Saúde

Como descobri, tratei e “sarei” da neuropatia fibular

Em 17 de outubro de 2007, indo pra academia, percebi que meu pé esquerdo estava estranho. Depois de uns dias sentido que ele estava sem força e tropeçando pelas ruas, procurei um médico e descobri que estava com uma doença chamada neuropatia fibular no pé esquerdo.

Durante uns dois anos, passei por vários médicos, um monte de exames e remédios, infinitas sessões de fisioterapia e até uma botinha ortopédica. Hoje, recuperei uns 90% do movimento e vivo muito bem com meu pezinho. Recentemente, até consegui participar da minha primeira corrida (5K)!

Sei bem que um dos maiores problemas dessa doença é a falta de informação e a dificuldade de diagnóstico. Então, este post é para contar toda a saga e, quem sabe, ajudar você aí, do pé caído, a melhorar.

Sintomas e exames

Primeiros sintomas

Um dia, fui para a academia de manhã e, quando fui me alongar, senti o pé esquerdo meio pesado, meio esquisito. Eu estava com dificuldade para levantar o peito do pé, enquanto estava de pé. Sentada, não tinha esse problema.

Eu não tinha tido nenhum tipo de trauma (batida), nem dado mau-jeito, nem desmaiado, nem bebido demais e dormido em cima do pé (hipóteses levantadas pelo médico mais tarde). Até hoje, não sei o que me causou. Pode ter sido durante meus treinos de corrida ou as aulas de ioga, pode não ter sido nada disso. O médico nunca chegou a uma conclusão. Mas, apesar da curiosidade, isso nunca importou muito.

Consultas médicas e exames

Passados uns dias, o problema continuou e procurei um médico. Ele tirou raio-x e fez outros exames no consultório mesmo, mas não achou nada. Aí me pediu um exame chamado eletroneuromiografia.

Eletroneuromiografia

É um exame que mede a atividade e a reação dos músculos e nervos de determinada área do corpo através de estímulos elétricos (choques) e tem o objetivo de descobrir se o problema é nos músculos ou nervos (ou nos dois).

No meu caso, o médico avaliou as duas pernas (pra comparar). Ele marcou com caneta Bic alguns pontos estratégicos e ia colocando uma espécie de caneta com ponta de metal no ponto e dando choquinhos de intensidades diferentes – isso era para os nervos. Depois, com uma agulha, espetou outros pontinhos e deu mais choquinhos, enquanto me mandava fazer algum movimento (tipo dobrar a perna ou um dedo do pé) – isso foi para os músculos.

É super desconfortável e cheguei a chorar na primeira vez. Mas se você vai sabendo que é dolorido, é melhor. Minha terceira eletroneuro (sim, foram três…) foi bem melhor.

O resultado desse exame mostrou que meus músculos estavam bem, mas um nervo lá, não. Era o nervo fibular, uma ramificação do ciático que passa pela lateral do joelho, continua pela frente da canela e controla o movimento de puxar o peito do pé para cima. Como esse nervo não estava mandando o estímulo para o músculo correspondente, o músculo estava inativo também, mas não havia nada de errado com ele. Era como se tivesse fora da tomada.

Para entender o que estava comprometendo esse nervo e se era compressão, estiramento ou rompimento, o médico me pediu uma ressonância magnética da perna.

Ressonância magnética

Ressonância magnética é tipo um raio xis mais elaboradão. Tem uma máquina grandona com um furo no meio, por onde passa uma maca com você deitada. Faz um mapeamento do seu corpo tipo um scanner. Ele gera imagens em cortes horizontais e verticais, e scanneia cada pedacinho da parte do corpo que o médico quer investigar. No meu caso, a perna esquerda.

Por ser bem minuncioso, o exame é meio demorado. Fiquei 30 minutos na maca. É um pouco desconfortável porque não pode se mexer nem um pouquinho, pra não embaçar a imagem (pense em uma foto que leva 30 minutos pra ser tirada) e ter que começar do zero. Além disso, a sala é gelada (acho que pra não superaquecer o aparelho), e a gente tem que usar aquelas roupinhas de hospital. Mas, na clínica onde fiz, os mocinhos me colocaram um cobertor.

Diagnóstico: neuropatia fibular

Voltei pro médico e ele identificou uma inflamação na área do nervo fibular que passa bem do lado do joelho. Não dava para saber se era um rompimento, um estiramento ou um corpo estranho (como um tumor) comprimindo aquela área, e os exames não ajudaram a identificar.

Quando chegamos nessa encruzilhada, este primeiro médico me recomendou ficar em observação, sem tomar remédios nem fazer tratamento, por não termos certeza do que estava acontecendo.

Tratamento do pé-caído

Órtese goteira

Enquanto isso, em dezembro, o médico me receitou o uso de uma órtese chamada goteira. É uma espécie de bota ortopédica que ajuda a manter o pé a 90º do chão, evitando que a gente tropece e que o pé fique doendo do esforço (quando um músculo não trabalha direito, os outros tentam compensar e ficam fadigados).

Goteira por cima da calça, vista de cima.

A goteira tem uma espécie de tala que se acopla à parte da batata da perna e prende com um velcro na frente. A tala também se encaixa na planta do pé. A órtese é encaixada dentro do tênis e, por incrível que pareça, é bem confortável.

Minha mãe, pessoa vivida, insistiu pra gente procurar uma segunda opinião e não ficar parada em observação. Mal não faria…

Só que troquei de convênio nesse meio tempo e fiquei um mês sem ir ao médico, esperando dar a carência.

Hoje vejo que isso foi um erro. Tempo é uma coisa muito preciosa em casos de nervos em degeneração. O nervo se degenera em uma velocidade muitíssimo mais alta do que a de sua recuperação e esses 30 dias parada só fizeram o problema se aprofundar. Quanto mais cedo você tratar um nervo em degeneração, maiores as chances de uma cura completa e menos tempo de tratamento você terá.

