Aprendi a fazer crème pâtissière (creme de confeiteiro) recentemente. Sabe aquele creme amarelinho sabor baunilha que usam como recheio de doces tipo éclair e mil folhas? Ele mesmo! Dá um pouquinho de trabalho, mas fica muito gostoso e é um super curinga… Usei para rechear uns bolos (cujas receitas vou postar na sequência) e foi sucesso. Anotem aí!
Receita de crème pâtissière (creme de confeiteiro)
40
minutesIngredientes
4 gemas de ovo
2 col. de sopa de açúcar
500 ml de leite
1 col. de sopa de farinha
2 col. de chá de maizena
1/2 fava de baunilha (ou essência de baunilha)
Modo de preparo
- Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e use a ponta da faca para raspar as sementes de baunilha.
- Numa panela, esquente o leite com as sementes e a fava em fogo médio, mexendo sempre, até quase ferver. Desligue o fogo, retire a fava com a ajuda de um garfo e reserve a panela.
- Em uma tigela, bata os ovos com açúcar com um fouet (batedor de ovos) até a mistura ficar branquinha. Isso leva cerca de 10 minutos (um
fouet automático ajuda muito nessa hora!). - Dissolva a maizena e a farinha em um copo com um pouquinho do leite e junte à misturinha dos ovos. Bata com o fouet até não ter mais nenhum gominho no líquido.
- Junte metade do leite quente na tigela aos poucos e misture bem para a massa continuar lisinha. Só então adicione o restante do leite.
- Coloque tudo na panela novamente e leve ao fogo médio, mexendo sempre, e cozinhe para engrossar até o ponto desejado.
- No final, despeje em um recipiente (a tigela ou um tupperware) e, para que não forme nata, use um papel manteiga para cobrir (o papel deve encostar no creme).
- Depois, cubra com um filme plástico e leve à geladeira por algumas horas.
Notas
- Este é um recheio fresco, ou seja, deve ser mantido em geladeira para não azedar (especialmente quando utilizado em conjunto com frutas frescas como morangos).
- Outra informação importante é que este recheio tem uma consistência bem mole, quase líquida, do tipo que escorre. Quando gelado, fica um pouco mais firme, mas nem tanto.
- Crème pâtissière é incompatível com pasta americana. Se entrar em contato com a pasta americana, ela vai derreter e perder a forma, estragando a decoração do bolo!
Como usar o crème pâtissière
Você pode usar o creme de confeiteiro para rechear bolos. Confira algumas receitas:
Existem outros usos muito comuns para esta receita de crème pâtissière, como o doce conhecido como mil folhas ou napoleão, feito com massa folhada e coberto de açúcar de confeiteiro, e o éclair ou bomba, que é massa choux recheada com creme e coberta com uma fina camada de chocolate.