Saúde

Cirurgia do joelho: como foi a operação do menisco e o primeiro mês de recuperação

Em dezembro de 2016, operei o joelho. Foi uma cirurgia chamada artroscopia para arrumar meu menisco lesionado (meniscectomia) e quero contar como foi a operação e o primeiro mês de recuperação!

UPDATE: Leia também o post  Cirurgia do joelho: fisioterapia e recuperação 8 meses depois da operação do menisco

Como aconteceu a lesão no joelho que levou à cirurgia

Lesionei o menisco correndo, como contei no post “Minha primeira prova de corrida” (apesar dessa sequela, foi uma experiência muito realizadora e uma vitória, dado meu passado com neuropatia!). Descobri que tinha menisco discóide, uma condição que facilita o rompimento dessa cartilagem quando a pessoa pratica esportes.

Exercícios antes da operação

Entre diagnóstico e cirurgia, eu estava liberada para fazer exercícios desde que não forçasse o joelho. Sentia uma dorzinha chata (foi o que me fez procurar o médico), mas se não fizesse nada que tivesse impacto na região, ficava tudo bem.

Tudo sobre a minha cirurgia do menisco (artroscopia do joelho)

Em qual hospital operei e qual médico me operou

A cirurgia aconteceu em 14 de dezembro no Hospital Samaritano, aqui em São Paulo com o dr. Diego Astur (meu ortopedista especialista em cirurgia do joelho e traumatologia do esporte) pelo meu convênio médico (Cassi).

Foi uma artroscopia, aquela por vídeo em que o médico só faz dois furinhos no joelho (um para a câmera e outro para o instrumental). Foi bem simples. Internei umas 6h da manhã e tive alta no mesmo dia, umas 20h. Já saí do hospital conseguindo encostar o pé no chão, apesar de não ter condição de colocar peso nenhum nele, e conseguindo dobrar um pouco o joelho (inclusive, a orientação era mesmo tentar dobrar, apesar do inchaço).

Como foi o pós-operatório da minha meniscectomia

Fiquei alguns dias com curativo (tirando, lavando o local e colocando outro todo dia) e tirei os pontos uma semana depois lá no consultório do ortopedista. As duas cicatrizes são super pequenas, dois micro x, bem discretos (vejam na foto abaixo) . Por enquanto, estão meio avermelhadas, mas dizem que fica da cor da pele depois.

Dor no joelho após a cirurgia

Os primeiros dias foram sem dor, porque eu tava tomando vários remédios. Mas depois, começou uma dor chata que continua até agora e que fica mais forte se eu passo muito tempo de pé ou sentada sem a perna esticada.

Quando voltei a andar depois da operação do joelho

Fiquei uns dois ou três dias sem andar sozinha (fiz o namorado de muleta e não saí de casa, era da cama pro sofá, do sofá pra cama) e depois comecei a arriscar uns passinhos sozinha. Também treinei dobrar o joelho quase todo dia.

Saí de casa pela primeira vez desde a cirurgia uma semana depois, no dia 21 de dezembro, para ir ao ortopedista e tirar os pontos. Saí de lá mais confiante e sem precisar fazer o boy de muleta o tempo todo :).

Recuperação da operação do joelho

Hoje, mais de um mês depois, eu já consigo andar tranquilamente. Devagar e parecendo um pinguim, né, mas consigo. Hahaha! Só é difícil quando tem subida ou decida (principalmente decida) e não posso carregar muito peso. O joelho não dobra muito bem e eu tenho dificuldade para entrar em carros.

Fisioterapia pós cirurgia do menisco

Fisioterapia em casa

Então era pra eu ter começado a fisioterapia, tipo, uma semana depois e só vou começar na semana que vem.

Essa é a parte chata de operar em fim de ano: é época de recesso de Natal e Ano Novo, além de ser período de férias, e os médicos tem menos disponibilidade, tudo demora mais pra acontecer (foi a mesma coisa quando eu tinha 16 anos e precisei operar de uma hérnia em dezembro também). Mas, por outro lado, eu queria resolver logo, então foi em dezembro mesmo…

Mas, antes de sair de férias, o fisioterapeuta me deu alguns exercícios pra fazer em casa para fortalecer a coxa (vejam no vídeo abaixo!) e algumas orientações, tipo fazer compressas de gelo de até 20 minutos quando estivesse muito inchado.

