Mais uma para a lista dos doces clássicos: receita de pudim de leite. Anote aí como faz!
Ingredientes
- 1 lata (395ml) de leite condensado
- A mesma medida de leite semi-desnatado
- 2 ovos
- 1 col. chá de essência de baunilha
- 12 col. sopa e açúcar
Modo de preparo
- Coloque o forno para pré-aquecer a temperatura média/baixa (algo entre 160ºC e 180ºC)
- Numa forma, coloque o açúcar e leve ao fogão, em fogo baixo. Fique mexendo até o açúcar derreter e formar uma calda caramelo. Cuidado para não deixar queimar! (Se for fazer o pudim em uma forma que não pode ir direto ao fogo, faça esta etapa em uma frigideira anti-aderente e despeje a calda na forma depois, rapidinho, antes que endureça). Reserve e deixe esfriar.
- Enquanto isso, bata no liquidificador os ovos com o leite condensado, o leite e a essência de baunilha. Deixe bater por uns cinco minutos na potência média, para a massa ficar bem aerada.
- Despeje a mistura do liquidificador sobre o caramelo na forma (que deve ter endurecido um pouquinho nesses cinco minutos).
- Coloque a forma com o pudim dentro de uma assadeira com água para fazer banho-maria (essa técnica ajuda a controlar a temperatura da cocção e não deixa queimar o açúcar durante o processo!).
- Leve a assadeira e a forma ao forno e deixe assar por algo entre 1:30h e 2h. Para saber o ponto, o pudim deve estar um pouco firme e não líquido no meio.
- Retire do forno e deixe esfriar.
- Depois, leve à geladeira e deixe por lá até o dia seguinte (pelo menos 8h de geladeira, para garantir a consistência certa).
- Se quiser desenformar, para servir bonitinho, use uma espátula de silicone ou uma faca para, delicadamente descolar as laterais do pudim da forma. Depois, coloque um prato de bolo sobre a forma e, num movimento rápido, vire e desenforme.
- Se você decidir fazer em uma assadeira, como eu fiz, não desenforme e só “tombe” o pudim no prato, na hora de servir.