Um dado importante: o corpo da gente leva 1 mês para refazer 1 milímetro de nervo.

Medicamentos do tratamento de neuropatia

Enfim, carência cumprida e, por volta de 11 de fevereiro de 2008, marquei logo dois médicos e ambos me disseram que era um absurdo eu estar há quase três meses investigando o problema sem tratar. Os dois me receitaram a mesma coisa: fisioterapia com estímulo elétrico (mais choques), corticóides e vitamina B12. Gastei uns R$ 200 contos na farmácia.

Corticóides

Corticóides são antinflamatórios mega fortes. O objetivo era diminuir a inflamação na região afetada do meu nervo fibular. O nome era Dexa-Citoneurin, é injetável e meio ardido na aplicação.

Cada caixinha tinha três ampolas com um líquido vermelho e três com um branco. Em cada aplicação, se aplicam a mistura das duas. Parece besteira dizer isso, mas a primeira vez que tomei, a farmacêutica errou e aplicou só uma ampola (logo a mais fraca…). Tive que reiniciar o tratamento… As aplicações tinham que ter um ou dois dias de intervalo, não lembro. É normal fazer xixi vermelho depois da injeção.

Ao todo, durante o tratamento, tomei 12 doses desse corticóide. Apesar do que dizem sobre corticóides fazerem a gente engordar horrores, não engordei muito. Em um ano, devo ter ganhado uns dois ou três quilos, mas devemos considerar que eu parei de fazer academia e gosto de comidas gordas, então acho que não foram os corticóides.

O lado negativo dos corticóides é que, por diminuir inflamações do corpo todo, podem mascar os sintomas de alguma infecção e, depois de tratar da neuropatia, você talvez descubra que está com algum outro problema (como infecção ginecológica) e não sabia. Mas, enfim, um problema de cada vez, não é?

Vitamina B12

Já a vitamina B12 era para o músculo que, por falta do estímulo do nervo, estava inativo há muito tempo e, mesmo que não tivesse nada errado com ele, músculos inativos acabam atrofiando. A vitamina ajudaria o músculo a não enfraquecer.

Fisioterapia

A fisioterapia tinha dois objetivos. O primeiro era exercitar o músculo parado, para não atrofiar, e tentar “despertar” o nervo através dos estímulos.

Os médicos também pediram um novo eletroneuromiografia, para ver quanto tinha evoluído a área afetada do nervo desde o último exame (uns dois meses) e avaliar a velocidade da degeneração. Fiz a segunda eletroneuro no dia 27 de fevereiro. Dessa vez, foi muito melhor que a primeira. Fiz no laboratório Lavoisier, do shopping Interlagos (em São Paulo). Apesar de ser muito cheio, o médico foi muito compreensivo e cuidadoso, e até deixou meu marido me acompanhar (eu fiquei realmente traumatizada da primeira vez), o que tornou o exame menos pior.

Não me lembro exatamente quando, mas visitei outros médicos até chegar àquele que me acompanhou até o final do tratamento: doutor Hitoshi Matsudaira, que atende na Clínica Pinheiros (em São Paulo). Ele é especialista em cirurgia da mão (que, dizem os médicos, tem uma estrutura de nervos e músculos muito semelhante à do pé, então podemos dizer que ele manja muito de pé também) e é um cara muito calmo, o que é sempre bom numa situação dessas. Ele foi o primeiro médico a dizer que era besteira continuar investigando a causa do problema e que deveríamos concentrar esforços em tratar o problema. Sou muito grata a ele.

Clínica de fisioterapia para pé-caído

Comecei a fisioterapia no dia 18 de março de 2008, depois de muito procurar clínicas, datas e horários compatíveis. Fiz no Instituto Ortopédico Campo Belo (IOCB), em São Paulo.

Fisioterapia com estímulo elétrico (FESS)

O médico receitou 10 sessões de fisioterapia com estímulo elétrico (ou eletroestimulação). A fisioterapeuta coloca eletrodos na perna em pedaços estratégicos (que ela acha depois de testar muito) e liga o FESS – o aparelho responsável pelos choques.

Os nervos estimulados faziam com que o pé puxasse para a esquerda e o dedão se dobrasse durante alguns segundos, depois parava por um tempinho e recomeçava. No começo é ruim, mas depois dá para acostumar… Perto da eletroneuromiografia, foi quase uma cócega.

A cada choquinho, eu tinha que forçar aquele mesmo movimento, para treinar o nervo. No começo, parecia que não tinha efeito nenhum, mas, depois, deu pra ver que estava retomando a força aos poucos, como que reaprendendo o movimento.

Fiz até um vídeo pra vocês verem como é (se não aparecer o player logo abaixo, aqui vai o link: fisioterapia com estímulo elétrico).

Terminadas as 10 primeiras sessões de fisio, voltei ao médico, que avaliou o resultado e me receitou mais 30 sessões. Quando acabou, voltei lá e peguei receita pra mais 30 e assim foi por muito tempo.

Duração do tratamento e tempo para recuperação

O tratamento da neuropatia é longo e cansativo, e é comum a gente ficar desanimado. Demora um tempão para dar resultado! A gente precisa ter paciência e perseverança.

Não me lembro exatamente até quando fiz a fisioterapia, mas foi entre 10 meses e um ano. No fim de 2008 eu já estava praticamente recuperada.

