Receita de Pastel de Nata (Pastel de Belém)

Se existe uma sobremesa que é um verdadeiro tesouro gastronômico de Portugal, esse doce é o pastel de nata, também conhecido como pastel de Belém. Além de ser uma delícia irresistível, ele tem uma história fascinante que remonta a séculos, e uma receita fácil de fazer.

Receita de Pastel de Nata (ou Pastel de Belém)

Recipe by Cíntia CostaCourse: DocesCuisine: PortuguesaDifficulty: Fácil
Servings

15

unidades
Prep time

30

minutes
Cooking time

40

minutes

Tradicional doce português com massa folhada e recheio de creme de ovos, o pastel de nata (pastel de Belém) é fácil de fazer e delicioso.

Ingredientes

  • 500 g de açúcar

  • 90 g de farinha

  • 10 gemas de ovo

  • 1 litro de leite

  • 10g de amido de milho (Maizena)

  • 1 pau de canela

  • 2 pacotes de massa folhada Arosa

Modo de preparo

  • Come pré-aquecendo seu forno a 190°C (temperatura média a alta).
  • Vamos ao recheio do pastel de Belém. O primeiro passo é dissolver o amido de milho em meia xícara de leite e reservar.
  • Em seguida, aqueça o restante do leite, o pau de canela e o açúcar em uma panela funda.
  • Adicione a espanela murinha amido e leite que estava reservada e mexa bem.
  • Com paciência, siga aquecendo e mistrurando até engrossar, porém sem deixar ferver (retire do fogo por alguns segundos, se for necessário).
  • Qual atingir a consistência de um mingau, desligue o fogo e acrescente as gemas, mexendo bem até que incorporem totalmente. Está pronto o recheio!
  • Agora, é hora de preparar a “casquinha”. Disponha a massa folhada sobre uma forma de cupcakes, usando os dedos para forrar bem cada nicho. Coste o excesso das bordas com uma faca.
  • Preencha cada nicho com o recheio de maneira uniforme (ele não cresce no forno, então pode encher bem) e leve ao forno.
  • Deixe assar por cerca de 15 minutos ou até que os pasis estejam dourados e com aquelas “manchinhas” pretas características desse doce na superfície (que dão um sabor todo único ao pastel de Belém.

Notas

  • Esta é uma receita que se assa rapidamente em forno médio a alto. Se deixar passar o tempo ou a temperatura, seus pastéis de Belém ficarão ressecados e até queimados. Se a temperatura estiver muito fraca, não vão caramelizar e formar aquela casquinha com manchinhas pretas na superfície.
  • Você pode saborizar seus pastéis de nata acrescentando raspas de limão ou essência de baunilha no recheio, por exemplo. Os mais tradicionais talvez torçam o nariz, mas quem está cozinhando é você, então você é quem manda!

Origem do Pastel de Belém

O pastel de Belém, como quase todos os doces famosos de Portugal, faz parte da confeitaria de convento portuguesa. Dizem que a história do pastel de nata começa no início do século XIX, no Mosteiro dos Jerónimos, localizado em Belém, um bairro da cidade de Lisboa, Portugal. No início, os pastéis de nata eram produzidos pelos monges do mosteiro, que usavam claras de ovos para produzir hóstias e precisavam encontrar uma maneira de aproveitar as gemas restantes. Para evitar o desperdício, os monges criaram a receita do pastel de nata.

A receita era um segredo guardado a sete chaves, e somente se tornou pública quando, por conta de revoluções liberais em Portugal, os religioso tiveram que abandonar os conventos e procurar trabalho. Um dos doceiros se juntou a um empresário e assim o doce passou a ser vendido como Pastel de Belém (fonte: blog Massa Madre).

Pastel de Belém vs. Pastel de Nata

É importante notar que o nome “Pastel de Belém”, pelo qual o doce é famosamente conhecido, é uma marca registrada da Fábrica de Pastéis de Belém, um estabelecimento que continua a produzir os pastéis com base na receita original dos monges até hoje em Lisboa. Todos os outros pastéis semelhantes em Portugal são geralmente chamados de “pastéis de nata”. A principal diferença entre o pastel de Belém e o pastel de nata é que o primeiro segue a receita secreta e tradicional, enquanto o segundo pode ter variações nas receitas, mas ainda compartilha a base de massa folhada e creme de ovos.

O Sucesso Global dos Pastéis de Nata

O pastel de nata não ficou confinado a Portugal por muito tempo. Com a crescente popularidade do turismo e a expansão das padarias e cafeterias, essa iguaria deliciosa conquistou paladares em todo o mundo. Agora, os pastéis de nata são apreciados em diversos países, especialmente nas grandes cidades com comunidades portuguesas significativas, como é o caso do nosso Brasil.

E, agora, que você sabe a receita, vai poder fazer parte dessa história!

Back to Top