
Aprendi a fazer crème pâtissière (creme de confeiteiro) recentemente. Sabe aquele creme amarelinho sabor baunilha que usam como recheio de doces tipo éclair e mil folhas? Ele mesmo! Dá um pouquinho de trabalho, mas fica muito gostoso e é um super curinga… Usei para rechear uns bolos (cujas receitas vou postar na sequência) e foi sucesso. Anotem aí!
Ingredientes:
- 4 gemas de ovo
- 2 col. de sopa de açúcar
- 500 ml de leite
- 1 col. de sopa de farinha
- 2 col. de chá de maizena
- 1/2 fava de baunilha (ou essência de baunilha)
Modo de preparo
- Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e use a ponta da faca para raspar as sementes de baunilha.
- Numa panela, esquente o leite com as sementes e a fava em fogo médio, mexendo sempre, até quase ferver. Desligue o fogo, retire a fava com a ajuda de um garfo e reserve a panela.
- Em uma tigela, bata os ovos com açúcar com um fouet (batedor de ovos) até a mistura ficar branquinha. Isso leva cerca de 10 minutos (um fouet automático ajuda muito nessa hora!).
- Dissolva a maizena e a farinha em um copo com um pouquinho do leite e junte à misturinha dos ovos. Bata com o fouet até não ter mais nenhum gominho no líquido.
- Junte metade do leite quente na tigela aos poucos e misture bem para a massa continuar lisinha. Só então adicione o restante do leite.
- Coloque tudo na panela novamente e leve ao fogo médio, mexendo sempre, e cozinhe para engrossar até o ponto desejado.
- No final, despeje em um recipiente (a tigela ou um tupperware) e, para que não forme nata, use um papel manteiga para cobrir (o papel deve encostar no creme).
- Depois, cubra com um filme plástico e leve à geladeira por algumas horas.
Veja também: