A BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) faz parte da minha história com o meu marido: nós nos conhecemos no escritório de um site de notícias do mercado financeiro.
Na época do namoro, fizemos uns investimentos rápidos mas, neste ano, voltamos, com o objetivo de construir nosso patrimônio e bancar, no longo prazo, nossos sonhos como comprar um imóvel, investir na nossa educação, criar filhos, ter uma aposentadoria decente, essas coisas.
Como ele tem muito mais contato com o mercado financeiro (ele é economista e trabalha com gente do meio), é ele quem toma a maior parte das decisões: quais ações comprar ou vender, quando e a quanto.
Eu estou sempre ao lado, perguntando tudo, querendo saber dos nossos rendimentos, aprendendo.
Mas nem todas as mulheres têm um marido que trabalha no mercado financeiro. A boa notícia é que a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) lançou em seu site uma área voltada às mulheres, cheia de informações e dicas valiosíssimas.
O mais legal é que tem uma página dedicada às mulheres casadas, que ensina como definir seu orçamento e traçar objetivos financeiros e estratégias de investimento junto com o marido.
Algumas das dicas mais bacanas desta seção:
- Na hora de definir o orçamento: tenha sempre em mente que vocês estão do mesmo lado. O orçamento doméstico não é uma disputa para ver quem pode gastar mais.
- Na hora de traçar objetivos e metas: concentrar seus objetivos de investimento nos sonhos de consumo da família é um erro. Aqui vale a fórmula “meu, seu, nossos”. Divida os objetivos nessas três categorias, para que nem seus objetivos pessoais nem os dele deixem de ser contemplados.
- Na hora de escolher sua estratégia de investimento: além de conhecer sua própria tolerância ao risco, respeite também o apetite do marido para suportar investimentos de maior risco. Emoções fazem parte de qualquer programa de investimento e esse cuidado evitará que você acumule prejuízos em momentos de crise.