Comparação da dor antes e depois da cirurgia

Atualmente, sinto uma dor mais chata do que antes da operação, mas tanto meu ortopedista quanto meu fisioterapeuta me disseram que é normal. A previsão deles é que, com fisio, eu esteja bem e praticamente zerada em três meses. Sem dor e podendo até voltar pros exercícios.

Estou ficando sem paciência com meu joelho já e com raiva de não pode malhar enquanto isso (saudades ser blogueira fitness)… Sou super ansiosa! Mas com saúde, não tem jeito.

Então, mês que vem eu volto pra contar como tá sendo! Alguém aí passando ou já passou por algo parecido? Compartilha sua experiência!

Recuperação: como estou 8 meses depois

Quer saber como fiquei depois? Conto sobre como foi o tratamento, a fisioterapia na clínica, a recuperação e as sequelas no artigo: Cirurgia do joelho: fisioterapia e recuperação 8 meses depois da operação do menisco

Na foto destacada: eu logo antes da cirurgia, com um alvo desenhado pelo anestesista; no dia seguinte em casa e hoje em dia, já sem os pontos da meniscectomia. Fotos: www.cintiacosta.com .

Cíntia Costa

View Comments

  • Boa tarde cinta, passando aqui pela net vi seu blog estou passando por uma situação parecida com a que você postou e segue meu comentário prático esporte (bike) e lesionei o menisco fiz a cirurgia(meniscectomia) no dia 21/04/17 tirei os pontos no dia 31 e dia 11/04 tenho retorno com o médico pra saber como estou e ele poder liberar para a fisioterapia,espero que de tudo certo,depois volto aqui pra contar como foi. E a sua cirurgia como esta?

    • Oi gente
      Operei o joelho como você a 7 anos
      E ainda não pude voltar a praticar esportes
      Sinto muita dor quando tento fazer algo
      Engordei 30kg pela falta de exercícios e não sei o que fazer

      • Oi, Luana. Sinto muito pela sua dor! Já voltou a procurar um médico para ver o que pode fazer para diminuir a dor hoje em dia? Sobre esportes, veja com o médico se você pode fazer natação, é um esporte com muito pouco impacto no joelho e que queima bastante caloria e melhora bastante a disposição, pode ser uma boa opção se você quer perder peso e se manter ativa. Um beijo e melhoras!

        • Ola Cintia tudo bem? Eu sou Moçambicana e vivo em Moçambique, cai em Dezembro e até hje n consigo andar e n dobro o Joelho, tambem irei fazer a mesma cirurgia, vendo o teu comentàrio ganhei mais força, espero que corra tudo bem, e desejar rapidas melhoras p ti.

          • Oi, Natércia! Puxa, sinto muito pela sua lesão... Espero que se recupere rápido! E adorei saber que está me lendo aí de Moçambique! Um beijo!

    • Ola# li os comentários de vcs, eu fiz a artrioscopia no ultimo dia 30 de outubro 2018, tive alta no dia seguinte e fiquei 1 semana sem colocar os pés no chão, fui na revisão nao tirei o ponto, porem ja iniciei a fisioterapia e fui autorizada a colocar os pés no chão, estou usando 1 muleta só qdo vou na fisio pois consigo andar sem a mesma, mais como ainda nao retirei o ponto e o medico nao mevc autorizou a ficar sem ela então utilizo, dia 13/11 vou retirar os pontos# e continuar a fisio sinto uma leve dor nada comparada a dor que sentia.

    • Vi por acaso esse post. Pois fiz minha cirurgia de menisco a 5 dias e nada sinto, da vontade d largar as muletas, dobro normal o joelho desde o segundo dia, ainda não tirei os pontos mas sinto que posso sair andando normal só não faço isso por quê sigo corretamente as inscrições da fisioterapeuta dos primeiros exercícios, sou atleta mas já tenho 5.0, e sei que isso poderia retardar minha recuperação, e por isso tava buscando ver se isso é normal e estranhei ver os comentários de dores e tempo d recuperação e meu caso TB eu estava com.cisto de Backer na parte d tras do joelho, mas muito legal ver esse relatório e compartilhar as experiências. Não sei se é por aqui que posta mas foi onde achei para falar.

