Links da semana 1

É sempre difícil encontrar tempo para escrever sobre tudo que eu queria comentar com vocês, então vou começar a fazer uma listinha semanal de links bacanas que encontrei pela web.

– A birra dos médicos brasileiros com os colegas cubanos continua surpreendendo. No RS, um hospital abriu uma exceção e permitiu que um médico cubano desse atendimento (pelas regras do Mais Médicos, esses profissionais só podem atuar em postos de saúde, jamais em hospitais), e agora o conselho de medicina quer punição para o médico e o hospital. Detalhe: o cubano só foi chamado porque o plantonista responsável (brasileiro) estava atrasado e um paciente em estado grave corria risco de morte. Tudo contadinho lá no G1.

– A taxa de aborto nos EUA caiu para o menor nível em 30 anos, diz o New York Times, refletindo o crescimento do uso de contraceptivos pelas mulheres. A queda na taxa de interrupção de gravidez foi maior nos estados mais liberais, comparados aos mais conservadores que restringem o aborto. Isso reforça o discurso pró-escolha: planejamento familiar, educação sexual e acesso a métodos preventivos são mais eficientes e mais seguros que proibir o aborto por lei.

– Genebra está em meio a um debate sobre xenofobia esta semana, com a votação de uma lei anti-imigração se aproximando. A proposta do partido UDC, conhecido por suas campanhas racistas, pretende limitar o número de estrangeiros por aqui, e a expectativa é de que seja rejeitada. Quase 40% da população de Genebra são estrangeiros e impor limites pode trazer grandes consequências econômicas, diz o prefeito. Grandes  empresas da região também se posicionaram contra, já que isso afetaria seriamente seu quadro de funcionários, e organizações anti-xenofobia protestaram. A votação vai ser em 9 de fevereiro.

Comic: No quadrinho de Herrmann: um suíço diz “tenho medo de estrangeiros”, ao que o outro responde “tenho mais medo que eles acabem indo embora”.

– Falando nisso, meu blog sobre viver em Genebra agora tem uma página no Google Plus!

Tem links legais pra recomendar? Deixa um comentário!

 

Back to Top