Foi uma oportunidade muito bacana de relembrar duas regras básicas para qualquer casal que tem sonhos maiores que o salário.
A primeira é ter meta de valor a poupar por mês com um objetivo. Que seja pra comprar um imóvel, pagar uma viagem ou, simplesmente, construiur patrimônio. Mas avaliar quanto da renda pode ser poupado mensalmente e estabelecer uma meta a alcançar. Sem a meta, fica difícil controlar os gastos…
A segunda é “se pagar primeiro”. No jargão financeiro, isso significa que não dá pra esperar o fim do mês e poupar o que sobrar. Separar o valor estipulado tem que ser a primeira coisa quando se recebe o salário. O resto vem depois, mesmo que passemos aperto um mês ou outro. Isso é disciplina.
Percebi que nós aqui em casa estamos pecando nesses dois pontos e isso acabou comprometendo nosso pé de meia, que poderia estar bem maior do que está.
O desafio daqui pra frente é controlar melhor nosso rico dinheirinho, que a gente sua tanto pra ganhar, usando essas duas regras e estabelecer objetivos que nos motivem a poupar.
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
Receita prática e versátil, o creme de frango com espinafre sem lactose pode ser recheio…
View Comments
Ah que legal já li esse livro muito bom, pena que eu ainda não pratico, afinal ainda estou namorando, mais sempre faço as economias quando quero algo como objetivo.
Tassi, uma das coisas que o Gustavo Cerbasi falou é que o mais inteligente é começar a poupar com disciplina desde o namoro. Talvez ainda não juntos, depende do momento de vocês, mas cada um por si, pelo menos. Separar todo mês um pouco do salário, R$ 100 que seja, para o futuro. Pode ser um dinheiro para usar no casamento quando chegar a hora, ou para uma viagem, ou pra construir seu próprio patrimônio. Tem uma parte grande no livro dedicada a casais de namorados. Vale a pena, viu?
Menina, amei essas dicas e eu e o mardios estamos cientes que é preciso poupar !!
adorei vc me relembrar disso :D bjos
Lu, precisam mesmo! Assim, a gente pode sonhar com viagens bacanas, criar os filhos com tranqüilidade, se aposentar vivendo bem...
O livro do Gustavo Cerbasi é quase de cabeceira para mim e para meu marido (rsrsrsrs). Se você analisar ele, friamente, consegue ver que lá tem coisas até "bobas" com relação ao dinheiro (modo de dizer que são coisas muito básicas), mas que não costumamos pensar no dia-a-dia. Por isso deixamos ele sempre à mão, com um "memoriol" para conseguir guardar nosso suado $ do pé-de-meia. E graças a isso temos bons resultados ultimamente. :)
Foi uma ótima dica para as leitoras ! bjo
Camila, esse livro tem uns dicas bacanas, né? Eu confesso que não terminei de ler, preciso retomar... Beijos!
eu sou a pessoa mais incapaz de planejar minha finanças do planeta...eu tenho amigos que sabem atá os centavos de quanto tem na conta corrente e poupança...eu sinto muita inveja hahaha
Não tem jeito... vira e mexe isso vira um perrengue... Mas tomamos uma decisão: mercado? Tudo anotado e seguimos a risca... Vem um dinheiro extra? Poupança... Contas? Todas pela metade, entre eu e ele... Assim, damos conta do que queremos para a gente quer, como uma roupinha nova ou uma saída, sem ficar no vermelho. Tem dado certo!
Pietra, é importante manter um controle dos gastos. Assim, é mais fácil ver para onde o dinheiro está indo e, quando é preciso cortar gastos, dá pra ser mais precisa e eficaz!