Entre novembro e dezembro, tive um formigamento na mão esquerda, com diminuição da sensibilidade nas pontas dos dedos. Ficamos preocupados que pudesse ter a ver com o pé – o que seria um sinal de que o problema era neurológico, ou seja, no sistema nervoso central, na cabeça, e isso seria um problema muito mais sério. Fiz uma nova eletroneuromiografia, desta vez nas mãos, e o resultado mostrou um enfraquecimento de um nervo da mão. Tomei mais uma caixa de corticóide (três doses), e passou. Graças a Deus não v0ltou, e concluímos que uma coisa não tinha a ver com a outra. Foi só um susto.

“Cura” da neuropatia

O dia em que parei de usar órtese

Usei a goteira por um ano e dois meses. Usei no dia a dia e também em festas como minha formatura. Não tem motivo pra gente querer esconder essas coisas, né? Como ela não encaixava em nenhum sapato de festa, usei com aquele sapatinho Moleca, de pano, molinho. Quebrou o galho.

Tirei a goteira no dia do meu casamento, em 7 de fevereiro de 2009, e nunca mais voltei a usá-la. Quem diria que era verdade o ditado “quando casar, sara”? :p

A alta da neuropatia

Ainda em 2009, fiz natação durante alguns meses, para ajudar a fortalecer o músculo do pé sem riscos de contusão. No início de 2010, mais de dois anos depois, o médico me deu alta oficialmente e me liberou, inclusive, para fazer academia.

Digo que me recuperi 90% porque meu pé não é o mesmo, mas está muito bem. Hoje, consigo caminhar normalmente, dirigir, andar de salto alto e tudo mais. Inclusive, recentemente (2016), consegui participar da minha primeira prova de corrida, o que não foi fácil e teve consequências, mas foi possível e fiquei muito feliz!

Espero que este post seja útil a quem estiver passando por situação parecida e recomendo muita paciência!

Cíntia Costa

View Comments

  • Cintia. Tenho um problema semelhante e gostaria de conversar melhor com voce. Qual a melhor forma?
    Obrigada e aguardo

      • Ola fiz esse exame de eletroneuromiografia e dizia no laudo: uma lesão severa no "nervo fibular comum no nivel da cabeça da fibula assosciada ao nervo tibial posterior" foi num acidente de moto que eu tive a uns 5 anos atras. Meu tratamento foi só fisioterapia. O medico me falou que não tinha como fazer cirurgia e me falou sobre tomar essas injeçoes mas não me receitou. Estou com o pé caido e ele fica formigando de vez em quando. sinto um "choquinho" quando bato na minha perna e no meu pé. Não melhorei muito até hoje porque recentemente fiz outro exame de eletro e dizia que não teve muita diferença em relação ao primeiro. Realmente machucar o nervo é coisa seria. Demora mesmo para se recuperar. Poderia ate ter me aposentado por invalidez com essa lesão grave mas voltei a trabalhar mesmo sabendo que eu não estava 100%. sobre essas vitaminas B12 procurar eu nem sabia mas agora vou procurar a comer alimentos com essa vitamina pra ver se ajuda. Obrigado!

      • Cintia boa noite?
        Que tipo de convênio medico você tem?
        Estou com o mesmo problema e preciso fazer um convenio que cubra todos esses exames e tratamento.

        • Regis, nos três primeiros meses da doença, meu convênio era um da empresa em que eu trabalhava, muito ruim. Depois, mudei para o Omint. O mais importante é ver se seu convênio cobre os exames necessários, o especialista e a fisioterapia. Se for de SP, veja se o convênio aceita meu médico e a instituição onde fiz meu tratamento (as duas infos estão no post, com link!).
          Beijos e boa sorte!

          • Olá, estou com esse sintoma há umas duas semanas. Aos poucos meu pé foi perdendo a força e o meu dedão também. Quando passa a mão, sente que parece que ele está adormecido, como se tivesse levado anestesia, mas bem de leve. Queria conversar com vc. Esse é meu whats 47996616726

      • Cintia, bom dia....tenho o mesmo problema na perna e pé esquerdo...já me comuniquei com a Clinica Pinheiros, procurando pelo Dr.Hitoshi...como moro fora de São Paulo, gostaria de saber de você quanto tempo demorou o "tratamento" ...procurei "imprimir" o seu relato, porém não consegui, devido à pagina não oferecer impressão...por favor mande-me seu relato pelo meu email: flaviojrocha@bol.com.br Agradece - Flavio Rocha

      • Boa tarde!
        Cintia, estou com esse problema desde inicoo de Dezembro
        Gostaria de tirar algumas duvidas ja chorei minha vida com medo de nao melhorar, nao poder usar salto, correr coisas simples!!!
        Podemos trocar email queria algumas indicacoes!
        Bjooo e Obrigada
        jadore.abn@gmail.com

          • Daniela, estou com o mesmo problema por favor gostaria de comunicar com vc,para saber detalhes, quem sabe ajuda...Estou no face...Victoria Saba...manda convite , te add pq não tenho watzap. ..vlw.

          • Oi, Victoria! Obrigada por entrar em contato. Você pode compartilhar suas dúvidas e seu caso por aqui! Sempre peço isso pras pessoas porque faz muitos anos que tive esse problema e não lembro de muito detalhe além do que escrevi no texto... Mas aí, como tem muitas pessoas com diagnóstico parecido conversando aqui nos comentários, às vezes, uma dúvida sua pode ser a mesma de alguém, e uma outra pessoa que esteja passando por isso agora ou que tenha terminado tratamento recentemente pode ajudar mais que eu. Fique à vontade pra se abrir aqui! Eu respondo o quanto antes, sempre que possível! Abraço e bem-vinda!

      • Olá Cintia gostaria de saber qual a especialidade do médico que vc foi se é otorpedista,neuorologista ou médico de mão por favor me responda ois meu marido está com o mesmo poblema

      • Tenho um problema semelhante. Me interessei pela goteira,como faço para conseguir?
        Gostaria de manter contato.

