Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula
E aí que, neste fim de semana, recebi a triste notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer na laringe. Deu um aperto no coração. Admiro muito o Lula, e é uma tristeza sem fim que ele tenha que enfrentar essa barra. O diagnóstico saiu no sábado e nosso ex-presidente se internou no hospital Sírio Libanês, um dos melhores de São Paulo, para iniciar o tratamento, que vai passar por sessões de quimio e radioterapia e, possivelmente, uma cirurgia.
Enquanto eu aqui torcia para que Lula vencesse essa luta, surgiu uma campanha entre aqueles 13% que não aprovaram o governo Lula sugerindo que o ex-presidente “desse o exemplo” e, em vez de se tratar em um hospital particular, fizesse seu tratamento pelo sistema público de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).
O que essas pessoas sugerem é que Lula sofra na pele a ineficiência da saúde pública como tantos brasileiros com câncer sofrem e já sofreram, muitos morrendo prematuramente por falta de tratamento adequado. Na semana do dia 24/10/11, os médicos do SUS fizeram uma greve em 21 estados para reivindicar melhores condições de trabalho. Médicos que recebem salários ridículos e trabalham demais em locais sem estrutura e condições precárias. Faltam leitos, profissionais, medicamentos (vale lembrar que os médicos de convênios particulares fizeram paralisação parecida por melhores salários e menos interferência dos convênios das decisões médicas).
Esta é uma campanha fortemente baseada na ignorância e na hipocrisia.
Ignorância porque às vezes acho que as pessoas esquecem da história de vida do Lula. Não se lembram que o ex-presidente, retirante nordestino fugido da seca, vem de um passado de muita pobreza e dificuldades e sabe muito melhor que tantos políticos o que é ter serviços públicos como única opção. As pessoas parecem não lembrar, por exemplo, que Lula já experimentou o gosto amargo da ineficiência do sistema público de saúde quando enfrentou a morte dupla da primeira esposa (aos 22 anos) e do primeiro filho em um hospital público (Hospital Modelo). Esta matéria sobre a moça, Maria da Silva de Lourdes, destaca trecho de uma entrevista em que Lula diz: “No sétimo mês da gravidez, ela pegou hepatite. Ninguém me tira da cabeça que ela morreu por negligência da rede hospitalar do Brasil, por problemas de relaxamento médico. (…) Ela poderia ter sido melhor tratada. Morreu sem que houvesse nenhuma assistência para ela. Eu fui ao hospital e vi. Ela gritava, ela gritava, ela gritava. Não tinha um médico para atender, não tinha ninguém(…). Hoje, eu tenho consciência de quanto um desgraçado de um pobre passa nos hospitais”.
E hipócrita porque não é uma campanha para que políticos tenham maior compromisso com a qualidade dos serviços. É para que Lula, e Lula especificamente, sofra.
Não vi ninguém cobrando do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (médico por formação, aliás) ou do ex-prefeito paulistano e ex-governador paulista José Serra, alguns dos muitos políticos de alto escalão que frequentam o Sírio Libanês há anos, que troquem o tratamento particular no hospital pelo SUS. Eles por acaso são menos responsáveis que Lula pelo sistema público de saúde em São Paulo (cidade e estado), que comandam há anos (PSDB está há 20 anos no comando do estado)?
Alguém fez campanha para que o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, internasse dona Ruth Cardoso em um hospital público, quando ela foi internada no hospital Sírio Libanês por conta de problemas cardíacos? Graças a Deus, não. Nem dona Ruth nem Fernando Henrique mereciam esse desgosto num momento tão sensível e difícil.
Mas FHC, Serra e Alckmin por acaso tem menos dever de dar o exemplo que Lula? Vale lembrar que a presidenta Dilma Roussef e o ex-vice, José de Alencar, também se trataram de câncer no Sírio. Não ouvi um pio sobre SUS nesta época, mesmo se tratando de petistas.
