Hoje tem receita de purê de cenoura. É um prato muito semelhante ao purê de batatas no modo de preparo e na textura, e combina bem com as mesmas coisas que o “primo”, com a vantagem de ter muito menos calorias. Tirando que é uma das formas mais gostosas de se comer cenoura…
Tomem nota da receita! Lembrando que eu sou meio “sem medida” na cozinha, e que você pode ir adaptando as quantidades de cada ingrediente ao seu gosto!
Ingredientes
- Cenouras (quanto mais frescas e orgânicas, melhor!)
- Leite desnatado
- Manteiga sem sal
- Sal
Modo de preparo
- Corte as cenouras em rodelas e coloque para cozinhar em uma panela com água e sal. Quando a água ferver, baixe para fogo médio e deixe meio tampado.
- Deixe cozinhar por bastante tempo, até que a cenoura esteja quase se desfazendo na água, e escorra.
- Em uma vasilha, amasse com um garfo as rodelas de cenoura e uns tecos de manteiga (o calor da cenoura vai derreter a manteiga). Vá acrescentando o leite aos poucos para deixar o purê mais molinho, mas cuidado para não passar do ponto e ficar muito líquido, tipo papinha de bebê!).
- Use o mixer ou o processador para bater bem o purê e deixar com uma textura homogênea. Prove e acerte o sal.
- Sirva direto, sem esperar os famosos “cinco minutinhos”, que esse purê esfria rápido. Ou, faça com antecedência e esquente no microondas um pouco antes de servir (é o tipo de prato desses que pode requentar à vontade sem medo de ser feliz).
Sirva com camarões, como eu fiz no dia dessa foto, ou como acompanhamento para carnes.