        • Oi, Rosa. Eu comprei a minha goteira na AACD pessoalmente. Mas você pode procurar no Google por "órtese goteira" achará várias lojas ortopédicas vendendo, de repente alguma perto de você. Boa sorte e depois conta onde encontrou!

          • Eu tenho esse msm problema gostaria de uma ajuda faz 10 anos fiz esses exames q vc fez aletromiografia e não resolveu muito !!!
            Até hj sinto dores no pé e formiga muito mais gostaria de compra esse suporte q vai dentro do tênis q pode me ajudar andar melhor pois por alguns bulins em festa ou no dia dia ....

        • Boa tarde Cintia.
          Obrigada por me corresponder.
          Então pelo que andei vendo no google existe de vários modelos, eu gostaria de saber qual é o nome exatamente da que você usou. eu vi o modelo mas não consigo acessar a do tipo que usou para comprar.
          existe algum nome específico?
          aguardo. att. abraços.

          • Oi, Rosa! Poxa, infelizmente não me lembro o nome do modelo exato :(. Foi meu médico que indicou, era uma dessas que prendem atrás da perna e tem uma sola embaixo do pé. De plástico, com fecho pouco abaixo do joelho com velcro. Espero que ajude!

        • Oi, Karina! Sinto muito pela sua paralisia... :(. Sempre incentivo todo mundo a compartilhar suas histórias aqui nos comentários. Minha experiência foi há muito tempo, mas tem gente aqui passando por isso atualmente e que pode ajudar!

      • Olá Cintia, parabens por sua atitude. Graças a vc consegui achar um fio de esperança para o meu problema, pois estou vivendo exatamente isso q vc passou Desde 2011 , ninguém consegue diagnostico nem tratamento.Vc poderia me enviar tels , nome de profissionais que tratou pois até meu convenio tá me mandando p/ Escola Paulista de Medicina, dizendo q meu caso terá solução lá.E o Neurologista q me atendeu disse q eu tenho um tipo de miopatia mas meu caso é exatamente igual o seu, até o mesmo pé(esquerdo).E é estranho pq sou prof de educação fisica, sempre pratiquei esportes, vida ativa e agora meu mundo tá desmoronando.Não ando como antes, caio muito e muita fraqueza nas pernas. Meu email é sabague@ hotmail.com valeu pela sua atitude.

      • Olá Cíntia,
        Já tive em contato com você outras vezes. Tenho o problema parecido com o seu. Fiz todos os exames que você mencionou inclusive fisioterapia. Tratei também com uma fisioterapeuta a qual me receitou palmilhas que já uso + de 01 ano. Meu membro inferior direito é bastante fraco. não consigo usar saltos. somente se for baixo e quadrado ,. sapatilha também faz virar o pé. Sinto uma fraqueza imensa na lateral da perna( nervo fibular).Nunca usei bebidas alcoólicas de espécie nenhuma. Também nunca tive diabetes. Eu acredito que tudo isso veio de um problema circulatório. já fiz cirurgia de varizes há 24 anos. A circulação é bastante deficiente.. Estou entrando em contato com você porque entrei na internet e comprei uma ortese mais ou menos parecida com a que você relata, o problema é que quando uso sinto que a outra perna sofre uma distensão. Por acaso tem que usar de forma lenta e intercalada.
        Usei o dia todo e a outra perna doeu muito tive que entrar com medicamentos injetáveis (relaxante muscular ) fortes a qual melhorou. Agora quero voltar usar a ortese, pois sinto que a fraqueza muscular realmente tava melhorando, mas tenho medo. Oque faço? oque você me orienta.
        Abraços Aguardo resposta. Rosa

      • Olá Cintia, muito obrigada por compartilhar sua história. Tanto pesquisei que encontrei em seu depoimento algumas semelhanças com o meu problema. Tenho luxação congênita do quadril bilateral, má formação da cabeça do fêmur e do acetabulo, cavidade que fica na pelve onde se encaixa a cabeça do fêmur. Depois de 34 anos de muitas limitações e dor, resolvi colocar prótese nos dois lados para substituir estas partes mal formadas. No lado direito que era o pior, houve estiramento do ciático, ocasionando a lesão do nervo fibular. Assim como você não consigo mover a perna para cima. Fiz a cirurgia há 33 dias e desde a saída do hospital, uso a ortese, apesar de que meu pé já está caído. Tomo os medicamentos Citoneurin e Gabaneurin, além de vários outros devido a cirurgia. Iniciei a fisioterapia mó hospital e em casa a duas semanas atrás, apos a retirada dos pontos. A questão além da falta de sensibilidade e incapacidade de movimentação ativa, somente passiva, e que tenho dores horríveis. Mesmo com toda a medicação e um forte analgésico, primo da morfina, tem dias que não durmo pela dor. Hoje mesmo a doer era tanta que chorei muito. As dores são pontadas, choques que parecem correntes, vão e voltam, além de formigamento e queimação. Segundo meu médico e minha fisioterapeuta, isso e normal e quer dizer que está havendo recuperação do nervo. Já senti alguma melhora para andar e mexer os dedos mas a dor e insuportável. Gostaria de saber se houve ou as demais pessoas que deixaram seu depoimento se sentirá estas dores durante a recuperação e se isso realmente quer dizer que o nervo está retornando a sua "vida".
        Desejo a todos uma ótima recuperação. Muito obrigada pelo espaço.

        • boa noite sinto a mesmas dores!! gostaria de saber um pouco mais sobre sua historia e como foi seu tratamento!!!