E aí, a “culpa” pela situação do SUS é de quem? E como resolver isso, com sangue político?
Acredito que manifestos, ainda que de sofá (como os deste blog e as campanhas pelo Facebook), são exercícios válidos de democracia e só contribuem para uma sociedade em que todos tem seu direito à palavra. Acredito que devemos, sim, levantar a voz para pressionar o governo para fazer valer nossos impostos e cumprir seus deveres de Estado com a nação. Porém, não acho que protestar com ignorância e hiprocrisia seja construtivo.
Conheça a coleção de receitas de Natal para baixar com opções tradicionais e também versões…
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
View Comments
Parabens Cintia, concordo com genero, numero e grau! Quem apoia a campanha do Lula ser tratado pelo SUS, não somente está agindo com ignorancia, mas com grande hipocrisia!!!
Hipocrisia e ignorancia quem defende ele, pois está sendo tão hipócrita quanto foi o lula que dizia: O SUS é tão bom que gostaria de ficar doente para ser tratado pelo SuS, ora pois agora ele se encontra doente e porque não foi se tratar la, entenderam o que o povo quis dizer em ele ir para o SUS?
Deus que me perdoe ,as vezes penso ele queria tanto ficar doente,que agora esta... só que bem longe do SUS.
Claro que ele não iria para o SUS, afinal o povo paga hospistal de eleite para ele e cia.
Por tanto antes de ficar defendendo procure ver o passado do seu Lulinha!
Márcia, você, com esse seu pensamento imbecil de que a doença é culpa do doente, consegue ser ainda mais ignorante que toda a campanha.
Esqueci de dizer logo os defensores de plantão manda canoniza-lo,rss
Corretíssimo.
O SUS precisa melhorar, e mesmo quando (se) estiver 100% eficiente, ainda precisará.
Mas cobrar do Lula - o migrante nordestino e ex-operário - que vá pro SUS, é preconceito nada disfarçado.
Aliás, poderia ser considerado racismo.
Mais um motivo SIM para ser cobrado dele, por ser como dizem, um retirante nordestino, ex operário e que passou por tantas como todos os brasileiros de classes baixas, deveria ter feito o melhor e não roubar na maior cara dura como fez estes 8 anos de governo.
Se ele é tão bom assim como acham alguns, que vá dar exemplo e se tratar no SUS SIM!!!
Mostrar que quando esteve no governo do Brasil não fez nada a não ser fechar os olhos e dizer que não sabia de nada, enquanto a corja dele mandava e desmandava, roubando e enriquecendo, como o caso dos filhos dele.
Não venham agora querer fazê-lo de mártir porque está doente. Isso não o torna melhor e desfaz a merdas que ele fez nos 8 anos de mandato.
Preconceito?? Que preconceito é esse???
Preconceito uma pinoia!!! Querem é faze-lo de mártir, de bonzinho!! Coisa que ele nunca foi!!!
Parece que o Lula é tão coitado!!
Deve ter sido mais ladrão que todos os outros.
O filho dele de cuidados do zoológico virou um mega empresário. Laranja do pai, só pode.
Mas o Lula é ex-operário. Até perdeu um dedo de tanto trabalhar!!
Não acho que o Lula tem que ter tratamento de SUS, mas que o povo tem que ter tratamento de Lula, povo trabalhador e honesto que só se ferra!!
Concordo plenamente, fiquei triste vendo as pessoas se agredindo com palavras os que eram a favor da tal campanha versus os que eram contra. Acho sim que nosso País está caminhando devagar mais está indo, e não são com ações assim que devemos reagir, Parabéns pela matéria, eu estava realmente esperando um manifesto sobre o assunto, estava inconformada de alguém ainda não ter se posicionado a respeito do fato.
1o. O "protesto" é iniciado por xenófobos, muitos destes, filhinhos de papai que enchem a cara na balada e capotam seus lindos carrinhos importados (ps. e são salvos pelo SUS/SAMUs óbvio), e que em tom mórbido e cretino desejam que nosso ex-presidente Lula se trate pelo SUS.
