Abóbora e carne seca é uma das combinações mais gostosas da culinária brasileira, e a receita de hoje é uma das formas mais práticas e gostosas de se preparar esse par de ingredientes. Anote aí a receita!
Abóbora Cabotiá Recheada com Carne Seca
4
porções15
minutes45
minutes1
hourSuper prática, esta receita de abóbora com carne seca de forno é ótima também para marmitas, já que congela a descongela super bem.
Ingredientes
1/2 abóbora cabotiã
200 g de
carne seca desfiada 100 ml de leite de coco
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Comece pré-aquecendo o forno a 180ºC (médio).
- Agora, vamos preparar a abóbora. Lave bem o exterior da casca, seque e use uma colher para “cavar” a polpa, tirando as sementes e fiapos.
- Depois, use a ponta de uma faca para riscar a polpa em diversas direções. Isso fará com que a abóbora absorva os sabores do recheio durante o cozimento .
- Use um pedaço de papel alumínio amassado como “calço” para que a abóbra fique no lugar quando colocar na assadeira (casca para baixo, polpa para cima).
- Então, é a vez do recheio. Pique a cebola e o alho, misture com a carne seca desfiada e temperando com sal e pimenta-do reino. Coloque no interior da abóbora.
- Uma vez que o recheio está no lugar, regue com o leite de coco e use a colher a para mexer bem. Cubra a abóbora com papel alumínio ou papel manteiga.
- Na sequência, coloque um pouco de água no fundo da assadeira para servir de banho-maria e impedir que queime o fundo.
- Leve ao forno e deixe assar por cerca de 45 minutos.
- Passado esse tempo, tire a assadeira do forno, tire o papel alumínio e use uma colher para “cavocar” o centro da abóbora, soltando bem a polpa (que estará extra macia, com consistência de um purê pedaçudo, a essa altura) e misturando bem com o recheio.
- Sirva às colheradas. Fica muito bem acompanhado de salada de folhas!
Notas
- Essa é uma receita que eu faço sem laticínios (ou seja, sem lactose), mas se na sua casa ninguém tem essa restrição, uma dica para aquele sabor extra é incluir algum tipo de queijo, como queijo coalho em pedaços.
- Esse prato congela super bem, sendo uma boa pedida para marmitas.
Abóbora e Carne Seca: A Combinação Perfeita
A combinação da cabotiá com carne seca cria uma sinergia de sabores e texturas que é irresistível aos paladares mais exigentes. A doçura natural e a textura cremosa da abóbora contrastam harmoniosamente com a intensidade salgada e a fibrosidade da carne seca, resultando em um prato que é ao mesmo tempo reconfortante e cheio de sabor. Esta combinação é frequentemente utilizada em diversas receitas da culinária brasileira, como a tradicional “escondidinho”, onde camadas de purê de abóbora cabotiá são intercaladas com carne seca desfiada, criando uma explosão de sabores que conquista os paladares de todos que a provam.
A combinação desses ingredientes é uma tradição culinária em várias regiões do Brasil, especialmente no Nordeste. Essa prática remonta aos tempos coloniais, quando a carne seca era uma das principais formas de conservação de carne. A abóbora, por sua vez, era abundante e facilmente cultivada na região, tornando-se uma escolha natural para acompanhar a carne seca.
Sobre Carne Seca
Também chamada de jabá e charque, a carne seca é um tipo de carne que passa por um processo de salga e secagem para preservação. O processo de produção envolve inicialmente a salga da carne, que é coberta com sal grosso e deixada para descansar por um período de tempo específico. Depois, a carne é lavada para remover o excesso de sal e, em seguida, é pendurada ou colocada em secadores para que seque completamente. Esse processo de secagem remove a umidade da carne, tornando-a mais resistente à deterioração e prolongando sua vida útil.
Você pode encontrar a carne seca desfiada já pronta ou comprar ainda salgada e dessalgar em casa. Este artigo do site Panelinha da Rita Lobo ensina o passo a passo para dessalgar a carne seca sem complicação.
Benefícios da Abóbora Cabotiá
Também conhecida como cabotian ou jerimum em diversas partes do Brasil, a abóbora cabotiá tem origem na América do Sul e seu cultivo ganhou força no Japão, onde recebeu o nome de “kabotcha” (por isso, também é chamada de abóbora japonesa).
A abóbora cabotiá é uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo betacaroteno, vitaminas do complexo B, vitamina C, fibras e minerais como potássio e ferro. Seu teor de betacaroteno, em particular, é significativo, o que lhe confere benefícios antioxidantes e contribui para a saúde da visão e da pele. Leia mais neste artigo didático do Brasil Escola.
Quantas Calorias tem Abóbora Cabotiá
Além de deliciosa, esse ingrediente também é um aliado para quem está em dieta de restrição calórica: 100 g de abóbora cabotiá cozida tem cerca de 48 calorias (48 kcal).