Categories: FeminismoPortuguês

O que os homens não entendem sobre cantadas

Tradicional virada de pescoço pra checar a bunda da mulher

Outro dia, li um post muito interessante no blog da Lola sobre cantadas de rua e machismo.

Começou com duas notícias. A primeira, de uma policial que prendeu um senhor por desacato quando ele a abordou em uma praça dizendo obscenidades. A segunda, uma moça que deu queixa na polícia e processou um rapaz por ter tentado roubar um beijo seu à força em uma van.

Entre os comentários, muita gente com aquele papo de que cantada de rua é elogio, que a mulher, no fundo, gosta de receber cantadas e que as que não recebem se sentem desvalorizadas. E que as que dizem que não gostam de cantadas estão mentindo. A maioria, homens, naturalmente.

O que os homens não entendem é o fator ameaça. O pedreiro que grita “Ô lá em casa” ou o tiozão sentado no boteco dando “Bom dia, princesa” podem parecer inofensivos, e até engraçados.

Mas quem acha engraçado é porque, provavelmente, não sabe que as mulheres têm medo.

Medo de a abordagem, que é uma invasão por si só, se tornar física. Como o dia em que um cara sentou do meu lado no ônibus e ficou passando a mão na minha perna disfarçadamente. Ou como o cara que encoxou minha amiga no metrô que nem lotado estava.

Medo que essa abordagem física vire um estupro. De que um completo estranho viole seu corpo contra sua vontade. Pra isso, basta oportunidade. Uma rua sem saída, um lugar deserto e um cara com tesão.

Nunca ficaram com o coração na boca e pernas tremendo ao se ver numa rua escura e perceber um vulto ou passos perto demais.

Pra correr o risco do estupro, a mulher não precisa ser bonita, gostosa, estar de saia curta, short colado. Basta ser mulher. Como esta senhora de 99 anos, que sofreu uma tentativa de estupro de seu neto. Como a jornalista do 60 minutes que estava no Cairo, Egito, cobrindo a revolução, e foi separada dos seus colegas (homens) pela multidão (de homens) e molestada por eles. Assim, em praça pública, à luz do sol. A violência só acabou quando um grupo de mulheres, acompanhado da polícia, a resgatou.

Você, homem, quando sai na rua à noite, fica de olho para não ser assaltado, mas não teme que alguém abra suas pernas à força e entre em você contra sua vontade. Os jornalistas que foram ao Cairo tinham medo de serem agredidos, sequestrados, mortos. Mas só as jornalistas tinham medo de serem violadas sexualmente.

Porque estupro é um crime típico do machismo. É uma violência específica contra a mulher. É para mostrar quem manda e quem é o objeto.

E o que você, rapaz de família, bom moço, que lê meu blog, tem com isso? Ora, pare de achar normal as invasões que as mulheres sofrem na rua, todo santo dia.

Chega de piadinhas sobre o corpo das mulheres do seu escritório, dos assobios na praia, da condenação das que usam roupas “provocantes”. Pare de virar o pescoço pra checar a bunda de cada mulher que passar por você. O corpo de cada uma é de cada uma, e não seu. Elas não saem de casa para serem avaliadas pelos homens.

Faça sua parte respeitando e deixando as mulheres em paz. Já é uma contribuição e tanto.

Foto: Gestualidades

Update: tem post novo falando sobre quando homens sofrem assédio e cantadas na rua.

Cíntia Costa

View Comments

    • Mas vale lembrar de uma regra... só vale essa opinião se o cara for feio e pobre... se for o Caio Castro pode cantar, encoxar, passar a mão na perna

        • Qualquer um uma ova!
          Cansei de ver postagens no facebook de mulheres dizendo que se fosse um galã elas que adorariam serem assediadas. Umas até disseram que pediriam o número do celular para ligar pra o sujeito depois, outras disseram que era mais capaz de ela estuprar o cara e não o contrário, entre outras.

          • E se ela quiser que seja o caio castro e daí? Adivinha só o corpo é dela e nenhum pervertido como vc tem o direito de forçar ninguém a querer.

          • Ok mecher gera todos esses fatos, agora olhar? Quem sao voces pra me impedir de olhar pra onde eu quiser? Assim como o corpo eh dela, os olhos SAO MEUS! O mal eh achar que todo homem eh machista, e que toda mulher eh paranoica assim. Vivam mais suas vidas do que as dos outros!

          • Ué?!
            Se a mulher concordar, ela faz do corpo dela o quê ela quiser...
            Isso é escolha, ela escolhe quem ela quiser parceiro. Vai quem quer.

        • A senhora não entendeu o que o rapaz que não quis revelar sua identidade quis dizer. Apesar de visivelmente esse "Um homem" apoiar a atitude dos machistas ridículos sobre a mulher ter que ser objeto, o que ele disse tem alguma verdade. Imagine o Cauã Reymond passeando pela praia quando se depara com uma garota anônima qualquer mas muito linda, e logo em seguida ele solta um "nossa como você é linda", aparentemente nada ofensivo pois ele é o Cauã Reymond e nada mais fez do que um elogio a distâcia, mas e se fosse o João do bar que fizesse a mesma coisa? Mesmo que se fosse mais bem intencionado do que o galã em questão? Ele provavelmente seria tratado com diferença.
          Que fique bem claro que eu não falo daqueles chauvinistas masculinos, que invadem a privacidade e agridem a mulher verbalmente e até mesmo fisicamente que pra são criminosos e monstros que as vezes não tiveram oportunidade ou faltou coragem para fazer o mal, esses devem ser presos e até mortos por precaução. O que eu falo é de uma abordagem tão simples como elogiar alguém por algo como um filho que é muito bonito, uma roupa elegante e o caso em questão que é a beleza de outra pessoa,ser demonizado apenas por preconceito.

          • Sobre essa distinção "Cantada do João do bar" X "Cantada do Cauã Reymond":

            Sim, faz diferença. E eu não acho que essa diferença seja motivo pra negar o argumento do post.
            Quando uma pessoa que te atrai (estou falando tanto de meninos chegando em meninas quanto de meninas chegando em meninos, sim, isso acontece) chega em você na night, no barzinho, no ônibus, onde quer que seja, não é uma situação legal? Claro que é, dur.
            Ao mesmo tempo, quando uma pessoa que NÃO te atrai chega em você, não é chato? Ok, vão ter aqueles que sentem prazer em dar toco, e vão ter aqueles que gostam quando alguém chega mesmo que não tenha interesse pelo narcisismo.

            Agora entendam, estamos falando de uma sutileza, e portanto, é difícil se fazer entender. A sutileza que negativiza essas abordagens de rua, das quais tanto reclamamos, está em um quê de invasivo. Imagine você - homem ou mulher. A autora do post deixou escapar um fato gravíssimo: estupro de homens ACONTECE, e muito, é muito grave e não tem nada a ver com homossexualidade, muito pelo contrário, tem mais a ver com heterossexualidade, mas voltemos à nossa questão... - andando pela rua, pensando na brincadeira que fará com o seu filho mais tarde, ou no paciente que acabou de atender, ou no seu almoço, ou no seu atual conflito amoroso, quando de repente, BUM, encontra um olhar de um estranho na rua te mostrando ali, no meio de todo mundo, o desejo de penetrar você. Ok, podemos pegar mais leve, pode ser um simples "Linda", e aí? E aí que foda-se se o cara me achou linda, eu sei que é um elogio, fico lisonjeada em parecer linda para alguém, mas não se começa uma comunicação assim. Estando num local de flerte (i.e. balada), beleza. Mas andando na rua entre um compromisso e outro? Isso é situação para "Bom dia".

            "E se o cara for bonito?". Aproveitarei o anonimato para ser bem sincera com vocês: Ficarei bem feliz. Agora quem nunca teve um relacionamento com uma pessoa linda, MAS que era..... Significa que quando escolhemos com quem nos relacionar, pesamos vários fatores. E se um cara que me atrai me der uma cantada na rua, eu vou ficar feliz pq ele me atrai, MAS continuarei considerando sua abordagem invasiva. A invasão já aconteceu, eu não dei abertura, não pensem que a abertura já está dada porque o cara é um deus. Talvez para uma ou outra menina (e não por ser "vagabunda" como a nossa colega machista e preconceituosa disse ali em cima), mas isso não é dado, cada mulher é uma pessoa, com suas singularidades, e não uma buceta à procura de uma pica de um homem lindo.
            Então não, não fica legal para o Caio Castro sair por aí assediando as mulheres porque como ele é o Caio Castro todas tem que querer dar pra ele (porque foi isso o que vocês disseram, olha como colocando assim parece absurdo).

            Gente, é tão simples... É uma simples invasão, para umas mulheres vai ser muito grave (imagina se essa que você chamou de "gostosa" já sofreu um estupro e o seu comentário a faz reviver a violência? Eu diria que ela deve ter deixado de sair de casa), para outras nem tanto, e para outras, SIM, vai ser bom! E o quê então que torna a cantada de rua desapropriada? O fato de vocês não tomarem o cuidado de saber como que vai ser para aquela mulher específica. Então ela vira um corpo, e não mais um ser humano com suas singularidades a serem levadas em consideração.

            Então... calem a boca! Sejam gentis.

        • Você pode chamá-lo de imbecil, mas será que ele pode te chamar do que penso que você é? Vai queimar sutiã sob pretexto de lutar por direitos iguais, vai, hipócrita!

