, e também a que tem o sabor mais neutro, podendo ser usado tanto para receitas doces quanto salgadas.
Tem também o Creme Deleite da marca Vida Veg, que tem uma consistência firme e imita um creme de leite fresco, daquele que bate chantilly. Na embalagem, diz que pode ser usado tanto para doce quanto salgado, mas achei um pouco adocicado… Porém, lá no site deles, está cheio de receitas salgadas com o produto, então vale checar.
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
Receita prática e versátil, o creme de frango com espinafre sem lactose pode ser recheio…