Faz quase três anos que fiz um post recomendando um vídeo sobre como fazer macarrão em casa e acreditam que até semana passada eu nunca tinha tentado? Vergonha!
Mas, olha, finalmente fiz massa caseira e deu certo! Como não temos mais a máquina de macarrão, que foi embora no Casal Vende Tudo, acabei com os bíceps naquele estado por conta do rolo de macarrão, mas ficou uma delícia e valeu a diversão!
Anota aí a receita pra brincar também e impressionar o povo naquele jantarzinho “vem conhecer minha casa!” que todo recém-casado faz pros amigos!
Ingredientes
- Ovos (os mais frescos, orgânicos e bonitos que você encontrar)
- Farinha “grano duro” (nem adianta usar a outra, hein? Tem que ser “grano duro”!)
- Polenta (pra ajudar a massa a não grudar no rolo nem na superfície)
Modo de preparo
- Comece misturando os ovos e um pouco de farinha. Vá fazendo aquela melequinha básica e colocando mais farinha, amassando a massa sempre. Você pode fazer isso a mão ou usar seu multiprocessador para começar.
- A quantidade de ovos vai depender dos seus planos… Para uma massa que rendeu uma lasanha (4 porções individuais) e talharim (2 porções), usamos 4 ovos pequenos.
- Eu não consegui gravar em vídeo pra vocês pra mostrar a consistência certa da massa, mas dá pra ver neste vídeo aqui. Ela tem que ficar elástica e firme… Para isso, você vai acrescentando punhados de farinha e amassando.
- Quando terminar, faça uma bola com a massa, cubra com papel filme (para não ressecar nem formar crostas) e deixe descansar por uma hora.
- Volte, cubra uma bancada limpa e seca com bastante farinha e um pouco de polenta.
- Pegue uma parte da massa e comece a afiná-la com o rolo de macarrão ou com a sua máquina de macarrão.
- Quando estiver bem fininha, corte no formato desejado (para lasanha, corte em retângulos; para talharim ou espaguete, coloque bastante farinha e dobre a massa até formar um “rocambole” e corte tiras fininhas).
- Toda vez que a massa começar a grudar na superfície ou no rolo, mais farinha nela.
- Estique as partes já cortadas de massa em outra superfície limpa e seca, de preferência coberta por papel manteiga, e deixe secar por uma hora.
- Na hora de cozinhar, siga o mesmo procedimento de um macarrão normal (ferva água com sal e óleo ou azeite) e prove a massa antes de tirar para ter certeza de que não está crua.
- Mas cuidado: o tempo de cozimento da massa fresca caseira é super rápido, cerca de 2 a 3 minutos – se deixar mais, fica molenga e vira um desastrinho!
- Ah, e se a massa render mais macarrão do que vocês forem consumir no dia, guarde o que sobrar (com bastante farinha) em um pote fechado na geladeira e consuma em um ou dois dias.
Procurando idéias de molho para acompanhar? Veja nossas receitas de molho à bolonhesa (ma-ra-vi-lho-so), molho pesto, molho de aspargos com presunto cru e molho de almôndegas.