        • Ora, esse post fala em contra do machismo o que eu acho bom, pois o machismo nao leva a nada, agora dizer "Tinha que ser homem pra..." aí se ja ta trazendo um preconceito á tona sendo que voce ta criticando o preconceito, isso é realmente hipócrita.

        • Cada um é dono de seu corpo. Não importa o sexo ou cor ou raca ou qualquer coisa. E assédio é assédio.
          Mas desculpe-me, a frase "Tinha que ser homem pra falar uma merda dessas." é muito preconceituosa, é falta de respeito e tira a igualdade que deve existir, pois a igualdade é soberana.

          • Genealogia da moral, não existe essa igualdade, e não me refiro a sexo, me refiro a pessoas - que são heterogêneas. A sexualidade ela é polarizada pois "feminino" é categoria que nasce tanto nos homens quanto nas mulheres e o masculino tb, o que acontece é que quando você vai se humanizando é levado a seguir um papel na sociedade, e é neste papel que está o modelo que se altera com as épocas. As mulheres evoluíram socialmente muito mais que os homens nos últimos tempos, e não por igualdade, "não é lama, é água e terra em suas diferenças", evoluíram porque o ser humano tem que superar a si, um homem que inventa a si mesmo não atribui suas escolhas nem a deus nem a moral estabelecida, nem ao professor nem ao pai nem a geração passada, independente da sua historia existe um instante supremo, e nesse instante é o seu gesto que determina, não com a clareza, mas com capacidade de ler a si, rever a si, construir a si. Essa a ideia que se supera, abre a invenção de si, ta na superação.

        • Assédio é assédio, mas a mulher só dá queixa se for gordo e feio.
          Andar com decote e reclamar quando alguém olha, andar de short curto e reclamar quando alguém fala alguma coisa.
          Quer evitar assédio, vai pro Paquistão, adota a religião de lá e começa a usar burca.
          Já cansei de ver esse tipo de comportamento. Todas falam a mesma coisa, e todas fazem a mesma coisa. Dizem que nós somos todos iguais, mas isso vale para vocês também, mulheres.
          Se o homem for carinhoso demais vai achar que é gay, se ele tem atitude é estuprador, não entendo, vocês parecem chuveiro elétrico, ou é quente demais ou é frio demais.

          • Oi, Testosterona. Sabe o que é curioso? Existe uma taxa monstruosa de estupros em países em que a burca é obrigatória... Se cobrir não evita nada. A única coisa que previne assédio é o assediador não assediar.

          • Testosterona
            A mulher pode usar short curto, decote, biquini o que for. Isso nao da o direito a nenhum homem de assedia-la, seja com palavras ou com atitude fisica. Eu uso short pra praticar corrida na rua pq eh mais comodo nesse calor, nao pq quero ouvir o obscenidades de idiotas que passam ao meu lado.

          • Eu só quero é ser feliz
            Andar tranquilamente com a roupa que escolhi
            E poder me assegurar
            De burca ou de shortinho
            Todos vão me respeitar!

          • Amigão eu não sou nenhum puritano e nem celibatário, rsrsrs, aqui no Rio existe uma regra: A mulher vestem a roupa pra MOSTRAR O CORPO ( INCLUSIVE PRA ELA MESMA), E NÃO PARA OFERECEREM O CORPO. Simples assim.

        • Como assim "Tinha que ser homem"?!
          Mais respeito. Não coloque as pessoas no mesmo pacote não Natalia.
          Quer falar contra o machismo com uma postura dessas?!

      • Nem o Caio Castro, nem o Justin ( qualquer um dos dois),nem o Brad, nem ninguém...quem já foi encochada ou abusada verbalmente por um cara bonito, que acha que pode mais que os outros só porque é bonito, sabe que o medo não escolhe Caios ou Justins, temos medo que qualquer palhaço abusivo,mesmo os que se escondem por trás da INTERNET e se esquecem que tem mães, irmãs, sobrinhas, tias, Ou talvez pensem nelas na hora da " cantada" ou estupro...vai saber!

      • Não fale o que não sabe ou o que não tem a capacidade de compreender. Dessa maneira acaba reproduzindo, legitimando e perpetuando uma visão preconceituosa que acabou de ser analisada e exposta acima. Leia com atenção e tente, ao menos dessa vez, se colocar no lugar de um outro ser humano que se sente cotidianamente exposto(a) e ameaçado(a).

      • Podia não ter escrito nada né sr. Homem. Isso vale para qualquer um. Um cara ser bonito e rico não faz a violência dele ser menor. O problema é que quando isso acontece muitas mulheres se sentem intimidadas em denunciá-lo por medo e vergonha, no caso se ele for bonito, pq muitas pessoas dirão a mesma coisa que vc "ah mas era bonito, vc deveria agradecer". Se for Rico o medo de que ele tenha influência e possa prejudicar ainda mais a vida e o futuro da mulher que sofreu o abuso. Por tanto pense mais a respeito antes de julgar, a final alguem da sua familia deve ser mulher então pense melhor se vc acha que ser violada por um homem rico e bonito é argumento.

      • A diferença, meu querido, é que nessa caso ELA deixou. Não foi a força, teve consentimento. O problema é quando a mulher não quer. Eu acho o Caio Castro feio (já que foi a beleza que você colocou pra discussão), e se ele me mandar um assobio vou achá-lo não babaca quanto um pedreiro. Pare de culpar mulher pela sua imbecilidade. Se ela quiser dar pro Brad Pitt ou pro Mr. Catra o problema é da mulher, mas isso é uma escolha DELA, e não sua.

      • "Um homem",

        Se a mulher QUISER ficar com o cara (tanto bonito, quanto feio) deixa de se chamar ESTUPRO e passa a se chamar SEXO CONSENSUAL (ou seja, quando as duas pessoas querem fazer). Se a mulher não quiser fazer sexo e o cara forçar ela a fazer, será ESTUPRO, não importando se o cara é feio ou se é o cara mais lindo do universo.

        Qual é a dificuldade de entender isso?

      • Sou homem e te digo: não, isso não vale para o Caio Castro. O que faltou você perceber e seu machismo não deixou, é que vale sim a cantada, quando a mulher vê um homem que lhe interessa. Então ela dá sinais de que pode se aproximar. Aí não é invasão, é aproximação autorizada. Homens precisam parar de ser moleques e ser homens.

      • Exatamente!

        O pedreiro, o tiozinho, o cara acima do peso, todos esses são vistos com desprezo.

        O cara bem sucedido, com boa aparência, que naturalmente desperta atração em outras mulheres, tem mais a oferecer do que a própria mulher que ele está cantando. Por isso é chamado pelas mesmas de homem de atitude!

        É uma questão matemática, se a mulher acha que é muito para o homem que a está cantando, ela acha isso um insulto. Mas se acha que de alguma forma tá levando vantagem, tá tudo certo...

      • querido homem, vale apena lembrar que uma paixonite por um famoso não significa que uma mulher deixaria ser estuprada por ele. Pode ser bonito, feio, rico,pobre, gordo, magro, baixo ou alto, estupro é crime, estupro é algo horrível que ninguém gostaria de passar. Ou vai dizer que se uma panicat linda da vida te abusasse você ficaria feliz?

      • Eu me chamo "um homem", mas tenho o raciocínio lógico de uma criança de 3 anos. Eu já fui perseguida por um cara de terno e gravata, o esteriótipo de homem de sucesso com seu carro de luxo. Ele insistia para que eu entrasse no carro com ele, recusei diversas vezes até que ele começou a me humilhar, me chamando de gostosa, que iria me chupar, que o vento batendo na minha saia me deixava linda. Eu corri para uma padaria e ele estacionou o carro. Graças a Deus, o senhor da padaria me socorreu, ligou para minha casa pedindo para que alguém fosse me buscar, pois era perigoso eu sair sozinha na rua. Ora, dizer "que eu fico linda quando o vento bate na minha saia" pode até parecer sensual, mas não é. Por quê? Porque trata-se de um absoluto estranho invadindo meu espaço, me amedrontando, me ameaçando, insistindo para que eu faço o que eu não quero! Você consegue entender isso? Cantada não é um flerte entre duas pessoas interessadas numa na outra, cantada é invasão, é ameaça, é falta de respeito, falta de empatia com os sentimentos das pessoas. Acorda! Se você verbaliza as coisas que você sente ou pensa ao ver uma mulher na rua, você é um descontralado. Pobre coitados de vocês, não? Que não conseguem aceitar o fato de que a beleza feminina é tão avassaladora para o homem que ele precisa humilhar e subjugar com palavras para continuar se sentindo o macho vencedor. Patético! Graças a Deus nem todos os homens pensam dessa maneira, pois foram muito bem educados pela sua família e entedem que bom senso, respeito e educação devem reger sua conduta diante das pessoas estranhas.

      • Se você ainda pensa que mulheres "gostariam" de ser estuprada pelo caio castro ou um ricasso bonito, vc ta falando merda cara, desculpa

        • Não, Tio T, você entendeu errado. O fator que faz a diferença não é o dinheiro nem a posição social do cara. É o consentimento. Se não há consentimento da mulher é assédio (ou abuso, se estamos falando de uma relação e não apenas de investidas), se há consentimento, é um relacionamento.

      • Isso é verdade. Várias mulheres que conheço já falaram isso. As próprias mulheres se enrolam nesse conceito.