        • Ola Cassiana,
          Seu relato é exatamente o problema que estou vivendo... você melhorou? As dores sumirão ? O que você fez ? Por favor me responde, estou desesperada

      • Boa tarde, Cintia Costa
        Tomei conhecimento de sua historia sobre problema de "pé caido" referente a neuropatia fibular, e ficou curada.
        Estou com o mesmo problema (na perna direita), com dificuldades de locomoção para caminhar.
        Já fui a vários médicos, e nada, gostaria de saber qual foi o tipo de especialista que você procurou para ficar curada do seu problema de saúde? estou sofrendo a 02 anos.
        Fico no aguardo de uma resposta,
        Obrigado,
        Damião

          • Olá Cintia! Foi bom ler o seu relato sobre o tratamento da neuropatia nos fibulares. Também estou com neuropatia nos fibulares das duas pernas. Já realizei os exames que você fez ( ressonância magnética nas duas pernas e coluna lombar, eletroneuromiografia das pernas ). O médico neurologista, após a análise dos exames, confirmou a neuropatia nos fibulares, e receitou dois medicamentos Etna e Benerva. Pediu para repetir o eletroneuromiografia dentro de seis meses e retornar para avaliação. Como já estava fazendo fisioterapia, por outras razões, tomei a decisão de começar a fazer a eletro estimulação nas duas pernas. Vi pelo seu relato que este foi o tratamento que o dr Hitoshi Matsudairo lhe recomendou e você fez muitas sessões durante quase um ano. No meu caso estou fazendo duas vezes por semana e comecei há um mês e meio atrás. Desconfio que deveria fazer mais vezes por semana. Quantas vezes por semana você fazia? Obrigada por sua atenção

          • Oi, Maria! Obrigada pelo comentário! Faz muito tempo e não me lembro bem, mas acho que eram duas vezes por semana também... Um beijo e melhoras!

      • Cintia, devido a um acidente, tenho neuropatia fibular. e com isto tive uma atrofia na panturrilha. Acredito que perdi uns 60% da dorsiflexão do pé direito. Fiz varias sessões de fisioterapia, já fiz vários exames como ressonância magnética... inclusive um exame que é uma tortura chinesa: eletroneuromiografia. Mas com tudo isto, não obtive nenhum resultado positivo. Moro em Belo Horizonte/MG tenho 45 anos e carrego este problema por 10 anos. Necessito da sua historia de vida, juntamente com sua experiência adquirida, para me orientar. Agradeço desde já na expectativa de uma resposta positiva. Fique bem, fica com Deus!

        • Oi Ulisses, tudo bom? Tbm tenho o mesmo problema, com os mesmos sintomas na minha panturrilha. Até o presente momento não tive uma solução para o meu caso. Como está a sua situação?

          Abs,
          Marcus

      • Boa noite Cintia, estou com uma lesão semelhante à sua que você relatou aqui. Gostaria de entrar em contato com vc se possível!! Se for possível mande e-mail ou contato. Desde já agradeço!

        • Oi, Erick! Sinto muito pela sua situação :(. Sobre contato, eu sempre peço pras pessoas conversarem comigo por aqui mesmo. Como faz muito tempo que tive a doença, não me lembro de muita coisa além do que relatei aqui. Por outro lado, nos comentários tem um monte de gente passando por isso hoje em dia, e a dúvida de um pode ser a do outro também! Assim, todo mundo troca informação e se ajuda... Compartilha com a gente sua história e suas dúvidas! Abraço e melhoras!

      • Muito bem detalhado seu texto.
        Estou com parte da coxa sem sensibilidade e hj fiz ressonancia e eletromialgia, vamos ver... na eletromialgia essa parte nao "respondeu" ja a coxa direita respondeu. Vamos ver.

        Por acaso vc ouviu dizer algo sobre hernia de disco estar comprimindo o nervo e acontecendo isso no seu pé??? Estou inclinado a achar q é por conta de hernia o meu mas o q me assustou é que a eletromialgia foi feita "depois" da coluna... mas... agora é esperar os exames e levar para o médi o...

        Mais uma vez... parabens pelo seu texto

      • Olá Cintia
        Bom dia
        Estou com o pé caido, e como tenho hérnia de disco, ao ler o seu texto foi fácil deduzir ser esta a causa. Tive uma crise faz uma semana e comecei a fisioterapia. Estou no interior de Minas Gerais, onde os recursos são mínimos, mas vou para Belo Horizonte procurar um neuroortopedista para fazer o tratamento.
        Muito obrigada pela clareza de seu texto. Ajudou-me muito (mais que o médico rsss), e mostrou-me a gravidade do problema, uma vez que esta hernia está localizada na lombar L4 e L5, e foi diagnosticada em 2010.
        Desde então faço tratamento na Clinica da Dor, e tomo diariamente Lyrica e Cimbalta. Não tenho mais dor na coluna, mas tive uma crise esses dias e o afetado foi o pé direito.
        Mais uma vez, muito obrigada.
        Graça

        • Oi, Josenilton! Sinto muito... Claro que posso! Manda suas perguntas por aqui! É bom porque tem muita gente aqui nos comentários passando por isso hoje em dia (comigo, faz tanto tempo que tem coisas que não lembro bem). Beijos e melhoras!

          • Cíntia tive um acidente de moto e estou passando pelo mesmo problema queria saber quanto tempo você levou pra se curar e se você continuou trabalhando.

          • Oi, Renê! Poxa, sinto muito!! No post tem tudo contadinho sobre tempo desde diagnóstico até tratamento e alta... Ao todo, deu uns 2 anos. Continuei trabalhando, sim. Na época, trabalhava em escritório, sentada no computador, então não tive dificuldade... Te desejo melhoras!! Um beijo!

      • Oi cintia gostaria de conversar com vc, porque posso ter neuropatia tbm!

        Me add no face, procura por Bruno Arriente

      • Olá Cíntia, tenho um problema semelhante ao seu, fiz uma cirurgia por causa de uma picada de cobra e fiquei sem essa mesma movimentação do pé, isso ocorreu 5 anos atrás eu tinha apenas 13 anos , você acha que agora mesmo com o nervo atrofiado se eu fazer algum tipo de tratamento posso voltar a ter esse movimento de volta ?

