Se há algo que pode elevar instantaneamente o sabor e a apresentação de um bolo ou cupcake, é uma generosa camada de ganache (chocolate trufado). Esta cobertura cremosa e luxuosa é amada por muitos não apenas por sua textura sedosa, mas também por seu sabor rico e indulgente. Aprenda a fazer e aplicar essa receita!
30
minutes40
minutes200 g de chocolate meio-amargo
200 g de creme de leite fresco
Diz-se de ou mistura cremosa de chocolate derretido com creme de leite fresco, usado na cobertura de tortas e bolos ou como recheio de doce
Definição do Dicionário Michaelis
Uma das coisas mais encantadoras sobre o ganache, ou chocolate trufado, é a simplicidade de seus ingredientes: a definição no próprio dicionário já mostra que é feito apenas de chocolate e creme de leite.
Mas, como a confeitaria é um lugar de criatividade, é claro que surgiram variações, permitindo uma gama de sabores e intensidades, é por isso que vemos por aí tantas opções de coberturas e recheios trufados.
A chave para obter o ganache perfeito está na proporção de chocolate para creme. Uma proporção comum e muito boa para cobrir e rechear bolos é usar partes iguais de chocolate e creme, mas isso pode ser ajustado dependendo da consistência desejada. Para um ganache mais firme, aumente a quantidade de chocolate, enquanto para um ganache mais suave, aumente a quantidade de creme. Lembre-se de que o chocolate escolhido faz diferença; quanto mais gordura ele tiver, mais líquida ficará a consistência da ganache nessa proporção de 1:1.
Outra coisa importante a se lembrar é que o chocolate trufado endurece quando assenta. Isso significa que a consistência obtida na hora de preparar ficará mais líquida e é preciso esperar algumas horas para ver como ficará a consistência final em temperatura ambiente. Na geladeira, endurece ainda mais.
Preparar ganache é surpreendentemente simples, mas exige atenção para que fique na consistência perfeita. Uma forma de fazer é explicada na receita acima: aquecer o creme de leite até pouco antes de ferver e, em seguida, despejar sobre o chocolate picado. Então, basta deixar descansar por alguns minutos para que o calor se espalhe e faça sua mágica e, na sequência, mexer delicadamente até que o chocolate derreta completamente e a mistura esteja homogênea.
Depois de pronto, o ganache pode ser usado de várias maneiras, desde cobertura e recheio para bolos até trufas de chocolate ou até mesmo como mergulho para frutas frescas.
Para cobrir bolos, sugiro espalhar o ganache ainda morno, pois espalha melhor. Para cupcakes, é melhor esperar endurecer um pouco para ser possível usar o saco e bico de confeitar e para que a cobertura segure a forma. Porém, não deixe assentar completamente, ou ficará muito duro para aplicar.
A verdade é que o chocolate trufado/ganache é uma receita fácil e coringa, pois agrada a maioria. Seja para um bolo de aniversário ou para cupcakes, é uma escolha versátil e deliciosa. Então, da próxima vez que você quiser adoçar sua vida, já sabe como fazer!
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
Receita prática e versátil, o creme de frango com espinafre sem lactose pode ser recheio…