      • Como sempre eles comentários "escrotos" vem de quem? De homens. Pelo amor de Deus parem de achar que todas as mulheres querem abrir as pernas para vocês!
        Quando forem assediar uma mulher parem para pensar e se fosse sua mãe ou sua irmã? O

      • Ué?!
        Se a mulher concordar, ela faz do corpo dela o quê ela quiser... não sendo à força, é escolha, não sei se vc entende o quê é isso. Tente pelo menos ser gentil, já é alguma coisa.

    • Texto hipócrita, cada mulher deve falar por si.Quando homens sarados passam na sem camisa imagino, são vários comentários.

      • Podem até haver comentários - que com certeza são mais discretos e respeitosos - mas o grande problema não é a cantada, é a ameaça. Já respondendo ao querido de cima, mesmo se fosse o Caio Castro me encoxando no metro, seria um puta desrespeito, e o medo de um possível abuso, humilhação ou até mesmo estupro continua presente sempre.

        • Nada que uma faca, teaser ou spray de pimenta não resolva. Dei um pra minha irmã e ela disse que afasta mesmo. Nunca mais um verme desses vai mexer com outra mulher.

      • Fato, rola comentário do mesmo tipo a respeito de homens, mas não existe "feminismo" aí, por que? simplesmente pq a mulher é o sexo frágil e fica difícil de se defender a força. Já o homem não. E essa da roupa imprópria é a maior hipocrisia que já vi das mulheres. Tem mulher que se veste pra provocar mesmo, pra chamar atenção, pedindo pra ser olhada e/ou pra tirar vantagem com isso. Ontem mesmo eu fui resolver uns problemas em um Orgão público e entrou uma mulher na fila usando uma roupa super sexy, furando a fila, sabendo que tinha um monte de homem atrás dela, fazendo pose, empinando a bunda, etc. (ninguém comentou nada, só ficou observando) Quer respeito? Se dê o respeito.

        • Cara, acho que o que ela está querendo dizer é o medo do estupro, que o homem não corre. Uma olhada, sempre vai ter, seja da parte do homem ou da mulher. Um comentário com um amigo ou amiga, também vai haver. Agora o problema é quando se torna natural e não se vê mal nenhum em chegar a fazer as tais cantadas. Aí é que a mulher tem o medo. Homem não vai ter medo, pois teria uma "força" para se defender. Queria ver se viesse um cara grande e forte se aproximando em uma rua escura e quando você achasse que apenas seria roubado, descobre que ele quer te violar. Esse é um medo que a mulher sente constantemente quando vê um homem se aproximando. Nós homens não sentimos este medo. Até porque se uma mulher viesse querendo sexo no meio da rua, 90% ficaria até feliz. Mas e se fosse um homem?
          Tenho esposa e tenho muito medo quando ela sai sozinha na rua, principalmente em horários como de manhã cedo e depois das 9 da noite. Procuro levá-la e buscá-la nos lugares em que ela vai principalmente por isto.
          Pensem bem, um dia muitos de nós teremos filhas e esposas. Se cada um fizer o seu, não precisaremos ter tanto medo assim.

          • Gustavo, você foi o único homem sensato
            o único que deixou de lado esse "orgulho de macho"
            e conseguiu interpretar e entender o texto.

            Parabéns cara!

          • Muito bom o seu comentário Gustavo!
            Acho que entendo porque alguns homens fizeram comentários agressivos(não concordo). Gostei do texto, mas no final a Cintia foi hipócrita. Piadinhas rolam tanto entre mulhures como entre homens e de vez enquando uma olhada diferente faz bem, não que precise ser invasiva. Do modo que a Cintia colocou parace que ela prefere prefere conhecer alguem por sites de relacionamentos!

          • Oi, Miguel. Você sabe o significado da palavra "hipócrita"? Porque tá rolando uma confusão aqui no blog e a estão usando no lugar de coisas como "exagerada", "sem noção", "inverossímil". Nada contra críticas, é só uma questão de vocabulário. Beijos!

          • Olha finalmente alguém falou alguma coisa que presta!!
            Vi comentários aqui que, me deram medo. Os caras estão defendendo estupro. Tô chocada!!

        • "Mimimi se dê ao respeito" então respeito depende da roupa que eu estiver usando? E se você estiver andando sem camisa na rua eu tenho todo o direito de te desrespeitar porque você não está se dando ao respeito?

        • Você tem certeza que não era a maneira que ela andava mesmo? Quem disse que ela estava " empinando a bunda"??E quantas mulheres já passaram a mão na sua bunda na rua, ou te chamaram de gostoso, ou te falaram em alto e bom som o que fariam com você caso te " pegassem " de jeito, ou já te encocharam no metro ou no ônibus, só porque podiam? Percebeu a diferença?

          • Já fui encoxado no ônibus, tive minha bunda apalpada tanto por homens quanto por mulheres e, de fato, é algo bem estranho, constrangedor. Até mesmo com mulheres fazendo porque era uma surpresa pra mim o.o Sim, já encoxei também com e sem intenções e não orgulho de ter feito isso (apesar de na hora não me arrepender nem um pouco kkk).

        • Cara, esse negócio de julgar pelas roupas e tals, é jogar a culpa na vitima, que por mais que queira sair pelada na rua, não é culpa dela a violência por parte de um ser que não consegue controlar o brinquedinho dentro das calças.

          Sinceramente, sempre que eu ouço falar em algum caso de estupro, eu sempre penso o quão frustrado e impotente socialmente o individuo deve ser pra ter que forçar alguém a fazer sexo com ele.

          Mas mulheres, entendam, alguns homens vão fazer cantadas e vão olhar, a olhada não é invasiva, é um reflexo natural, a cantada, não sendo pedreiragem, é só uma cantada, acontecem dos dois lado, só tem que existir o respeito, vai fazer uma cantada, seja o mais delicado e inofensivo possivel, que ela pode até dar um risadinha.

      • A diferença Wellington é que você IMAGINA que haja vários comentários, enquanto as situações expostas no texto são explícitas. Você COM CERTEZA já viu algo do tipo. Enquanto esses "comentários das mulheres" são apenas uma suposição sua.

    • A mulher tem todo direito de ser respeitada: ok.
      A mulher tem todo o direito de se livrar de uma vez por todas desse medo: ok.

      Mas levem uma coisa em consideração:

      O assédio não consiste em ser "encochada, apalpada, ou olhada". O assédio é definido pelo fato de tudo isso acontecer CONTRA a vontade da mulher. Ou seja, se a mulher sentir atração por um indivíduo aleatório na rua a ponto de se sentir a vontade em ser tocada por ele, visando aproveitar um momento de flerte, auto-afirmação e/ou sedução (que é o direito de todo ser humano), e SEM QUE isso a desconforte, já que é essa a vontade dela no caso, papo encerrado.

      E outra coisa: o homem que quiser olhar para o corpo de uma mulher é porquê ele simplesmente sentiu vontade e atração, e ele tem todo o direito de fazer isso (logico, sem abuso, e CASO a mulher não queira ser abusada também...pois como dito acima, se é o que ela quer, estão ambos em um consenso).

      Existe uma coisa chamada LIVRE ARBÍTRIO, e isso não é exceção para ninguém. Se o um homem acha uma mulher sexy, ele vai achar e ponto final, e ninguém tem poder nenhum para impedi-lo de sentir atração por ela, ninguém é "Deus".
      Se ele quiser olhar, vai olhar na sua sutileza e ponto final também, pois a mulher não é invisível e o homem não tem obrigação nenhuma de fechar os olhos só porquê a mulher vai achar ruim.

      Mulheres, aceitem que um homem, se ele lhes acharem atraentes, eles vão olhar vocês melhor. Seja seus olhos, seus seios e/ou seus bumbuns, ele tem esse livre arbítrio. Como vocês mulheres tem o livre arbítrio de fazerem o mesmo com um homem (ou uma mulher, no caso de uma mulher homo/bissexual). O importante é não ultrapassar limites. E se a situação é um consenso de ambos, aproveitem o sexo! E sejam felizes...

      Fui!

    • Cíntia,

      há um tempo, quando era mais novo, gordo e com baixa auto-estima, costumava fazer isso. Eu fazia isso na esperança de que alguma mulher olhasse para mim e gostasse de mim. Era como uma fantasia. Eu não tinha confiança de falar com as pessoas, tinha medo. Na minha cabeça, o assédio seria minha forma de dizer: "oie! como cê tá? Ia reclamar do calor mas é um jeito muito clichê de puxar assunto, né? hahaha". Depois de entrar na academia e melhorar minha aparência, minha auto-estima subiu em níveis que fico até boquiaberto em observar atualmente. Consigo conversar com quem tenho vontade, sorrindo, mostrando-me inofensivo e simplesmente interessado em conversar.

      Hoje em dia eu tenho uma namorada e, muitas vezes, estamos juntos e alguém passa assediando-a, seja com um "eita delícia!" ou "sua mina é daora em chapa". Eu me sinto ameaçado. É como se você não soubesse se essa abordagem pudesse se tornar um estupro, é horrível. Consigo observar hoje pelo lado da vítima e me arrependo muito do que fazia.

      Muito bom o artigo, curti!

