Se existe uma sobremesa que é um verdadeiro tesouro gastronômico de Portugal, esse doce é o pastel de nata, também conhecido como pastel de Belém. Além de ser uma delícia irresistível, ele tem uma história fascinante que remonta a séculos, e uma receita fácil de fazer.
15
unidades30
minutes40
minutesTradicional doce português com massa folhada e recheio de creme de ovos, o pastel de nata (pastel de Belém) é fácil de fazer e delicioso.
500 g de açúcar
90 g de farinha
10 gemas de ovo
1 litro de leite
10g de amido de milho (Maizena)
1 pau de canela
2 pacotes de massa folhada Arosa
O pastel de Belém, como quase todos os doces famosos de Portugal, faz parte da confeitaria de convento portuguesa. Dizem que a história do pastel de nata começa no início do século XIX, no Mosteiro dos Jerónimos, localizado em Belém, um bairro da cidade de Lisboa, Portugal. No início, os pastéis de nata eram produzidos pelos monges do mosteiro, que usavam claras de ovos para produzir hóstias e precisavam encontrar uma maneira de aproveitar as gemas restantes. Para evitar o desperdício, os monges criaram a receita do pastel de nata.
A receita era um segredo guardado a sete chaves, e somente se tornou pública quando, por conta de revoluções liberais em Portugal, os religioso tiveram que abandonar os conventos e procurar trabalho. Um dos doceiros se juntou a um empresário e assim o doce passou a ser vendido como Pastel de Belém (fonte: blog Massa Madre).
É importante notar que o nome “Pastel de Belém”, pelo qual o doce é famosamente conhecido, é uma marca registrada da Fábrica de Pastéis de Belém, um estabelecimento que continua a produzir os pastéis com base na receita original dos monges até hoje em Lisboa. Todos os outros pastéis semelhantes em Portugal são geralmente chamados de “pastéis de nata”. A principal diferença entre o pastel de Belém e o pastel de nata é que o primeiro segue a receita secreta e tradicional, enquanto o segundo pode ter variações nas receitas, mas ainda compartilha a base de massa folhada e creme de ovos.
O pastel de nata não ficou confinado a Portugal por muito tempo. Com a crescente popularidade do turismo e a expansão das padarias e cafeterias, essa iguaria deliciosa conquistou paladares em todo o mundo. Agora, os pastéis de nata são apreciados em diversos países, especialmente nas grandes cidades com comunidades portuguesas significativas, como é o caso do nosso Brasil.
E, agora, que você sabe a receita, vai poder fazer parte dessa história!
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
Receita prática e versátil, o creme de frango com espinafre sem lactose pode ser recheio…
View Comments