Uma das coisas mais bacanas que descobri morando em Genebra foi a découpage (ou scherenschnitt em alemão), um artesanato tradicional típico da região de Vaud, na Suíça.
Nada a ver com aquela decupagem de colagem, a técnica, também chamada de papiers découpés ou silhouettes, consiste no corte de papel à mão em movimentos minuciosos nos desenhos super detalhados feitos à mão pelos artesãos, normalmente motivos montanheses da vida nos Alpes. Algumas, totalmente simétricas.
É um trabalho mega delicado, super lindo e carregado de história. Existem lojas especializadas em découpage, com quadros enormes em lugares como o centro de Genebra e cidadezinhas tipo Gruyères e na região do Pays-d’Enhaut.
Por ser uma técnica de tradição e que envolve muitas horas de trabalho manual especializado, é um artesanato bem caro, tipo CHF 300 num quadro (no câmbio de hoje do franco suíço em relação ao real, isso passa de R$ 1.000), mas existem uns souvenires com essas imagens estampadas (não chega nem perto, mas é uma boa lembrança).
Veja abaixo algumas fotos e encontre mais imagens e informações nos seguintes links:
Association suisse des Amis du découpage sur papier
Pays d’Enhaut Tourisme
La Cadrerie à Genève
Artesã Esther Gerber
Artesão Ueli Hauswirth
Bazar Ouchy