  • Cín, publica isso na coluna de algum jornal popular, tipo Agora SP, MetrôNews, Metro, etc. Porque aqui não vai ter jeito de educar estes futuros bons moços..
    Gostei muito. Há 12 anos atrás (eu tinha 15 anos) fizeram o favor de enterrar a mão na minha bunda enquanto voltava pra casa pela calçada da minha casa... Desde então, prefiro ser mordida por um cachorro na garagem de alguma casa a se quer andar pelo meio, quem dirá à beira, da calçada.

  • Esse tipo de homem se acha O galo de briga, o "cantadô", o que grita mais alto. Porém, no fundo são só uns frangalhos que morrem de medo de "perder o posto", que não conseguem lidar com as mudanças, a modernidade e a independência da mulher.

    Só uma pequena correção: estuprador não é apenas "um cara com tesão", mas um desequilibrado, uma ameaça que mereceria pena de morte.

  • Texto GENIAL!

    Mas pude constatar que isso é uma cultura [sul] americana.

    (E, tbm, confesso que a "olhadela" é difícil de não fazer).

    My bad.

    • Edd, vou discordar de você. Claro que no Brasil é mais comum, mas passei por situações bem similares na Espanha! Tanto que eu e uma amiga, que fazíamos mochilão, não conseguimos aproveitar Barcelona muito bem a noite por sentir os mesmos assédios.

      • Se vocês sabem que é assim e não vai mudar, por que reclamam? Não existe aquele ditado que diz: "seja a mudança que você quer ver no mundo"? Sejam a mudança que vocês querem para tal fato. Na Holanda, França e Rússia, por exemplo, os homens nativos não ficam secando suas mulheres. Mas também, elas não mostram o que não querem que seja visto. Mesma coisa de eu sair pelado na rua e ficar irritado com quem olhar para o meu bilau. Desculpem, mulheres, mas isso para mim é hipocrisia. Vão cozinhar que vocês ganham mais.

        • Nossa, que inovador você. Culpabilizar a vítima é tão novo, né?
          Que tal em vez de criticar o que uma mulher usa, aprender que um homem não tem direito nenhum de força-la a fazer algo? Ela pode estar nua, e mesmo assim, se ela disser NÃO, esse não continua significando NÃO!

          • Onde você leu no comentário do Alexandre algo relacionado a forçar?
            Ele foi muito claro quando ele diz: "Mesma coisa de eu sair pelado na rua e ficar irritado com quem olhar para o meu bilau."

        • Tem dia que eu saio de CALÇA e uma camiseta normal, e mesmo assim os caras me cantam, falam baboseiras, olham, assoviam. Um dia eu tava com calça e uma camiseta normal - como eu já disse - e um cara perguntou QUANTO EU COBRAVA A HORA! Como você acha que eu me senti com isso?
          O problema é que homens querem dar pitaco sobre isso, sendo que não são eles que passam por tal coisa. Vá você cozinhar, porque eu não sei e não pretendo aprender, já que não é minha obrigação.
          Beijos.

          • A maioria das mulheres escolhe as calças que se ajustam ao corpo de modo a destacar suas curvas e sensualidade. Mulheres gostam sim de sentirem-se desejadas! E claro, se possível, escolher quem as vai desejar (alguém do seu interesse). Hipocrisia demais isso tudo! Homem desejar mulher não tem nada a ver com violência nem com segurança. Estupro, desrespeito e violência não tem nada a ver com machismo, e sim com caráter, educação e formação familiar. Valores! RIsco de estupro tem a ver com segurança pública e com educação. E homens passam sim por coisas semelhantes. Um cara que insinuou que você é puta é um estúpido, tal qual uma mulher que me assedia na balada de forma desrespeitosa é uma vagabunda. Existem pares e equivalências!

          • Oi, Adriano. Curioso como você entende melhor sobre o que as mulheres gostam ou não do que as próprias mulheres!

          • Luana entendo que tem muito homem que vem falar besteira nos comentários, mas por favor, não generalize. Sou homem, hétero e concordo completamente com a causa, além de achar o comentário como do Rafael ridículo. Então não generalize com "O problema é que homens querem dar pitaco sobre isso, sendo que não são eles que passam por tal coisa." Existem casos e casos. Não é raro achar homens que na infância passaram por assédio de pedófilos, da mesma forma que mulheres adultas de homens machistas.
            Obviamente que o que as mulheres sofrem é infinitamente mais recorrente, mas um homem não precisa passar por algo igual para entender o lado delas, da mesma forma que um branco não precisa passar pelo racismo pra entender o que negros passam.
            Sei que sua generalização foi obviamente inocente, mas generalizar é a base de qualquer preconceito.

        • Nossa, cara, defecou pelos dedos aí. Na Europa existe muito menos pudor quanto ao corpo e as roupas mostram muito mais do que aqui (fora no inverno né, quem sabe vc acha que todo mundo anda encapotado sempre por lá). O topless na praia, por exemplo, é uma coisa comum, tá todo mundo acostumado, os homens não ficam fazendo esse papel ridículo, secando as mulheres!

          • Claro! Na Europa as mulheres vão à praia com biquinis cuja calcinha parece da minha avó e a parte de cima igual as daqui, mas para seios que parecem azeitonas.. rs

        • Oi, Alexandre. Acho que você está um pouco equivocado. Moro na Europa e no verão daqui, as roupas são bem mais curtas que no Brasil. Ao mesmo tempo, a quantidade de cantadas e gracinhas que se ouve pelas ruas aqui é bem menor que aí. A diferença nessa situação quem pode fazer são vocês, homens: deixem as mulheres em paz.

        • Ah é? Queria ver se, nesse calor de 40 graus que tá no Brasil inteiro agora, te falassem que você tem que sair de casa de calça e blusa de manga comprida.. Por que se não, corre o risco de ser estrupado. E, se num dia em que você simplismente resolve usar um shorts, uma saia, te dizerem que você tá "se insinuando" e que é pra "mostrar menos". Olha..pqp viu.. Cada uma que a gente tem que ouvir ! Esse foi só um exemplo pra te mostrar que, com os papéis invertidos, a mesma regra não se aplica, né? Afinal, homem sai até sem camisa de casa! E quantos homens por aí você conhece que foram estuprados? Mas, na real, eu acho que mesmo no ALASCA, a mulher tem o direito de usar o que quiser! Quem é VOCÊ pra achar que tem domínio sobre o corpo de alguém? Cada um usa a roupa em que se sente mais confortável e, se for pro estrupador estrupar, não vai ser por causa de um shorts ou um decote, vai ser por que ele é canalha e machista mesmo !

        • Alexandre, parabéns, tá fazendo certinho seu papel de machistinha. Claro, afinal o verdadeiro machistinha culpa a vítima pelo assédio e pelo estupro. A roupa era curta demais, era tarde da noite, ela pediu.

          Deixa eu te contar uma coisa: a culpa NUNCA é da vítima. Mas vai continuar sendo, sabe por que? Porque gente como você continua culpando as mulheres pelo assédio que ela sofrem todos os dias. Você pode andar sem camisa e não tem sua integridade questionada. Por que mulher não pode andar de short num calor de 35 graus?

          E ah, outra coisa: nos países desenvolvidos isso ocorre menos não porque as mulheres se vestem "apropriadamente". Nos países que você citou a mulher tem muito mais liberdade pra andar como quiser. Isso ocorre menos porque mais homens RESPEITAM. Tenho uma amiga que mora em dublin. Nunca sentiu medo de usar short lá como sentiu aqui. Então chega de falar besteira, né, champz?

        • Concordo, temos que ser a mudança que queremos no mundo! Minha filha anda com uma teaser, encostou muito, toma choque e cai " estrebuchando", e dessa forma ela pode andar com a roupa que quiser, afinal nosso pais é horrivelmente quente, vamos andar como as russas para não sermos estupradas??? Afinal o estupro é culpa minha? Eu pedi por isso ao andar com roupas curtas, em um país que faz 40 graus no verão??pelo amor né??!!Você pode andar com qualquer coisa, que ninguém vai te estuprar e falar que a culpa foi sua. Quero ver se sustenta sua opinião se sua mãe ou irmã ou esposa/ namorada for desrespeitada na rua , ou estuprada por conta de uma roupa que estava usando, e caso você não saiba, homem também pode lavar louça tá fofo!! Então manda brasa que sua casa deve estar na mesma confusão que sua cabeça!

        • Quer dizer então que se usarmos roupas curtas ou decotadas damos o direito a outros de fazerem o que quiserem?
          Você cita países europeus.. Você deveria pesquisar um pouco mais sobre a cultura e o vestuário destes países. Aliás, você se quer sabe o que é Hipocrisia?

          "Hábito que se baseia na demonstração de uma virtude ou de um sentimento inexistente".

          Por acaso você já passou por essa situação?
          Ser cantado por um cara, encoxado, violentado?

          Quem está sendo hipócrita aqui?