      • Zoranonil! Estou no seu time, o único desconforto que senti foi a picada pra colocar o soro. Saí do Hospital Samaritano (Rio) andando, devagar é claro e sem colocar peso toda na perna. Fiz a cirurgia no domingo passado (dia 19/01/20) desde lá estou andando progressivamente. Tem 66 anos, 40 de corrida de longa distância, 2:12 na Maratona de Londres.

        Daí acho que há casos e casos, mas cada um tem seu tempo de recuperação. Vai dar tudo certo para todos

        Em tempo: a cirurgia fora no menisco, um tal de "flap"

      • Tinha quisto de baker também? e sumiu sozinho ou teve de tirar? Eu tambem tenho e ainda me doi o quisto apos a cirurgia. faz 2 semanas que fui operado.

    • Eu sou Magda de valinhos também fiz cirurgia no joelho direito ligamento e menisco descobri que a medica retirou meu menisco propositalmente creio eu fiz em outubro estou bem porém manco e não posso mais escalar , e não consigo passar mais de uma hora e meia em pé o que falo.?

  • Bom dia
    Estava a pesquisar na net e vi este blog, o meu nome e paulo e sou de Portugal, e fui em Dezembro de 2015 operado ao menisco externo e correu mal.
    Fui novamente operado agora em 4 de abril de 2017 e paplpita me que nao fiquei bem outra vez...ja que tenho uma dor intensa so de carregar no local.
    Gostava de saber se foste operada ao menisco externo ou interno.

    • Oi, Paulo! Poxa, sinto muito por seu joelho não ter melhorado tanto... Eu não sei qual dos dois meniscos operei. Vou perguntar para meu médico! Melhoras para você! <3

    • Oi, Heloisa! Preciso fazer um post contando melhor... Mas já estou bem melhor, obrigada! Tenho feito fisioterapia 2 vezes por semana e sinto um grande progresso. Ainda não consigo agachar sem sentir dor, mas diz o médico que em breve, passa... Estamos fortalecendo os músculos da coxa e perna para que eles amenizem o impacto sobre o joelho e isso deve ajudar muito. Um beijo e obrigada por perguntar!

      • Oi Cíntia, espero que você fique 100% o mais rápido possível! Eu tenho o menisco medial com ruptura longitudinal e estou pensando se faço a artroscopia agora. Tenho uma viagem de férias marcada para setembro e tenho receio de não estar boa até lá. Meu médico disse que a recuperação dura 2 meses, mas acho pouco tempo ...

    • Fiz agora dia 10 de agosto sito muita dor so consigo anda de muleta estou fazendo fisoterapia mais meu joelho só fica inchado nao sei mais o fazer faço compressa .passou remédio tomo remédio e nada fiz a cirurgia do minisco esquedo..nao consigui pisa no chão foi pisa com uma semana depois da cirurgia ..to louca pra sair de casa eu tô de sofá pra cama pro banheiro pra cama ..nao mais o que fazer..

      • Tamiri, é muito chato mesmo essa espera toda até que a gente retome os movimentos... Mas força, foco e fé por aí! Um beijo e melhoras!

  • Já fazem mais de seis meses que operei, e só não doí, ou doí menos quando tomo anti-inflamatórios...
    os médicos e fisioterapeutas não veem nada de anormal, mas a dor é minha................
    só lembrado esta é a perna esquerda, a direita operei a us cinco anos e a recuperação foi imediata.
    lembrando também que o medico foi o mesmo...............

    • Cara meu medo é esse ....viu operar dia 24/10/17
      To com medo de não passar essa dor horrível que estou sentindo......meu Deus tenha piedade de nós ninguém merece conviver com dor desse tipo.

      • Leide, a minha dor passou, viu? Demorou, mas passou e hoje eu penso que, apesar de toda a chatice que tem sido a recuperação, é muito melhor que sentir aquela dor pra sempre! Beijos!