        Me responda se puder
        E-Mail: Erikles27@hotmail.com obrigado desde já.

        • Oi, Erikles! Só um médico poderá avaliar seu caso e te responder isso! Marque uma consulta o quanto antes com um ortopedista e fale sobre neuropatia, diga que acha que é esse seu problema, e ele deve te esclarecer e ajudar no diagnóstico e tratamento. Abraço e melhoras!

      • Olá, Cíntia, você é uma raridade.Seu relato é um presente! Obrigada por compartilhar. Estou desde Dezembro com a paresia, fraqueza muscular no pé direito, não consigo andar mais como antes ,nem usar salto alto, só sapatilha e sandália baixa, meio que arrastando o pé flácido e não consigo ficar na ponta do pé.Também não sei a causa. Como ainda estou procurando um Plano mais acessível, ainda não procurei o médico, mas fiquei assustada com o tratamento. Depois de vasculhar o Dr. Google agora tentando entender o que eu tinha, encontrei seu relato, verdadeiro achado! traduziu tudo! Pode enviar seu relato para meu e mail? Se puder, ficarei muito grata. Boa recuperação a todos. Abraços. Josenice

        • Olá Cíntia. Já fiquei bem, o pé normalizou sem nenhum tratamento. Graças a Deus. Já ando normalmente, só não fico na ponta do pé, no mais tudo normal de novo, quase um ano depois. Achei que gostaria de saber. abraços Josenice

      • Oi cintia tudo bem? Espero que sim não sei se vc vai ler isso mas tudo bem sem problemas, então eu não sei direito o que eu tenho, na verdade eu tive um traumatismo craniano, e morri de verdade, eu fiquei só o palito. Meus músculos atrofiaram demais graças a Deus eu estou bem agora, os médicos disseram que eu não tenho nenhuma sequelas, alias só não sinto mais ou olfato, mas enfim to até mais gordinho kkkkkk, só que não ando e não tenho equilíbrio, nas verdade ando depois andador e de bengala junto com minha fisioterapeuta, tomos choques tbm e parai vaidade, eu consigo mexer meus pés mais pra dentro e pouco praia fora a única coisa que não faço é por pra cima e pra baixo, enfim se vc quiser conversar comigo eu converso sem problemas, realmente o dia de amanhã quem sabe é Deus, se cuida fica com Deus e beijão,e se der da uma olhada no meu perfil no Facebook, se vc quiser... https://m.facebook.com/Raphinha288 bju

      • querida Cintia, me identifiquei com sua história, ja por 3 vezes estava sentada de pernas cruzadas e qdo me levantei senti que meus movimentos no pe estavam estranhos, na terceira vez foi mais forte, e quase torci o pé, to assustada porque nao conseguia erguer a planta do pé, comecei a me movimentar de depois de ums 30 min voltou ao normal, to muito assustada, parece que minha perna entre o tornozelo e o pé não obedeciam, vc foi a um ortopedista? ou a outro especialsta?
        agradeço a informação
        simone.apferreira@hotmail.com

        • Oi, Simone! Sim, fui a um ortopedista, está tudo explicadinho no post (tem o nome dele e da clínica, se quiser ir consultar). Beijos e se cuida!

      • Cíntia a vitamina B12 é responsável pela remielinização do nervo, ou seja sua recuperação. Porém é necessário que o nível de B12 sérico seja bem elevado para que isso aconteça, por isso é importante além de tomar as injeções, tomar a vitamina B12 em cápsulas para manter o nível sérico elevado. O Ácido fólico também participa desse processo, sendo importante uma suplementação dessa vitamina em comprimidos. Boa sorte no tratamento. abs

        • Oi, Marcelo! Obrigada pela informação! Meu tratamento já terminou faz muitos anos e estou bem! Um beijo!

      • Meu irmão está com neuropatia e fez todos os exames e os médicos não descobrem nada, ele já perdeu a musculatura da perda direita agora do braço .
        Você sabe algum médico bom no Rio, ele está com algumas medicações e fisioterapia 2 vezes na semana .
        Acho muito pouco pela gravidade da doença, ele já não agüenta andar mais nem com a muleta .
        Estou pedindo ajuda
        Viggianing60@gmail.com
        21 997116677
        Obrigado

      • Sofri um acidente de moto e meu pé esquerdo tá caído me manda seu email pra conversarmos...

        • Oi, Renê! Poxa, sinto muito... Desejo melhoras! Pode me escrever por aqui mesmo! Eu sempre incentivo o pessoal a compartilhar sua história e suas dúvidas aqui nos comentários porque tem muita gente aqui passando pelo mesmo que pode ajudar! Um beijo!

          • Olá Cíntia, me manda seu e-mail ou contato, estou tendo mesmo problema que você teve, queria mas informações. Entra e. Contato comigo. Obrigado

          • Oi, Marcus! Sinto muito pelo problema... Espero que se recupere o quanto antes. Um beijo!

      • Cíntia tive um acidente de moto e estou passando pelo mesmo problema queria conversar melhor com vc.

        • Oi, Patricia! Sinto muito, melhoras para ele... Pode escrever aqui mesmo! Tem várias pessoas aqui nos comentários passando pelo mesmo que podem ajudar! Um beijo!

      • Obrigado por comentar um assunto tão importante que com certeza vai ajudar muita gente, tenho um problema muito semelhante, gostaria de saber mais sobre esse assunto, ficarei muito grato se puder me ajudar a tratar esse problema tão sério.