        • Alexandre, primeiro esse seu tipo de comentário me faz pensar o uma coisa: Quando você sai com seu celular na rua, você está querendo ser assaltado?? Por que a lógica é a mesma, você estava mostrando o celular pra qualquer ladrão ver, se você não quisesse ser roubado deveria ter deixado o celular em casa então! Não é porque saí com determinado tipo de roupa que estou querendo que me olhem e mexam comigo.
          Segundo que as mulheres desses países que você citou, vivem em clima FRIO, não passam o calor que passamos aqui no Brasil até mesmo quando está calor, não chega a ser um clima tão quente e abafado como o nosso, por isso não usam roupas que mostram "de mais". E só pra sua informação, em alguns desses países os homens recebem EDUCAÇÃO, e não to falando de educação que se tem nas escolas não, estou falando da educação de pais e mães. Nesses países o preconceito contra a mulher é bem menor, a desigualdade entre os sexos é bem menor. Isso influencia nessa questão do homem olhar para a mulher com respeito. E é esse o ponto que o texto fala, a questão cultural. E é isso que nós queremos que mude, e eu acredito que pode mudar, com um pouco de educação e com menos gente como você que acha mais do que certo essa cultura machista em que vivemos.

        • Eu sou homem e sei cozinhar muito bem pois tenho formação, vocação e paixão por isso. Minha esposa por outro lado não sabe nem o ponto certo do macarrão, mas não é por isso que ela seja inferior a mim ou a outras mulheres que cozinham pois ela faz o papel dela como profissional, como ser humano, como mulher e faz as coisas que eu não faço, isso prova que nada é predestinado a alguém, não é minha obrigação saber concertar um carro tanto quanto não é a obrigação de uma mulher saber cozinhar.
          E sobre a mulher ser "culpada" do próprio abuso, eu acho isso um absurdo, e se fosse você sendo abusado no chuveiro do vestiário e te dissessem: "Se entrou aqui pelado é porque estava disposto a correr o risco de passar por tudo que entrar aqui implica."? Não pense assim você só da mais força aos animais, trogloditas e monstros que existem para continuar fazendo o que fazem.
          E sobre os homens que mexem com mulheres na rua na verdade são apenas homens inseguros, fracos e burros demais para abordar uma mulher de maneira e local apropriados e fazer um simples porém maravilhoso, belo e irrecusável elogio, da seguinte maneira: "Olá, com licença posso te fazer um elogio?". Se sim diga algo verdadeiro como algo que você tenha notado nela, por exemplo: "O seu jeito delicado de deixa ainda mais linda do que já é." Viu simples assim, agora se ela disser não, se desculpe e vá embora.

        • Essa de lavar, cozinhar, secar e afins é tão velho e tão chato, Alexandre... Por que não vai você?
          Segundo: abra seus olhinhos e veja ao redor, não são somente mulheres qe estão "mostrando o que querem que seja visto" que são assediadas. Mulheres de burca são assediadas, não seja hipócrita. E mais uma, moramos em um país tropical, que chega a temperaturas extremas. Eu não vou poder colocar meu SHORT que é CURTO só porque os homens "NÃO CONSEGUEM" (o caramba)se controlar? É disso que o texto e muitas mulheres falam, meu querido. Você não tem direito de ACHAR algo sobre as mulheres, independente da vestimenta e fim. A lógica é simples. Visto o que eu quero e você não tem que se sentir desrespeitado por eu me sentir bem. Adiós!

        • "Vão cozinhar que vocês ganham mais" Voce se acha muito machao falando isso né? wow cara que moral que voce tem, voce manda as mulheres cozinharem ! Faz um favor para o mundo e se mata, mulheres tem que ser respeitadas e ponto final, se voce gosta de olhar pra elas, olhe, mas seja discreto, e o que voce estiver pensando guarde pra voce ou seus amigos, o mundo nao tem interesse nenhum em saber "o que voce faria com ela se..." Ser machista nao é simbolo de forca e sim de covardia, homem que é homem mesmo sabe demonstrar fazendo as mulheres se sentirem protegidas e nao atacando elas, sinceramente, fazia muito tempo que eu nao lia um comentário de alguem com uma cabeca tao fechada quanto a sua, boa sorte na vida "campeao" vai precisar

      • Isso é verdade!
        Li uma reportagem que dizia que em países como Espanha e Portugal as mulheres brasileiras tinham que tomar muito cuidado, pois as pessoas as tratavam como prostitutas, então casos de estupro, outras violências e desrespeito eram muito comuns!

        • Não é. Isso acontece pelo simples fato de as moças serem brasileiras, não por se vestirem com determinadas roupas.

        • É também consequência de um retrato que a mídia e outros meios (acreditem, agências de turismo) fazem de que o Brasil é país tropical, vida louca, sexo selvagem, altas temperaturas, samba, bikini, prostituição "legal", povo "acolhedor", "sorridente", etc. É toda uma construção de uma imagem da mulher brasileira, e não tem nada a ver com a roupa que as brasileiras usam por lá.
          Existe também uma mentalidade de brasileiras não merecerem tanto respeito porque é país de terceiro mundo, "não tão civilizado", "não tão polido, educado", e por aí vai. Fora o fato de que existem brasileiras que vão para lá para se prostituir, mas eles não reconhecem as próprias cidadãs que também se prostituem lá ou em outros países.
          Enfim, NADA justifica, roupa nenhuma, comportamento nenhum. A violência é ação do violador, e não reflexo da vítima. Prova disso é que um violador reincide e uma vítima não é necessariamente (aliás, raramente) vítima de diversos violadores.

    • tem roupas que nao devem ser usadas em qualquer lugar. mulher coloca uma roupa disconfortavél. parece que ta chamando atençao. entao tem homens na rua que estao prontos só para isso.

      • Oi, Leandro. A única pessoa que tem o direito de decidir que tipo de roupa usar é a pessoa que as veste.

  • Mto mto perfeito!! Sério, os homens não entendem isso!!
    Tá certo que as vezes tem umas cantadas engraçadas ou até boas, que são aquelas em que a mulher nao se sente ameaçada. como por exemplo quando está andando no parque com muitas outras pessoas, ou numa rua também cheia de gente.
    mas tem gente totalmente sem noção!!! hj eu por um infortunio da vida fui numa sala de cinema do Belas Artes e só tinha EU na sessão. até aí tudo bem . fazer o que se fui na sessao mais cedo que tinha. O que aconteceu foi que qdo o filme começou a ficar mto bom, e tava quase no fim, entrou um homem e sentou na poltrona de trás, no canto, a umas 5 cadeiras de mim. achei mto estranho. que medo!! depois de uns 10 min entrou outro cara e sentou na poltrona da frente desse primeiro cara. CARACA!! Lógico que fiquei imaginando que os caras tavam armando pra me pegar!! Eram provavelmente o cara que confere o ticket na entrada, e um outro que não sei da onde surgiu- talvez o cara que roda o filme.

    Foi um terror psicológico!!! Eu não podia reclamar pra ninguém!!! o que iria alegar??? Eu tava com medo até de sair do filme, o que poderia ser a deixa pra eles virem pra cima de mim, já que a sala cinco é no subsolo e não iria ter ningue´m por lá, imaginei.
    Foi horrível pagar pra passar medo. Eles invadiram meu filme, meu momento de lazer, minha tranquilidade. Me deixaram de mal-humor. E num dia de TPM ainda!

    • Nossa cara, tadinha... Imagino como se sentiu... Um saco a gente ter medo de viver! :( pior que os homens não entendem isso... Bom, acho que os homens não fizeram nada, nem queriam, né?! Menos mal... Mas, é terrível ter esse medo "a toa" :/ (a toa porque num mundo "perfeito" nao deveríamos temer homens né... :/) bom, da próxima vez tente fazer uma amiga ir junto... Hehe (se não se sentir a vontade sozinha, claro..)

    • Porque vocês mulheres se acham assim? Só porque um cara está perto de você, não quer dizer que ele quer algo contigo. Pensam que são as gostosonas e que todos os caras querem pegar vocês? Não é bem assim não, o cara se sentou a CINCO cadeiras de você, e você já achou que o cara queria algo? Quanta Hipocrisia...

      • Você leu o post inteiro? De verdade? Inclusive a parte onde ela fala que não precisa ser "gostosona" pra ser assediada? Porque, se leu, e tem um mínimo de capacidade de interpretação, vai entender que as mulheres não acham que vão ser cantadas por serem "gostosonas", e sim porque elas tem MEDO de que sempre tem um animal pra fazê-lo.

    • Yumi, Passou pela sua cabeça que talvez, Só TALVEZ eles estivessem lá pra ver o filme também? nossa você estava aonde mesmo? no cinema nossa... se eu entro no cinema e tem 5 pessoas no centro e mais ninguém na sala eu sento próximo(não muito próximo, mas fico por perto) as 5 pessoas, pra n ficar completamente isolado no canto, isso é natural. Acho que nenhum dos 2 rapazes/homens sequer notaram que você estava lá.

      toda vez que e estiver nesse "Dilema" pegue um espelhinho na sua bolsa e olhe pro seu próprio rosto e pense "será?"

      • O problema é que ela não pode se dar ao luxo de ignorar essa hipótese, amiguinho. Ela não pode simplesmente ficar tranquila, porque ela nunca sabe quando são só uns caras indo ver o filme mesmo, ou uns caras que foram ver o filme, e viram que tinha uma menina sozinha "dando mole". E não custa nada para alguém abordá-la no cinema, justificando que se ela está sozinha num cinema, ela deve estar querendo. Porra, outro dia no programa da Fátima Bernardes um ancião qualquer falou que era assim mesmo que ele pensava! Se ela fosse um homem, esse medo dificilmente passaria pela cabeça dela, e por isso muitos que aqui comentam não conseguem entender o ponto principal do texto. Homens descritos no texto fazem com que mulheres sintam medo por sua integridade física.