2o. Não perdendo a deixa, os anti-Lula de plantão, que claro, mantendo um fundinho de preconceito, dão força ao movimento (movimento similar ao CANSEI!) só que desta vez pouco ou mal informados (destes que assistem Globo, leem a VEJA, a Folha....) manifestam seu "protesto" a favor da saúde pública (como se dependessem da mesma...) e ainda argumentam "tem gente que espera na fila", "tem gente que morre todo dia" e "blablablabla".
3o. Depois o inocente, movido pela ignorância desta vez, entende que o "protesto" é válido (bom momento este, utilizar a saúde alheia para melhorar nossos serviços de saúde) e da-lhe força.
4a. Como não podia ser diferente os mais esclarecidos e coerentes, inclusive anti-Lulas, apartidários e afins (não podemos esquecer de FHC) chegam e falam PARA TUDO, que m. vocês estão fazendo??? E pipocam inúmeros depoimentos esclarecedores jornalistas, especialistas, comentaristas de política metendo o pau e detonando o referido "protesto". Ai o mesmo movimento de uma hora para outra perde sua força...
5o. "mimimimi" mas ele não disse isso, disse aquilo sobre o SUS e blablabla... PARA!
Meu conselho: Se você participou deste movimento, sai de fininho, finje que não aconteceu nada e TORCE para que niguem lembre da M. que você fez quando este fato ficar mais esclarecido.
Heeey Cintião,
Bom, eu não vi toooooda a "campanha" que fizeram nas redes sociais então não posso falar se tava sendo num tom político, ignorante, hipócrita...
Mas confesso que vi, sim, 1 mensagem dessa (ou seja, uma parte da "campanha") e pensei sim que poderia ser algo a se pensar, algo por exemplo como a proposta do Cristovam Buarque de que todo ocupante de cargo público deveria ter seus filhos matriculados em escola pública (sendo proibidos de se matricular em escolas particulares), algo similar seria que todo ocupante de cargo público deveria ter seus atendimentos médicos pelo serviço público (da mesma forma, sendo proibidos de utilizar serviços particulares...)
Porque não? É lógico que o tema é muito mais delicado e complicado... Eu não me enquadro nos 13% que não aprovaram o governo Lula. Vou em evento de petista e me chamam de pê-essedebista e vou em evento de pê-essedebista e me chamam de petista... Tô longe de querer o mal pra ele, pelo contrário, tenho situação similar na família e sei a dor que é... Quero que se recupere e tenha vida longa!
Mas depois que a poeira baixar, será que é tão absurda assim a proposta?
Tem gente que acha que a do Cristovam Buarque é absurdíssima tb...
Eu tento ver uma luz no fim do túnel pra tanta p*taria, tanta corrupção, tanta roubalheira desenfreada... de verdade... sem ódio no coração pra querer o mal pra alguém...
É, mas tantos outros já passaram pelo Sírio né? Pq esse auê com o Lula? =(
Ignorante? Hipócrita? Alguns sim... Mas acho q não é um saco só de farinha não.
Bjooooo
Luiz, vc deve ser um PTista muito preconceituoso.
1º, sou filhinho de papai e não capoto carro, muito menos saio bebendo em balada. Reveja seus conceitos.
2º Vem falar que os outros têm preconceito, preconceituoso é vc com esses comentários.
Meu conselho: Respeite a opinião dos outros. Pra mim o Lula se apoia na pobreza, mas é um elitista dos piores!!!
Quem quiser ir pro sus, que vá, o kara trabalhou pra caral..aproveitou as oportunidades...Pra dar um bem estar pra sua família, e pra si mesmo, igual a qualquer um de nós, se tivesse essa mesma chace !!!
Força companheiro !!!!!!!!!!!
Sendo assim, melhor medir as palavras para tentar cativar a sociedade.. isso pode custar caro no futuro !!!!!