      • Leide entendo o que vc está falando, tem sete Anos que operei o joelho direito ropitura do menisco, sofrei muito minha perna atrofior, por incrível que pareça fiz três sessões de fisioterapia, nao aquentei ela fobro minha perna de uma vez eu de costa. Nao vi mais nada acordei com ela desesperada nunca mais voltei la. Fiz em casa pedi a Deus com muita fé
        E foi curada. Agora rompeu o menisco do outro joelho. Nesse momento esto com muita dor nao consigo colocar o pe no chão não fiz a ressonância ainda mes de dezembro e complicado. Pior de tudo que tenho uma excursão marcada dia 27 de Dezembro. Trabalho com isso como guia . Meu medo e de não conseguir andar ate o dia 27 e precisar de uma sirurgia. Passar por tudo de novo
        E muita dor. Sou uma pessoa muito anciosa não consigo fica parada .Não ta fácil.

    • Eu também operei o joelho esquerdo, e em menos de um mês já andava normalmente. Isso foi a seis anos. Externo e interno retirados. Está sem por cento.
      A um mês operei o esquerdo, também artroscopia, não consigo andar sem dores, não consigo ficar de pé mais que um minuto. Foi só o menisco interno. O problema é que foi diagnosticado artrose neste joelho. Alguém poderia me falar algo que ajude...

      • Ezio, desejo melhoras! Espero que alguém aqui tenha alguma experiência parecida para compartilhar com você!

      • Eu me chamo Elisabete fiz cirurgia no joelho há doze dias,nos primeiros dias até pisei e andei sem moletas agora com 12 dias estou com muitas dores o joelho inchou está difícil achei que iria ficar boa logo mas está difícil.

    • 😱Deu medo, operei tá com 8 dias hoje... nos primeiros dias quase sem dor andando e me exibindo😂tenho 61 anos e e não sei com fui romper o menisco, não sou nada atleta.., de ontem pra hoje mal consigo andar, doi atrás do joelho repuxa tudo e tá roxo... vou tirar os pontod segunda feira.Espero que ficar boa, como vc na primeira operação!

  • Oi Cintia, interessante o relato de todos... Tenho lesão nos dois dois joelhos há anos. O direto não incomoda, esquerdo eu tenho uma dor somente quando faco exercício pesado, como uma longo trekking. Fiz uma consulta recente e estou achando que o médico vai falat para operar os dois... Voce recomenda a cirurgia? Qual seu sentimento até agora?

    • Oi, Carlos! Confesso que estou achando a recuperação bem chata... Operei em dezembro, estamos em julho e meu joelho não está 100% ainda. Mas a dor diminuiu (antes da cirurgia, eu sentia o tempo todo e agora, apenas depois de exercícios). No meu caso, o meu menisco estava com um rasgo e meu médico me explicou que ele não ia se regenerar sozinho e ia inclusive piorar, rasgando mais ao longo dos anos, podendo levar a uma artrose mais pra frente. Então, apesar de achar um saco a reabilitação, pelo menos fico tranquila pensando que tomei a melhor decisão cortando o mal pela raiz. Enfim, converse com seu médico e entenda todas as opções para poder decidir o que prefere! Um beijo e melhoras!

      • Menina do céu... Tanto tempo e ainda sente dores? Pois fui inventar de andar muito com um mês e pouquinho e Pumba tá doendo pra caramba... Sou uma besta mesmo.... Tô até deprimida...

  • Oi Cíntia ! Fiz artroscopia no joelho esquerdo no dia 06/08, hoje 15/08 consigo andar com uma certa confiança e tirei os pontos, mas o inchaço e a dor incomodam bastante... E minha fisioterapia ainda vai demorar um pouco. Achei seu blog pesquisando um pouco sobre a recuperação pois é difícil encontrar alguém que já tenha feito ela também. Seu relato foi de muita ajuda, obrigada :)

    • Oi, Perola! Melhoras! Fico feliz em ajudar... Eu usava bolsa de gelo para ajudar com a dor, veja se te ajuda! Recomendo que comece a fisio o mais cedo que você puder dentro das suas circunstâncias, porque meu médico falou que quando a gente espera, acaba dificultando a recuperação. Eu esperei quase um mês o fisioterapeuta voltar de férias para iniciar e eles me disseram que isso dificultou um pouco o processo. Mas enfim, o negócio é fazer! Um beijão!