    • Putz, que situação!
      Quando eu tava entrando na adolescência e começando a me dar conta dessas coisas eu decidi q eu não queria me sentir frágil, indefesa, e comecei a treinar defesa pessoal. Foi ótimo, já treino há dez anos e realmente me sinto segura. Sei que tem situações em que não tem o que fazer, mas mesmo assim diria que a defesa pessoal ajuda. Já imaginei como seria algo como um estupro à mão armada, em que eu optaria por não me defender, e acho que me sentiria menos indefesa mesmo assim. Sei que não serve pra todas, pode não servir pra você, mas sei lá, não custa dar uma opção né... =]

  • É, pq a proporção de cantadas na rua x estupro é praticamente igual né? Menos meninas, menos. Não venham com esse papo de machismo pra esse comentário não. Eu abomino estupradores e mesmo encochadores oportunistas, esses deveriam ter um cabo de vassoura tochado no.... bom, entenderam né. Mas dai comparar a cantada do tiozão no bar com um estupro é demais, né não?! Não gostou da cantada, vai lá e xinga o tiozão, que pela vergonha que passará, pensará duas vezes antes de repetir. Não gostou mas é vergonhosa, continua andando e finge que não ouviu. Mas começar a processar todo mundo que chamá-las de linda na rua é meio dramático.

      • Sabe, quando eu leio comentários assim me dá cada vez mais tristeza, sério.
        Sério que vcs acham que o tiozão do bar não é o mesmo que pode abusar da neta em casa? Sério que o velho do caminhão pode não ser o estuprador que anda de cidade em cidade (como eu JÁ LI UM RELATO em outro blog)? Sério isso?
        Sabe, não em entra na cabeça, nós, mulheres, estamos aqui dizendo que NÃO GOSTAMOS!! NÃO GOSTAMOS E PONTO FINAL!!! E por incrível que pareça, parece que vcs não querem escutar. Estamos aqui, estamos dizendo por nós e por aquelas que não tem coragem de fazê-lo, NÓS NÃO GOSTAMOS e vcs não tem que questionar.
        Vcs tem mãe? Irmã? Sobrinha? Esposa? Namorada? Tem?? Ah que bom, pq estão aqui dando pleno aval para que os machões de plantão as cantem na rua, que bom que não irão reclamar o dia que chegarem em casa se sentindo invadidas e sem auto estima.

    • Tem mulher? Tem filha? Alguém do universo feminino em seu meio social? Não ou sim. Pensa comigo: A TUA não gostou da cantada do tiozão e volta para xingá-lo, um parênteses aqui (ele não está sozinho e é um tiozão "sensato" que está no bar"), afinal toda mulher é corajosa e não tem medo de 'empeitar' aqueles que tem três vezes a sua força. Beleza, vamos dizer que a TUA tem 15 anos e um corpo maravilhoso, está voltando da aula... e voltou lá pra empeitar o cara, afinal se ela xingar ele se sentirá com vergonha. Voltou. Xingou.
      Ops... o tiozão não gostou dessa atitude, e seus amigos tbm não, aquela menininha pensa que é quem? Ah, vamos pegá-la, afinal ela não tem forças para se defender, daí nos aproveitamos de outras coisas a mais. Tu tem um pingo de inteligência para considerar coisas que podem acontecer após essas situações que você considera de "bravura", seu retardado.

    • Sabe o que pode acontecer quando você responde pro tiozão do bar? Ou pro bêbado da balada? Ou o cara de terno, pasta na mão, que mexe com você na rua? Ele pode achar ruim, e vir pra cima... e sabe o que acontece com os outros tiozões do bar, e etc? Eles concordam que você não tem nada que NÃO gostar de um "elogio" e se o tiozão resolver te pegar a força - porque estupro é o ápice, o cume do morro, mas existem infinitas outras violações possíveis e comuns - e apertar sua bunda, meter-lhe o dedo, ninguém vai te proteger, e se for, pode ser tarde demais.
      E deixa eu te fazer uma pergunta simples - se você não é mulher, e enxerga a experiencia feminina através do seu crivo masculino, com opinião e não experiência, porque NEGAR À MULHER O DIREITO DE TER A OPINIÃO DELA? Porque a SUA opinião da MINHA experiência é mais verdade que a MINHA EXPERIÊNCIA? Porquê, assim, a maioria esmagadora das mulheres odeiam a cantada de rua, e temem essas cantadas, então, me parece verdade, não???

      • Olha, é direito de vocês nao gostarem etc. Mas é direito nosso discordar. O problema das cantadas é que grande parte dos homens são sem noção e necessitados. Mas dizer que não devemos cantar uma bela moça é ridículo. Como na matéria cita "Tradicional virada de pescoço pra checar a bunda da mulher". Eu não posso simplesmente virar a cabeça pra olhar uma moça bonita por mais alguns segundos? E quem disse que estou olhando pra bunda dela? Só porque a maioria faz? Vocês generalizam demais. Isso que acaba com o crédito da reclamação, na minha humilde opinião.

        Passar bem.

      • Então aqui vai uma opinião feminina, e, como vc mesma disse, tenho o DIREITO de expô-la aqui.

        Eu entendi o que o Zé das Couves quis dizer. De fato, estamos ficando extremistas. Na boa, eu gosto, sim, de receber cantadas na rua. Desde que elas se mantenham apenas nisso. Elas avançam? Muitas vezes! E é isso, e somente isso, que devemos combater.
        Vocês lembram da lei da palmada? Eu acho que o caso é bastante parecido: não era necessária uma lei contra a palmada. Minha avó sempre me sentava a mão quando eu fazia algo errado ou perigo. Mas não era para machucar. A palmada, na verdade, mexe com o brio da criança e a impede de repetir o erro. Agora, pais que extrapolam e ferem a criança devem responder pelo ato.
        Estupradores (e não somente a penetração é vista como estupro) devem responder pelo ato. Mas se alguém passar por mim e gritar "gostosa", não acharei ruim. Vou parar e agradecer? Não. Um cara desses não tem a menor chance, pois não tem a habilidade necessária para abordar uma mulher. Porém não me agrediu, nem invadiu meu espaço.
        Agora, se o cara vier pra cima ou tentar qualquer coisa, é armlock na certa!!! hahahahahaha

        • Bia, eu entendo a sua perspectiva. Eu tb não me sinto nada "frágil". Mas é muita cabeça fechada achar que todas as mulheres devem se sentir igual a você. Isso jamais acontecerá. Não é porque "são mulheres", é porque são pessoas, cada uma a seu jeito. Então vai sim haver aquela que sente medo, ou nojo, ou que não gosta, ou que se sente violada.

          Quando existe uma situação com dois indivíduos, é sempre o mais forte, mais capaz, que deve se conter para respeitar o espaço, a fragilidade do mais fraco. Por exemplo, se há uma criança autista que sofre quando alguém toca nela, você vai exigir da criança que suporte aquele toque? Não. Você pede para o adulto com maior potencial cognitivo para tomar cuidado com aquela criança em sua singularidade. Se um homem forte bate num homem fraco você manda o homem fraco ficar forte? Não, você manda o homem forte não bater no homem fraco. Se para aquela mulher, Ana, vamos chamá-la de Ana, um assédio provoca medo e ela jamais enxergaria a possibilidade de se defender de um homem, você pede pra ela "man up" e treinar um "armlock"? Não, você pede para o homem para tratá-la com mais cuidado.
          Isso é tão lógico que está em todos os segmentos legislativos. Veículos grandes devem proteger veículos pequenos; adultos devem proteger crianças; policiais armados devem proteger civis (há); e por aí vai... Não é feminismo, é humanidade.

      • Nara, vc não poderia ter se expressado melhor!!!
        Exatamente isso! Sem tirar e nem por! Me representou completamente!!!!

    • Tava demorando pra aparecer "uzômi" pra dizer o que é melhor pra MIM, o que EU sinto, e que EU estou exagerando por uma coisa que só EU sei...
      E pelo visto vc não sabe o que estupro. Estupro é qualquer ato com intuito sexual que façam com meu corpo sem meu consentimento. Um beijo forçado entra como crime de estupro, não precisa chegar nas vias de fato.
      Cantados e assédios tem a ver com poder, intimidação, tem a ver com estupro sim. Vc não sabe o que é ter de ouvir asneiras desde os 9 anos de idade. Vc não sabe o que é viver tendo a impressão de que vc serve pra enfeitar o mundo e que por isso será diariamente julgado e observado na rua, sem ao menos te perguntarem se vc está precisando de uma "avaliação".
      Tentar nos silenciar tbm é machismo puro e simples.
      Menos Homem, bem menos...

        • Caracteriza estupro, sim, senhor! A Lei 12.015/09 unificou os crimes de estupro e atentado violento ao pudor. Antes, somente a cópula vagínica era considerada estupro. Com o advento da Lei 12.015/09 qualquer ato libidinoso diverso da conjunção carnal é considerado estupro também - inclusive um beijo lascivo.

        • Diego, ela não se referiu a nenhuma definição jurídica. Ela falou, sob a concepção dela, que toda a espécie de violação transtorna a vítima como um estupro.

        • QUALQUER violação do corpo da mulher sem o consentimento dela (ok, violação já significa que é sem o consentimento dela, mas já que tá TÃO DIFÍCIL pruzômi entender, achei importante colocar) é considerado estupro. E, se eu bem me lembro, a boca faz parte do corpo da mulher. Portanto, é, sim, considerado estupro.