      • Olá Cintia,
        Meu nome e Márcio, moro em Timoteo - MG.
        Li o seu relato e acredito que seja o mesmo problema que esta acontecendo com a minha esposa.
        Temos uma consulta agora dia 2/09 com um neurocirurgião, será a primeira consulta com ele.
        Ela ja fez varias sessões de fisioterapia que o ortopedista passou para ela, acreditando que seria um problema no quadril, mas nada resolveu.
        Você poderia me passar seu contato para tirar algumas duvidas com você?

        • Oi, Marcio, como vai? Tomara que vocês tenham conseguido algumas respostas nessa consulta com o neuro... Às vezes, é difícil achar o diagnóstico, e essa incerteza deixa tudo pior, né? Ainda mais se vocês forem ansiosos como eu... Melhoras para sua esposa!

    • Sinto o mesmo problema em meu pé esquerdo, já faz tempo que fui visto por vários médicos e nenhum deles encontrou algo de anormal.
      Faz 4 anos fui operado à mão direita, em virtude de sofre de Contração Dupuytren, mas volvidos estes anos a mão voltou a ficar na mesmas, isto é com um dos dedos encurvados e os nevros rijos.
      Grato fico pela sua informação, dentro de dias irei consultar um especialista.

      • Olá, António! Torço para que o especialista consiga fazer um diagnóstico correto e te encaminhar para um tratamento o quanto antes! Boa sorte!

    • ola cintia tania florianopolis 25 ano com neuropatia e ha 3 meses acharan resultadosem tratamento 5.fevereiro meu exame d.n.a.chega e v m encontrar.com.5.neuros.e.ver.o.k.vao.fazer espera.result.6.mes.ter.dor.grau.10.a.pern.igual.sua.caiu.muito.kbro.deds.cabeca,et,sol,pe,dor,dirreia,autto,imuni,pegou.corp,tdo,cabeleireira.n.trab,mas.conta.propria.n.pud.pagar.inss.nao,aposentaresumo.vivo.n,inferno,d,dor,depressao.enxakka.tombos,ainda,n,v,vidaa minha e n neuronios cerebro e tomou corpo tdo.famili.sumiu,achar,louca.t.m.magra,j,fui,coma,sangue,1,o,f,cont,nvo,gostei,d,calcadeira,e,k,cintia,des,incomod,abraco,nativa respond f comigo

    • Cíntia: Estou maravilhada com você. Pela capacidade em ajudar os outros, com seu depoimento, incansável nas respostas. Vc é 10, é daquelas pessoas q valem a pena.Deus a abençoe! Tenho o problema no fibular, há 13 anos. Nenhum médico, infelizmente,conseguiu me curar. Não desisti, vou procurar aí, em SP, c/ o médico que falaste. Pude ver agora quantas pessoas há que sofrem do mesmo mal.Aqui diziam q meu caso é raro e até atribuiram a virus da paralisia. Uso a goteira(é ótimo), mas fiquei triste c esta minha situação. Um grande abraço. Vou tomar vitamina B12. Obrigada. Escreva, por favor. Neusa.

      • Oi, Neusa. Muito obrigada! Poxa, eu nunca tinha ouvido falar em associação da doença com vírus... Alguém aqui teve diagnóstico parecido?

        • Bom dia Cintia, eu estou enfrentando um problema muito parecido com o seu, inclusive uso a órtese goteira ( mola de codivilla), mas no meu caso foi uma reação vacinal, tomei as vacinas antirrabica e antitetanica e uma semana depois apresentava os sintomas, primeiro na perna direita e depois na esquerda, os médicos demoraram muito a diagnosticar pois se confundiam com uma doença chamada Guillan Barré, demoraram 7 meses p me diagnosticar, tomei corticóides só 6 meses depois dos primeiros sintomas e me ajudou muito, hoje em dia faço fisioterapia, hidroterapia e reposição de vitamina D, caminho pouco, cerca de 30 MTS e tenho de descansar, mas para quem estava de cadeira de rodas isso já uma grande vitória!!!
          Abraços e boa sorte a todos!

    • Gostei das informações, tenho o mesmo problema, porem estocom ernia de disco, seraque não é isso que esta pressionando o nervo..

  • Ola ! Envio a mensagem porque me encontro na exata situação que vc relata acima...consegui consulta médica para segunda feira e estou bem ansiosa...seria possível conversar contigo ? rs Desculpe...nunca tive nada e toda a sintomatolgia é a mesma dita...obrigada abraços Tatiana

      • Fvr, envia para mim tb. Tive um "mal jeito" na lombar, devido a um acidente no trabalho! E, com isso, sinto tudo aí relatado, principalmente o pé esquerdo, onde hj tipo que "embolou" e cai de frente ao portão da faculdade. Estou com dores da lombar até os dedos do pé esquerdo, mas, estão indo para a perna direita tb. A empresa (prefeitura) me demitiu após o acidente, não abriu a CAT e por isso ainda não fui assinar a rescisão na data de 31.05.2013, não está me dando atenção com exames e NÃO tenho convênio! Imagine, perdi o emprego, está me prejudicando no curso e ainda o MPT deferiu meu pedido, encaminhando para um advogado particular, só rindo! Estou com 2 neuros e os mesmos me pediram o enmg e também "estudo do líquor" que custa 1.250,00 (os dois). Fvr, envia este relato para meu email? iranisilva_5@hotmail.com

  • Sra Cintia, gostei de seu relato e o classifico de grande importância. Estou começando a investigar uma dormencia no pé esquerdo. Já fiz meu primeiro ENMG com o resultado de mononeuropatia do nervo fibular superficial esquerdo, com comprometimento neurogênico, sensitivo, axonal, crônico. Um ortopedista está acompanhando. Não sei qual o melhor caminho, continuar no orto, ou num neuro ou ainda em outra especialidade que não sei qual... Agradeceria se pudesse me ajudar, pois moro no interior e não sei qual recurso tenho ao meu alcance. Obrigada desde já e parabéns pela iniciativa.

