Prepare-se para aprender a melhor receita de bolo chocolatudo do mundo! De massa úmida e coloração escura, esse bolo tem um sabor pronunciado de chocolate sem ser muito doce.
Receita de Bolo Chocolatudo
30
minutes40
minutesDe massa úmida e coloração escura, esse bolo tem um sabor pronunciado de chocolate sem ser muito doce. Vai bem com coberturas e recheios variados, como doce de leite, brigadeiros e frutas vermelhas.
Ingredientes
1 xíc. cheia de chocolate em pó (100g)
2 ⅓ xíc. farinha (275g)
2 ¾ xíc. açúcar (440g)
2 ovos
½ xíc. óleo (110g)
1 xíc. leite (240ml)
1 xíc. café passado e resfriado (240ml)
1 col. chá essência de baunilha
1 col. sopa vinagre branco
1 col. chá fermento químico1 col. chá bicarbonato de sódio
1 col. chá sal
Modo de preparo
- Pré-aqueça o forno a 180ºC (médio).
- Passe um café forte e deixe esfriar.
- Misture o vinagre com o leite e deixe talhar.
- Em um recipiente, junte os secos (farinha, chocolate em pó, açúcar, sal e bicarbonato, todos peneirados).
- Em outro, junte os líquidos (café, óleo e leite talhado) e os ovos.
- Misture bem os líquidos e adicione os secos aos poucos, incorporando bem antes de juntar mais.
- Junte o fermento, misture e despeje em uma assadeira untada. Essa massa fica bem líquida, então prefira as com fundo fixo.
- Leve ao forno por entre 20 e 30 minutos (tempo para uma forma redonda de 20cm de diâmetro).
- Faça o teste do palito quando a massa estiver crescida e corada.
Notas
- Dica de recheio e cobertura: esse bolo fica especialmente delicioso com doce de leite argentino (minha marca favorita é esta aqui). Tanto a combinação de sabores quanto a textura casam perfeitamente, o que explica porque esse bolo foi um dos grandes sucessos de vendas da minha confeitaria por anos!
- Use chocolate em pó 50% a 80% neste bolo para o melhor resultado! Não recomendo usar achocolatado tipo Toddy ou Nescau nessa receita, fica muito doce e com menos sabor e cor de chocolate.
A foto de destaque da receita é da Clara Fagundes.
Como é o Bolo Chocolatudo



Este bolo de chocolate é tipo um mud cake, um bolo de textura densa e úmida, mesmo sem regar. Ele tem um sabor bem pronunciado de chocolate, equilibrado com um toque de café que faz com que não fique muito doce nem enjoativo.
Pode ser servido sozinho, polvilhado com um açúcar de confeiteiro fininho, e acompanhado de café ou uma chá de frutas vermelhas. E também pode ser recheado e coberto com as mais diferentes delícias. O doce de leite argentino, por exemplo, fica per-fei-to! Veja aqui mais dicas de recheios e coberturas de bolos.
Para quem trabalha com confeitaria, fica a dica: esse é um bolo que aceita o peso da cobertura de pasta americana super bem, sem abaular. Era um dos mais vendidos na minha saudosa confeitaria Cake Studio!