    • O problema, querido, é que você não está na pele de uma garota pra saber como é, eu uso a palavra garota, porque não são as mulheres de seus 30 anos que sofrem com isso, são meninas, que a partir da puberdade, já desenvolvem seus peitos, coxas, e bunda e andam pelas ruas sozinhas. Agora, ter os seus 12, 13, 14, 15 anos de idade e ter que passa por isso não é fácil, digo isso por experiência própria, viu?! Com 18 anos, quem tem e quando tem (porque por mais irada, a gente nunca sabe se o nojento não vai querer vir atrás e se vingar, ou cumprir com as promessas de me lamber toda, ou me beijar do jeito que eu mereço, ou ainda fazer um "nenem" em mim, né) a coragem pra gritar e xingar o "tiozão", faz isso mesmo, xinga, mostra o dedo, tenta fazer o "tiozão" passar vergonha como der, mas eles não passam, ainda ficam rindo da cara da idiota que "deu bola" pra isso.
      Então não pense que é exagero ligar uma cantada ao estrupo, querido, porque só quem passa por isso todos os dias sabe como é, aguentar as olhadas e frases nojentas de um cara que podia ser seu pai, seu avô, ter que pensar duas vezes na roupa que você vai usar pra passar meio despercebida, e refazer o seu caminho varias vezes na cabeça pra ver se você vai passar em alguma construção ou bar.
      Portanto, não acho que você seja machista, acho que isso é muito pra se dizer, mas você é esse tipo de gente que não pensa no lado dos outros, ou das outras no caso, na sua cabecinha é tudo fácil demais, xingar o cara e ele para, seguir em frente e ignorar, faz assim então, vira mulher por um dia e anda pelas ruas de qualquer cidade do Brasil pra ver como é tudo fácil assim, como num passe de mágica.

    • Já pensei várias vezes em mandar uns caras tomar para aquele lugar quando ouço cantadas na rua, mas é o que o texto diz: dá medo. Eu tenho 1,63, peso 50 quilos. E nem é medo de ser estuprada só, mas de me baterem mesmo. E sabe do que mais? Os homens que distribuem cantadas nas ruas acham que estão no direito deles. Logo, eles não ficariam nenhum pouco constrangidos, eles partiriam pra cima com, no mínimo, frases do tipo "mal comida", "louca, vadia", "isso é falta de pica", etc, ridicularizando e desmoralizando a mulher.

    • Meu querido, você já fala como se cantada na rua fosse algo bom. Como se "receber cantadas" fosse uma obrigação da mulher". Só por aí a gente vê como é difícil fazer com que as pessoas percebam o problema. É um machismo tão incrustrado, que mesmo desenhando não dá pra fazer com que gente como você entenda. Quer dizer, tá liberado a rapaziada "cantar" as mulheres, só não vale ENCOSTAR, né? Deixa eu te falar uma coisa: um "OI, LINDA" assusta, enoja e deprime. Sabe por quê? Porque esse inofensivo "Oi, LINDA" vem com um sorrisinho maroto, uma mordida de lábio, uma intenção de: ESTOU FALANDO ISSO PQ EU TE COMERIA AGORA". Se o cara já for um pouquinho mais "envergonhado", ele não vai fazer toda essa encenação, mas no fim das contas a intenção é a mesma. Ele fala isso porque ele acha que ele tem o DIREITO de falar isso por ele ser HOMEM e a receptora ser MULHER. Ele acha que pelas "leis da natureza" uma mulher é obrigada a ouvir merda na rua por ser MULHER e se sentir lisongeada com "cantadas". Afinal, UAU TEM ALGUEM NO MUNDO QUE COMERIA ELA. RISOS.
      Sabe o que acontece muitas vezes quando uma mulher retruca? NÃO, VOCÊ NÃO SABE... mas eu vou te falar mesmo assim: o cara xinga, o cara faz um gesto obsceno, o cara PARTE PRA CIMA.
      Ele acha que o motivo pra uma mulher estar frustrada ou de mau humor é FALTA DE PICA. (Tenho certeza que você já deve ter até utilizado essa justificativa pra alguma mulher que foi grossa com você.)
      Você vem falar "se não gostou, xinga o tiozão". Quer dizer, tudo bem, tudo maravilhoso, a vida é assim mesmo: O cara pode falar o que quiser pra você, se você não gostou: sai gritando pela rua feito uma louca. Se você não se manifestar, filha, não reclame. Merece ouvir mesmo.

      NOJO.

    • pois e, tem gente que nao sabe a hora de parar. De elogio a estupro, machismo, todo homem com tesao que esta em uma rua vazia vai comer geral kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Cara, chamar de linda tudo bem... (Há controvérsias...) mas o que vimos não são "elogios simpáticos" mas um monte de falação nojenta... Se xingamos podemos até apanhar... E, se temos vergonha de xingar, porque temos que ser "obrigadas" a ouvir um assédio..? Porque temos que fingir que não ouvimos e só continuar a andar?! Não seria muito melhor se as pessoas respeitassem as mulheres e apenas não fizessem esses comentários? (Se vc acha que não, lamento informar, mas está tendo um pensamento machista...) Repito um "elogio" é aceitável... Elogios "nossa, como você é bonita!" "Como seus olhos estão alegres" "você sabe andar como alguém realmente segura!" "Essa roupa foi uma ótima escolha para este dia" "seus cabelos brilham a luz do sol" .... "Ei, gostosa" "ô lá em casa" "que bunda hein" (entre outros) não são elogios! E, espero que a maioria dos homens entendam a sutil diferença entre um elogio e uma cantada...

    • Homem falando de coisas que não entende, pelas quais nunca passou nem passará! Quem decide o que é violência é a mulher, e não o que você acha.

    • Querido Zé, o texto fala sobre o medo que essa cultura gerou nas mulheres. Não que processaremos todos os autores do "Bom dia, princesa" que a gente ouve por aí, mas sim o medo de não sabermos qual a real intenção desse autor. Muitas vezes, se não respondemos, o cara vem atrás e sabe-se lá o que ele pode fazer. Se partimos pra cima e respondemos, somos obrigadas a ouvir que deveríamos ser mais humildes, ou então andar cobertas (e nem precisamos estar de roupa curta, basta um jeans mais justo) e quem sabe até levar uns tapas por aí.
      A questão é que nós temos o direito de não gostar, e não precisamos de um motivo pra isso. Tenta colocar sua irmã (se tiver) ou então sua mãe (que com certeza tem/teve) no lugar da menina que você tá cantando, e vê se ia se sentir bem se ouvisse alguém dizendo o mesmo pra elas.

    • Vou te contar algo interessante. Uma vez estava passando no metro, e havia um grupo de mais ou menos 6 homens trabalhando numa obra. Eles, obviamente, mexeram comigo de maneira grotesca, e eu "fui lá e xinguei o tiozão".
      Na verdade, nem perdi tempo e simplesmente mostrei o dedo do meio.
      E aí o que aconteceu?
      Eles começaram a gritar e me xingar de volta, provocando e humilhando na frente de todas as pessoas que passavam pelo metro, me fazendo parecer uma "vagabunda".
      Quando eu voltei, tinha que passar pelo mesmo lugar, e um deles sinalizou pros outros que era eu, e começou a andar por trás de mim, muito perto, enquanto os outros gritavam provocações de novo.
      Eu tive que pegar um taxi, com medo deles, já que eu estava sozinha "contra" 6 obreiros.
      Dá pra fingir que nao ouviu numa situação dessas?

    • Haha, ele vive em um mundo onde tiozões de bar e babacas de balada ficam envergonhados quando a mulher recusa sua investida nojenta! Na realidade, eles acham que têm o direito de importunar qualquer uma, dane-se se o dia dela tá uma merda, dane-se a história dela, ela é objeto visual e tá ali pra ser malhado memo! e ai dela se reclamar! leva de volta xingamentos e muitas vezes, agressão física! Melhor simplesmente calar a boca, 99,9% das vezes, sua cantada é um lixo que ninguém quer ouvir.

    • Ah claro hahaha como somos insensíveis. Somos chamadas de "linda" na rua e ainda achamos ruim.. Veja que coisa ! Se fosse até um "gostosa" "que delícia" "vem aqui com o papai" (o resto nem escrevi por que são coisas muito feias, especialmente escritas), mas não... Só querem que saibamos o quanto somos lindas! Que gentileza ! Deveriamos agradecer.

  • Diria que é um texto bastante mal escrito. É claro que o que toda mulher quer é respeito, principalmente se for casada ou comprometida, pois aí além da sua imagem, também compromete a de seu relacionamento, porém o texto contém alguns disparates, afirmando, por exemplo, que "se mulheres podem ser estupradas, então não se deve nem olhar para certas partes delas". Eu não olho para certos tipos de mulheres por que só dou audiência para quem merece, porém seguindo esse mesmo raciocínio, ninguém deveria mais visitar o Museu do Louvre, pois uma vez que obras de artes podem ser roubadas, então não se deve mais olhar para elas. Percebem a analogia?

