Essa semana, recebi amigos aqui em casa e fiz meu primeiro naked cake (o tal “bolo pelado” da moda!). To toda orgulhosa do resultado final… Além de ter ficado lindinho, tava muito bom! Então aqui vai a receita do naked cake pra quem quiser imitar!
Ingredientes:
- 2 bolos (veja aqui minha receita de bolo de chocolate)
- Recheio (usei creme de chocolate branco com pedacinhos de morango, comprado pronto. Também vale rechear com chantilly, brigadeiro, doce de leite…)
- Frutas vermelhas para enfeitar (neste bolo, usei mirtilos e framboesas)
- Açúcar de confeiteiro
Modo de preparo
- Faça dois bolos em formas redondas de 18 cm, de preferência com fundo removível (só tenho uma, então fiz em duas fornadas). Você pode fazer um bolo só e cortar ao meio, mas aí não fica alto igual a esse.
- Depois de prontos e desenformados, nivele, cortando a parte meio redonda que fica em cima, deixando os topos retinhos.
- Escolha o bolo que ficou com o fundo (a parte que você não cortou) mais bonitinho e separe.
- Posicione o outro bolo com o fundo para baixo em um prato.
- Coloque bastante recheio bem no meio e espalhe (cuide para não deixar muito nas bordas, para não “transbordar” depois de colocar a segunda parte do bolo). Deixe um tiquinho de recheio separado para finalizar a decoração! Eu espalhei com uma colher, mas ouvi dizer que usando um bico de confeiteiro, a coisa fica mais bonita! Se for usar chantilly, que é levinho, coloque umas frutas vermelhas aí no meio, para sustentar o peso do bolo que vai por cima.
- Cubra com o segundo bolo, com a parte cortada para baixo e o fundo para cima. Dê uma apertadinha para acomodar.
- Coloque um pouco de recheio no meio do topo do bolo e “grude” as frutas vermelhas em cima.
- Finalize polvilhando açúcar de confeiteiro por cima. Dica: deixe essa parte para o finalzinho. Eu tinha colocado na noite anterior da festinha e, no dia seguinte, as frutas e a massa tinha absorvido o açúcar e o efeito branquinho sumiu. Sorte que eu tinha bastante e polvilhei de novo antes de servir!
- Se fizer com na noite anterior como eu fiz, e quiser guardá-lo sem deixar que fique seco (e não tiver boleira coberta) aqui vai uma dica. Enfie alguns espetinhos no meio das frutas vermelhas e embale o bolo com papel filme (os espetinhos vão ajudar a não deixar o papel filme encostar no topo do bolo, enquanto o prato embaixo faz a mesma coisa com as laterais). Na hora de servir, tire o papel filme e os espetinhos e polvilhe o açúcar de confeiteiro.
View Comments
Que delícia, ficou lindo, qualquer dia vou fazer para inaugurar a casa nova!
Beijos