Dados e tendências de comportamento do consumidor no varejo pós-pandemia

A convite do Google, participei recentemente de um evento super interessante sobre varejo em que especialistas do próprio Google e convidados do setor dividiram trends, oportunidades e estratégias para atrair consumidores, de multinacionais às pequenas e médias empresas.

Compartilho aqui com vocês dados e tendências sobre comportamento do consumidor, search, IA e mídia performance. Vem comigo!

Dados do varejo: efeito da pandemia no comportamento do consumidor

🛍️ O chamado “efeito confinamento” da pandemia é um compilado de mudanças significativas no comportamento das pessoas. Consumidores agora pesquisam mais online e em mais canais antes de comprar. Existe menos fidelidade a marcas, já que as pessoas estão ativamente buscando fazer escolhas melhores e mais embasadas.

Vejam alguns números interessantes apresentados pelo Google:

  • O número de e-shoppers passou de 61.8 milhões em 2019 para 108.9 milhões em 2022
  • 90% mudaram seu jeito de comprar depois da pandemia
  • 72% costumam consultar preços ou informações no celular quando estão na loja
  • 79% checam reviews e recomendações online
  • As pessoas consultam, em média, 6 canais diferentes (!) antes de tomar a decisão de compra

Fonte: números apresentados por Nathalia Camargo, Diretora de Commerce do Google Brasil, no evento “Google Conecta Lideranças” realizado em 30 de maio de 2023.

Tendência de busca/SEO do consumidor para 2023

🔍Outra informação que chamou minha atenção é que, quando falamos em search, pela primeira vez em quase uma década, os termos mais buscados do ano foram menos funcionais (tipo “como instalar um chuveiro”) e mais emocionais (ex: “como ser mais espontâneo” e “como mudar minha vida”).

Isso impacta a forma de pensar campanhas não só de busca, mas também performance, branding etc. A proposta de valor das marcas, produtos e serviços tem que estar muito clara!

Inteligência artificial nos anúncios do Google para o varejo

🤖 Inteligência artifical não podia ficar de fora quando o assunto é tendência, né? Não se fala em outra coisa desde o lançamento do ChatGPT…

Viviane Melchert, Head de Commerce para Pequenas e Médias empresas do Google Brasil, apresentou novas soluções de anúncio com IA do Google para maximizar o volume e multiplicar os resultados em search e performance.

Tem soluções tanto de IA generativa (para auxiliar na criação de artes, vídeos, mídias em geral que trazem resultados), quanto analítica e preditiva (uma inteligência a mais na hora de segmentar seu público para impactar as pessoas certas, na hora certa, com o criativo certo). Este artigo da agência de growth Alaska traz mais detalhes: Google Marketing Live 2023: IA Generativa e Suas Aplicações.

Como bem disse Guilherme Soares, Head de Commerce do Google Brasil, inteligência artificial tem que ser prioridade em qualquer empresa que queira se manter relevante – e não pode ser uma prioridade só do time de TI!

Assim como a chegada da internet e, depois, do mobile, mudaram o jogo, IA é a terceira grande virada – e quem não se atualizar vai ficar de fora.

Materiais úteis do Google sobre varejo e comportamento do consumidor

Se você gostou dos dados e informações que apresento neste blogpost, aqui vão alguns links úteis de materias de apoio oferecidos pelo próprio Google:

Por fim, se você gosta do tema e de acompanhar mais sobre marketing e publicidade, te convido a me seguir lá no LinkedIn!

Back to Top