    Outro ponto a ser destacado é que é normal na natureza, não diria nem no homem, mas no Reino Animal que um dos sexos tente de alguma forma exibir o seu interesse no sexo oposto, seja através da cantada, de uma dança, mechendo as penas, com um tipo de canto... É melhor receber cantada do que ser ignorada, como ocorre com várias mulheres na Europa. Eu tenho uma amiga russa que mora na Alemanha e ela reclama que até na sauna, onde homens e mulheres costumam ficar sem roupa, e ela reclama que nem lá os homens "dão uma olhada". Por que é que os homens italianos tem fama de conquistadores na Europa, justamente por que não são frios como no norte da Europa. O mesmo para os homens brasileiros na Europa. A mulher européia olha para essas brasileiras com muita banca e as acham tolas.

    Agora claro, o sujeito que anda passando a mão em mulheres em lugares públicos tem mais é que se dar mal mesmo, até por ser crime!

    • Cristiano, você parte do pressuposto de que as mulheres são como as obras do Louvre: feitas para serem admiradas pelos homens (as bonitas, claro. Como você mesmo diz, as feias não merecem). Tadinhas das que não recebem a honra de serem cantadas, hein? Nunca vão arrumar homem, o que, na sua cabeça, é sinônimo de tristeza profunda.... E você vê na falácia do apelo à natureza uma explicação rasa que te coloca na posição de macho "caçador" entre fêmeas "presas". Em que posição confortável você se colocou, hein?
      Deixa eu te dizer uma coisa que sua mãe devia ter te ensinado: você é machista e tacanho e a melhor coisa que você pode fazer pelas mulheres é ficar quietinho, ok?
      Agora, sobre o post ser mal-escrito, isso pode criticar à vontade :).

        • TAVA DEMORANDO pra aparecer um que não aceita que não gostemos de assédio. Afinal, como resistir aos encantos e cantadas do machistinha? Só sendo lésbica ou feia mesma, já que feia ele não assedia e lésbica não gosta do que ele tem.

          Fica quietinho, moço, que tá ficando feio pra você.

      • Não sou do tipo que sai a caça na rua. Mas não acho que estou violando a integridade física da mulher se fixar meu olhar nela durante alguns segundos, sem falar alguma obscenidade.
        Que mundo chato esse em que as pessoas não podem nem olhar pro lado que são taxados de monstros pervertidos!

        • José, acho que você está certo e um simples olhar em admiração à beleza que te encantou não tem problema nenhum.

          (Não estou incluindo homens doentes - realmente doentes -, carentes que tentam sugar algo do outro pelo olhar)

    • Só pra constar, os italianos em Roma tiveram de ser educados para PARAR DE MEXER COM AS MULHERES NA RUA, porque o turismo em Roma estava SENDO AFETADO NEGATIVAMENTE por isso. Não, a MAIORIA das mulheres não gostam de cantadas. Eles AGUENTAM só.

    • HA! Essa é boa! Bom saber que você 'só dá audiência para quem merece', nem um pouco machista e depreciativo. O pior é dizer que o texto foi mal escrito e manda um 'meCHendo' HAHAHAHAHAHAH.

    • realmente, vc se comparar aos animais mostra bem o que voce eh, UM ANIMAL.
      quando voce tiver uma filha voce vai entender o que estou falando, Don Juan do boteco.

    • Só para te avisar que obras de arte do Museu do Louvre existem para serem apreciadas pelo público. No entanto SERES HUMANOS, mais especificamente mulheres, não estão expostas numa galeria aguardando o seu parecer. Eu ri MUITO ALTO da sua "analogia".

    • Estou sinceramente decepcionada com as respostas masculinas por aqui.
      Pessoal, sério mesmo que vcs acham legal cantar as pessoas na rua? Vocês acham divertido esperar uma mulher passar por vocês e sussurrar no ouvido dela???
      Se vcs acham isso natural, um direito biológico, desculpa, eu tenho dó das mulheres que convivem com vcs. E espero não ter o desprazer de encontrá-los por aí.
      Não tem nada a ver com paquera, como a autora mencionou nos comentários. Se vcs tem interesse real na pessoa, tem outras formas de se aproximar.

    • Os homens italianos têm a fama de PEDREIROS da Europa, não conquistadores.
      Brasileiros, idem.
      Falácia naturalística: achar que por que ocorre na natureza, é bom. Se fosse assim, com base no comportamento dos bonobos, relações sexuais cis e trans a céu aberto deveriam ser toleradas. Que lindo!~
      Da "olhadela" à indiscrição tem o que os gringos chamam de slippery slope. Cara que sai gritando e passando a mão tem mais que tomar o dele mesmo.

      • Sabe qual o maior problema? os homens não entendem é que nós mulheres não sabemos quando uma simples cantada, será só uma cantada, ou quando o cara vai partir pra cima de você. EU NÃO TENHO COMO SABER, DÁ PRA ENTENDER ISSO? eu odeio cantada, mas se fosse o caso de os caras SÓ elogiassem e deu, ok beleza, MAS NÃO. As mulheres sempre ficam no MEDO de o cara ser um louco e te agarrar. Não precisa ser muito inteligente pra entender isso.

  • Senhorita Costa é valido quando você repudia situações como a que ocorreu com a si mesma e a sua colega ou quando um velho babão de 50 e todos anos diz algum tipo de cantada direcionada a uma bela garota de 15, 20 e 25 anos. Agora dizer que uma garota que está em plena juventude não gosta de receber uma cantada tenha dó, más os jovems que foram dar uma cantada em uma garota tem que observar o local, o momento e principalmente se a garota não é comprometida tenho certeza que os meninos que seguem estas regrinhas não estão fazendo mal algum, e eu concordo com o Cristiano nós meninos devemos dar audiência só para quem merece.

    • Rapazes, os senhores estão confundindo "paquera" com "cantada de rua". A grande diferença entre as duas coisas é que uma é respeitosa e tem seu momento, enquanto a outra é inoportuna e desrespeitosa. Mas não precisa esquentar muito a cuca pra saber qual é qual, né?

      • Concordo com isso!
        Acho que é mais do que natural e saudável um homem abordar uma mulher pela qual se interessou de uma forma respeitosa, ou de uma mulher abordar um homem também, qual o problema? Porém a forma como tal abordagem é feita fará toda a diferença. Se você demonstra seu interesse e deixa a pessoa LIVRE para aceitar o cortejo ou não, isso sim merece respeito, e claro, no caso de uma recusa, saber aceitar e entender que não a outra pessoa simplesmente não se interessou é o mínimo que se espera.
        Isso serve para mulheres também! Já vi casos em que alguma mulher demonstrou interesse por algum homem, mas esse não fui recíproco, o que causou revolta na mulher e a fez chama-lo de "BIXA".
        Então, resumindo, não gosto de rótulos com relação ao gênero (homens fazem isso, mulheres fazem aquilo...,) acho que o caráter, ou a falta dele, independe do gênero.

    • Anilson, olha que legal, que tal você perguntar para essas jovens se elas gostam? Opa, peraí! O que esses sites estão falando é exatamente que NÃO! Elas NÃO gostam! Eu sou uma garota de 25 anos que é cantada na rua desde os 12 e eu odeio isso. Ah, deixa eu consultar TODAS as minhas amigas aqui. Não, nenhuma gosta. Acho que você tem de começar a refletir se o mais importante é o que as mulheres gostam realmente e o que você acha que elas deveriam gostar.

    • Se é uma garota que não se dar o valor e só tem titica na cabeça realmente ela vai gostar pois pelas musica que cresceu escutando mulher é pra isso mesmo.

  • Olha, concordo que as cantadas são grosseiras e invasivas, mas nunca ouvi falar de um estuprador que tenha assobiado ou gritado indecências para a vítima antes de praticar o crime. Também duvido que os safados escrotos que bolinam as mulheres no metrô, no ônibus etc. fiquem falando obscenidades.

    • Mesmo partindo do pressuposto de que atacantes físicos e verbais são pessoas diferentes, isso não muda o efeito psicológico da "cantada"; por mais que, conscientemente, você não acredite que aquele homem vai te atacar, a insinuação dá a entender que ele teria o direito de fazê-lo. E o ser colocada em uma posição de objeto, combinado à sensação de vulnerabilidade, ao medo do ataque físico, é que faz das cantadas algo tão agressivo. Mexe com seu inconsciente, aumenta o medo já existente (esse advindo de notícias, relatos ou mesmo experiências), altera seu estado psicológico.

Recent Posts

Receita de Sequilho de Maizena e Leite Condensado

Aprenda esta receita fácil de como fazer sequilho que derrete na boca com apenas 3…

3 semanas ago

Filme “Evidências do Amor” Chega aos Cinemas com Sandy e Fábio Porchat

Veja o trailer e cenas do filme "Evidências do Amor", inspirado na música de Chitãozinho…

3 semanas ago

Molho Branco Sem Leite (e Sem Lactose)

Aprenda a fazer essa deliciosa receita de molho branco sem leite e sem lactose, perfeito…

4 semanas ago

Filme “A Primeira Profecia”: Sinopse, Elenco e Mais

Confira a sinopse, o trailer e fotos das cenas do filme "A Primeira Profecia", que…

4 semanas ago

Pãozinho Recheado: Receita de Lanche Prático

Aprenda a fazer essa receita super prática de pãozinho recheado, que além de ser um…

1 mês ago

Diferenças Entre Fermento Biológico Seco e Fermento Químico

Composição, modo de atuação e resultados nas receitas: entenda as diferenças entre fermento biológico seco…

1 mês ago