Ao longo dos anos, venho compartilhando aqui no blog a minha experiência com problemas ortopédicos, tratamentos, medicações etc. Gosto também de compartilhar as conquistas, e a mais nova é que fiz minha primeira corrida depois da cirurgia do joelho, 7 anos mais tarde! Vem que vou contar tudo.
Da Lesão até a Volta à Corrida: Como Foi
Lesão do Menisco, Cirurgia do Joelho e Recuperação
Lesionei meu menisco em 2016 fazendo a minha primeira corrida de rua (ruptura de menisco discóide). Na época, eu tinha treinado sozinha, correndo na rua, e não fazia musculação, o que facilitou a lesão. Pouco tempo depois, fiz uma cirurgia do joelho e meses de fisioterapia. Foi um processo chato que durou cerca de 1 ano, mas deu tudo certo!
Mas sabem como é: fiquei com medo de voltar a correr, então, apesar de arriscar de vez em quando, não retomei direito por anos. Inclusive, passei por um período de muito trabalho, péssima alimentação, um ganho muito alto de peso (engordei 20 kg) e zero atividade física que não foi nada legal para minha saúde.
A Retomada da Atividade Física
Durante a pandemia, sem sair de casa e comendo pouco e mal, emagreci 10 kg, perdendo muita massa muscular. Tive uma lesão leve no tendão do ombro em uma queda em casa e, durante o tratamento, o ortopedista me recomendou fazer pilates.
Amei o pilates, uma atividade super focada em ganho de mobilidade e massa muscular, fortalecimento mesmo, com professora fisioterapeuta e atenção super de perto para evitar lesões. Me fez muito bem e foi o que me fez relembrar o gosto por atividade física! Deu saudade da vida fitness.
Junto com isso, passei por uma nutricionista que me ajudou a ajusar minha alimentação para perder o sobrepeso sem perder massa muscular. Lá se foram mais 10 kg, mas dessa vez, de forma saudável.
Treino Para a Corrida
Depois de 1 ano e meio de pilates, comecei também a fazer musculação na FitnessLab, uma academia com professores também super atentos, treino personalizado e etc. Uma turma dessa academia se juntou para fazer uma prova de corrida e me convidou.
Com medo, aceitei o convite e comecei a treinar para correr 5K. Não foi um treino muito pesado, meu objetivo era apenas superar o medo e voltar à corrida. E, com sorte, fazer um tempo melhor.
A Corrida Depois da Cirurgia: 5K Sem Dor No Joelho
Já com a musculatura do core e dos joelhos, glúteos etc. mais fortalecida, e também com a orientação dos professores na academia, incluindo exercícios de mobilidade, a experiência foi completamente diferente da primeira vez!
Desta vez, a corrida foi muito mais gostosa. Consegui controlar o pace, manter o fôlego e me divertir durante o percurso. E, para meu orgulho, num tempo menor que da última vez, apesar de estar 7 anos mais velha e operada!
Ah, e importante mencionar: zero dor no joelho!
Agora, vou tentar fazer mais algumas esse ano, ver se pego o jeito, e quem sabe viro uma corredora…