  • Sou estudante de Fisioterapia e tenho encontrado dificuldades e em achar informações do tipo para tratar um paciente com a mesma patologia, Neuropatia do Nervo Fibular E. Idiopática. Cintia gostaria de parabeniza-la por um relato tão fiel e detalhado da patologia.
    Obrigada.

    • Bruna, fico feliz em ter ajudado. É uma situação tão difícil que o mínimo que eu podia fazer era relatar...

      • cintia meu marido tem esse mesmo problema e ate hoje ñ sabiamos o que fazer ele foi em um medico e ele falo que o problema dele ñ tinha jeito e que a tendencia era atrofiar com o tempo, foi ai que eu resolvir pesquisar sobre isso e graças a deus vendo o seu caso mim aliviou e a ele tbm, porque agora sabemos que tem solução para o problema vc nos ajudou bastante, muito obrigado!!!!!!!!

      • cintia estou com o mesmo problema que vc teve qual foi a vitamina b12 que o médico te recomendou se foi o etna quantas capsulas vc tomava poi ele é muito forte

        • Oi, Carlos. Não me lembro o nome específico nem a quantidade... Você está tomando a quantidade receitada pelo seu médico?

  • Tive um problema no braço que somente foi diagnosticado pelo Dr. HitoshiMatsudaira mas na clínica indianópolies onde ele atendia. Realmente ele é maravilhoso e como parte do meu tratamento ainda fazia acupuntura com a esposa dela Ilca que também é fantástica, porém perdi contato com ela e não sei onde encontra-la. Mas ambos são profissionais de altíssimo nível. Recomendo a todos.

  • Oi cintia, nem acredito q de tanto procurar eu encontrei alguém falando a respeito. eu caí em 25/09/10 e lesionei os ligamentos do joelho lca e lcp, torci o tornozelo feio, fui levada de resgate pras clinicas, depois de atendida do joelho vi q nao conseguia mais fazer a dorsiflexão com o pé direito, estava muito inchado e doendo mais q o joelho, mas só fiz a cirurgia do joelho em 02/11/10. meu médico dr fabio angelline falou que dentro de 30 dias o meu pé voltaria a funcionar,mas isso não aconteceu, passei pelo grupo de pé do iot e tudo q eles falam é para aguardar, eu fiz emg e tbm a ressonancia, dizem q a lesão é parcial na região do tornozelo. eles falaram que ja q eu fiz a cirurgia no iot tenho q tratar lá.mas confesso estar cansada dessa situação, pensei em ir pros estados unidoz consultar,com dr nath um especialista em dallas. nao posso ficar sem fazer nada, meu trabalho é viajar e já estou de molho wm casa a 5 meses. vi se relato e vou procurar um outro médico fora do iot, quero uma segunda,terceira ..

  • Oi! Cintia tenho o mesmo problema que vc adoraria poder falar sobre, tenho muitas duvidas, mas mesmo assim fiquei feliz em saber da sua melhora.Bjs

  • Oi! Cintia que bom encontrar vc descobrir o mesmo problema sendo que o meu é na perna direita. Adoraria poder fazer contato para saber mais a respeito Bjs
    .

  • cintia...são pessoas como vc...que perdem tempo na internet,relata uma historia dessas...para que?????para simplesmente dar esperanças para pessoas como eu ainda ter esperaça...minha mãe fez uma cirurgia vascular...teve um trombo arterial e esquemia...foi do tibial anterior...teve outras complicações ficou na uti...mas enfim...Deus colocou a mão nela...e hoje só resta uma lesão ...pé caido...estava atras de fotos de goteira...minha mãe tem 66 anos...e não sabia se ela ia se adaptar,mas depois que lí a sua historia rsrsrsrsrsrs...vou comprar uma moleca rsrsrsrsrsr.parabens...o bem que vc me fez hoje...é enorme...não sei se ela vai se recuperar totalmente...afinal...é uma isquemia...mas vamos tentar adapta-la a goteira...afinal...não parece,mas segundo vc...é muito confortavel...fique com deus...e muita felicidade em sua vida.
    obs:onde vc fez a sua?

  • pois estou com a mesma coisa, estou no terceiro mês de lesao...fiquei assim depois de me agachar...quando levantei ja tinha sido premiado com a incapacidade de levantar o pé...gostaria de saber como foi tua evoluçao....quanto tempo ficou sem ter movimento nenhum e quando começou a mexer de novo....eu fiquei o primeiro mês sem ter movimento e nao sentia a perna tmb....agora no terceiro ja estou subindo um pouco o pé e a parece os tendóes contraindo em cima do pé....

Recent Posts

Receita de Sequilho de Maizena e Leite Condensado

Aprenda esta receita fácil de como fazer sequilho que derrete na boca com apenas 3…

3 semanas ago

Filme “Evidências do Amor” Chega aos Cinemas com Sandy e Fábio Porchat

Veja o trailer e cenas do filme "Evidências do Amor", inspirado na música de Chitãozinho…

3 semanas ago

Molho Branco Sem Leite (e Sem Lactose)

Aprenda a fazer essa deliciosa receita de molho branco sem leite e sem lactose, perfeito…

1 mês ago

Filme “A Primeira Profecia”: Sinopse, Elenco e Mais

Confira a sinopse, o trailer e fotos das cenas do filme "A Primeira Profecia", que…

1 mês ago

Pãozinho Recheado: Receita de Lanche Prático

Aprenda a fazer essa receita super prática de pãozinho recheado, que além de ser um…

1 mês ago

Diferenças Entre Fermento Biológico Seco e Fermento Químico

Composição, modo de atuação e resultados nas receitas: entenda as diferenças entre fermento biológico seco…

1 mês ago