  • Olá, bom dia!
    Operei meu joelho em junho de 2017, dia 21 fiz somente um mês de fisioterapia e estava me sentindo muito bem sem dor. Retornei ao meu médico e ele disse que iniciasse a musculação, colocou algumas restrições. Pois bem, comecei a musculação de leve e com 25 dias de musculação iniciei a natação duas vezes por semana. Pronto, comecei a sentir uma dor insuportável, joelho inchado e nada passa a dor. Amanhã voltarei ao médico. Estou colocando gelo e mesmo assim não alivia. Estou arrasada, acho que nunca mais vou ficar 100% do meu joelho esquerdo. E eu, amo atividade física. Está sendo um grande sofrimento p mim.

    • Oi, Mirella! Poxa, que coisa mais frustrante essa sua dor! Como foi no médico? Eu também fiquei super ansiosa para voltar a atividade física, mas fui beeem devagarzinho, morrendo de medo. Uma coisa importante: o médico manja de operação, fisiologia etc., mas quem eu acho que manja mesmo das atividades físicas (força de músculo, torção, impacto, repuxo, risco de lesões etc.) é o fisioterapeuta. Tanto que meu médico falou que ok ioga e o fisio falou que nem a pau, até melhorar mais! Hehehe... É o fisio que conhece melhor a evolução da recuperação, então eu te sugiro marcar mais umas sessões com o seu e conversar sobre isso com ele. Um beijo e melhoras!!

    • Nossa amore... Pouco tempo pra tanta atividade
      .. eu inventei de andar no shopping... Com 35 Dias de operada... Tô com dor. Sem inchaço e já tô num grilo desgraçado... Imagino tua agonia... Sinta se abraçada nesse momento de dor. Eh um saco mesmo... Tô chateada também...

      • Oi, Agnes! Que dureza! Hahaha... Veja meu post contando como fiquei 8 meses depois: cintiacosta.com/2017/09/19/cirurgia-do-joelho-fisioterapia-recuperacao-8-meses-depois-da-operacao-do-menisco/ Um beijo e melhoras!

    • Oi Mirella
      Aconteceu o msm comigo. Depois de 45 dias da operação minha fisioterapeuta me liberou para começar o Crossfit, fiz 2 treinos e desde dai meu joelho não parou mais de doer. E ficou inchado atrás. Eu estava bem e sem sentir nada! Estou me sentindo uma estupida por ter feito isso! O médico já tinha me avisado q seria depois de 3 meses, mas eu não obedeci. Fui na emergência semana passada pq só terei consulta com meu médico semana q vem e eles fizeram ultrassom e o resultado foi q tenho cisto de Baker, provavelmente terá que puncionar!!! Aff

      • Oi Gislene, eu estou passando por isso, sou enfermeira e trabalho 12 horas em uma uti em pé.... Estou afastada há 5 meses tentando tratar a lesão do menisco e já desde o começo foi diagnosticada 2 cistos como seu, agora dia 20/06 vou fazer a cirurgia de um dos joelhos qual eu realmente não sei por que os dois estão com problemas😭, como vc está agora?

    • Boa Tarde! Fiz cirurgia de menisco, e ainda tenho dor, dor chata. O gelo ajuda aliviar, mas por pouco tempo. O médico indicou academia para reforçar a musculatura, mas não vejo melhora. Deus me socorre! estou novamente fazendo ressonância. Cíntia também estou preocupada.

  • Bom dia
    Eu fiz a artroscopia no dia 11/08/17 e estou na 6 sessão de fisio...onde o médico passou 20 sessões.
    Ainda esta bem dolorido e ontem a fisio me virou de bruços e puxou minha perna para trás...chorei de dor e após conduta meu joelho inchou um pouco. Estou colocando gelo 4 vxs ao dia por 25 minutos cada. Percebo que ainda vai um tempinho pra ficar 100%.

    • Oi, Tania! Ui, eu lembro desse começo, doía em mim esse movimento também... Mas é importante para ganhar amplitude de movimento. Demorou um pouco para a minha dor ir embora, mas não desista! Gelo, fisio, força, foco e fé, e rumo aos 100%!!

