Dica de receita deliciosa e inclusiva: receita de risoto de alho poró e ervilha, um prato sem lactose, sem glúten e sem produtos de origem animal (vegano), mas que pode ser acompanhado por carnes pra quem é de carnes.
Receita de Risoto de Alho Poró e Ervilha
Cuisine: Risoto30
minutes40
minutesIngredientes
2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 xícara de vinho branco ou espumante
1/2 xícara de ervilha fresca ou congelada
Alho poró
Leite de coco
Missô
Sal
Pimenta-do-reino
Modo de preparo
- Com uma faca afiada, comece cortando o alho poró em lãminas bem finas. Reserve metade e coloque o restante numa panela com água, leite de coco, um pouco de missô, pimenta-do-reino e sal para fazer o caldo com o qual irá regar o arroz.
- Deixe ferver bem, até extrair todos os sabores. Então, peneire e volte apenas com o líquido para o fogo baixo, para manter aquecido.
- Em uma panela funda, aqueça um fio de azeite e doure o alho poró picadinho previamente reservado.
- Acrescente então o arroz arbóreo e deixe dourar até os grão ficarem transparentes.
- Quando estiver quase pegando no fundo, acrescente o vinho branco ou espumante e faça a deglaçagem (processo de usar um líquido e uma espátula para desgrudar o que grudou no fundo da panela, extraindo todo o sabor).
- Quando a bebida tiver evaporado quase totalmente, é hora de começar a “regar”. Junte uma concha do caldo e vá mexendo. Quando o líquido reduzir bem, acrescente mais uma concha de caldo e assim vá repetindo por cerca de 10 minutos ou até que os grãos de arroz estejam al dente.
- Quando achar que falta pouco para ficar pronto (arroz ainda um pouco cru, mas quase lá), junte as ervilhas e acerte o sal e a pimenta-do-reino a gosto.
- Mexa um pouco e desligue o fogo quando o arroz ainda estiver al dente, tampando. Lembre-se de que o calor residual da panela ainda vai cozinhar mais um pouco os grãos.
Notas
- Fiz essa receita sem leite nem queijo, porém que não tem restrições de lactose ou laticínios pode acrescentar manteiga e queijo parmesão ralado!
- Nunca coloque muito líquido de uma vez. A graça do risoto é justamente a cremosidade que se forma no processo, enquanto você mexe e solta o amido do arroz. Se você encher de caldo e deixar cozinhar sozinho, ficará mais parecido com arroz caldoso e não com risoto.
Risoto de Alho Poró e Ervilha: Um Prato Inclusivo
Gosto muito dessa receita porque, além de deliciosa, ela é inclusiva, podendo ser consumida por todo mundo, incluindo quem segue dietas veganas, sem lactose e sem glúten. Para os carnívoros, também é ótima e combina super bem com salmão grelhado, por exemplo.
Perguntas e Respostas Sobre Risoto de Alho Poró e Ervilha
Qual a Diferença do Arroz Arbóreo e o Tradicional
O arroz arbóreo é uma variedade de arroz de grão curto, especialmente cultivada na Itália. Seus grãos são mais arredondados e rechonchudos do que os do arroz comum. É conhecido por sua capacidade de absorver líquidos sem perder sua textura firme e cremosa. Em comparação, o arroz comum tende a ficar mais solto após o cozimento.
Veja mais receitas de risoto e inspire-se!
O Que É Missô (e Onde Comprar)
Missô é uma pasta de soja fermentada tradicionalmente utilizada na culinária japonesa. Tem um sabor complexo e salgado, com notas sutis de doçura e umami. Ele é frequentemente utilizado como ingrediente base em sopas, molhos, marinadas e outros pratos japoneses, adicionando profundidade de sabor e um toque de fermentação.
Você encontra pasta de missô online e também nos supermercados, normalmente nas prateleiras de comida asiática (onde ficam óleo de gergelim, shoyo e macarrão para yakisoba).
Pode Usar Ervilha em Lata?
Poder sempre pode, mas eu recomendo muito mais usar ervilhas frescas ou congeladas. Elas são mais firmes, tem cor viva e um sabor um pouco diferente das enlatadas em conserva, que são meio acinzentadas e super molengas. São experiências bem diferentes.