Da minha viagem à Amargosa, interior da Bahia, em busca dos segredos da festa junina local, fiquei devendo a vocês uma receita do licor de jenipapo de Dona Rita.
Essa simpática senhorinha, mãe do prefeito da cidade, faz licores artesanais com diversas frutas e combinações e sua casa está sempre movimentada com gente querendo encomendar bebidas. O segredo para um bom licor? Capricho e paciência.
Ingredientes
- Jenipapo
- Álcool de cereal
- Água
- Glucose
- Açúcar
Modo de preparo
- Descasce e corte os jenipapos em cubinhos. Coloque em um recipiente com tampa a fruta cortada, 1 litro de álcool cereal e 3 litros de água. Deixe em infusão por 30 dias.
- Coe a mistura em uma peneira de palha e depois passe na prensa, para não sobra resíduos.
- Derreta açúcar em uma panela até dar ponto de fio, acrescente a mistura e um “tiquinho” de glucose, mexendo até misturar bem.
- Deixe esfriar e coe várias vezes em um tecido de malha, para que fique bem clarinho, sem resíduos.
- O licor está pronto quando estiver límpido e sem fazer pé, ou seja, sem que, com o passar das horas, fique com resíduos no fundo da garrafa.
Truque sustentável da Dona Rita: ela reaproveita garrafas de bebidas como uísque, devidamente limpinhas, compradas de ONGs de reciclagem. Um rótulo personalizado e uma rolha com papel metalizado fazem suas bebidas ficarem charmosas, iguais, porém diferentes. E ainda reaproveitando material que iria para o lixo!
E aí, gostaram? Não esqueçam de visitar o site da Consul e mandar suas fotos de segredos de festa junina também!