      • Oi
        Fiz a cirurgia dia 09/11 e o meu médico não passou a fisio. Agora não consigo agenda. Mas o meu médico pediu para andar...então estou andando muito. Porém as dores se intensificaram. ..dificultando para dormir...lateja parece que é no osso. Da a sensação que o joelho está sem graxa. ..se Paro de andar e ai coloco o pé no chão. ..dói muito.

        Alguém teve experiência parecida?

        • Estou lendo as postagens de vocês e confesso que estou desanimada. Tenho sentido muitas dores, ruptura de menisco medial. Já estou fazendo os exames pré operatórios. Tô com medo de operar e ficar pior. Ai meu Deus!!!!

  • Oi eu provavelmente vou fazer um cirurgia do menisco e estou com.muito medo da recuperação ser demorada , demora quanto tempo pra vc conseguir andar numa Boa , ou até mesmo pratica exercício ?

    • Oi, Gabrielle! Operei em dezembro de 2016 e estou no final do processo de recuperação agora, setembro de 2017. Foi demorada e chata a recuperação, mas hoje em dia estou feliz que optei por fazer, porque como estava antes da cirurgia não dava... Agora, menisco bonitinho, parei de sentir dor e já consigo fazer musculação (sob supervisão do fisioterapeuta, evitando exercícios com impacto no joelho), natação duas vezes por semana e transport (elíptico) de vez em quando. Um beijo e melhoras!

  • Boa noite Cintia,fico feliz pela sua recuperação e reabilitação, eu operei o menisco do joelho esquerdo em março desse ano mas ainda não estou 100% estou fazendo alongamentos orientados por fisioterapeuta,natação 2x por semana e fortalecimento(musculação) em academia faço os exercícios sem dores na academia com excessao da cadeira extensora (ainda sinto incomodo pra faze-la) e as vezes sem confiança de andar rápido ou correr ja conteceu algo parecido contigo? Já voltou a correr? Gosto de Bike mas ainda não sei se posso voltar a pedalar ou se vai dar pra fazer as atividades que fazia antes da cirurgia, um abraço!

    • Oi, Marcos! Corrida eu deixei de lado, por enquanto. O fisio disse que não recomenda que eu faça por conta do impacto inevitável no joelho... Ele liberou o transport/elíptico, que tem movimentos parecidos (e faz suar horrores também, hahaha) mas não tem o impacto. Agachamento é a única coisa que ainda dói um pouco, mas só faço com o fisio e tamos fazendo uns mais light, tipo stiff ou agachamento com as costas apoiadas na bola na parede. Como o meu menisco era discóide, e isso facilitou a lesão, tem grandes chances de os do outro joelho serem discóides também, o que significa que, se bobear, lesiono eles também e tenho que passar por tudo de novo.. Então acho que vou abandonar a corrida e abraçar outros esportes que não abusam do joelho. Por enquanto, musculação e natação. Em breve, bike. Um beijo!

    • Com qtos dias vc pode dirigir. Fiz a cirurgia do menisco do joelho esquerdo vai fazer um mes dia 11 de fevereiro mas tenho medo. De dirigir.

Recent Posts

Receita de Sequilho de Maizena e Leite Condensado

Aprenda esta receita fácil de como fazer sequilho que derrete na boca com apenas 3…

3 semanas ago

Filme “Evidências do Amor” Chega aos Cinemas com Sandy e Fábio Porchat

Veja o trailer e cenas do filme "Evidências do Amor", inspirado na música de Chitãozinho…

3 semanas ago

Molho Branco Sem Leite (e Sem Lactose)

Aprenda a fazer essa deliciosa receita de molho branco sem leite e sem lactose, perfeito…

4 semanas ago

Filme “A Primeira Profecia”: Sinopse, Elenco e Mais

Confira a sinopse, o trailer e fotos das cenas do filme "A Primeira Profecia", que…

4 semanas ago

Pãozinho Recheado: Receita de Lanche Prático

Aprenda a fazer essa receita super prática de pãozinho recheado, que além de ser um…

1 mês ago

Diferenças Entre Fermento Biológico Seco e Fermento Químico

Composição, modo de atuação e resultados nas receitas: entenda as diferenças entre fermento biológico seco…

1 mês ago