Para quem não sabe muito bem a diferença entre governos de direita e de esquerda, aqui vai uma explicação bem simples e visual.
Esta é a comparação dos mapas do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil nas últimas duas décadas, elaborados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Este índice é medido levando em conta renda, educação e saúde (veja aqui como se calcula o IDH).
O Brasil foi presidido pela totalmente pela direita entre o primeiro e o segundo atlas (governos Collor/Itamar, entre 1991 e 1994, e FHC, de 1995 a 2002) e principalmente pela esquerda entre o atlas 2 e o atlas 3 (últimos dois anos do governo FHC e governo Lula, de 2003 a 2010).
Por favor, compare a evolução da qualidade de vida das pessoas no Brasil quando se tem um governo de direita e um de esquerda.
Veja o aumento das áreas “melhoradas” no segundo período, em especial nos estados com histórico de maior pobreza. Perceba a melhor distribuição das cores positivas e a diminuição da disparidade social entre os estados.
Ficou claro qual é o tipo de governo que coloca mais foco no povo? Qual tipo de governo faz mais diferença na qualidade de vida da população?
Da próxima vez que alguém disser que nada mudou no Brasil com os governos do PT, que as políticas assistenciais da esquerda são “eleitoreiras” e não fazem diferença de fato, por favor, mostre este post para essa pessoa.
Quem sabe assim, ilustradinho e colorido, ela entenda que combater a pobreza e a miséria é bom para o país inteiro, não só no curto, médio e longo prazo?
País rico, meus queridos, é país sem pobreza.
Tem mais informações lá no relatório da ONU sobre a queda da disparidade do IDH entre Norte e Sul no Brasil nos últimos 20 anos.