E aí que to aqui há pouco mais de duas semanas. Estou naquela fase um pouco estranha de transição, procurando apartamento, aprendendo francês e me adaptando ao clima frio.
São muitas as diferenças entre Genebra e São Paulo, e tenho gostado bastante. Resolvi listar os #GenebraFacts mais curiosos que percebi até agora.
– Suíços confiam bastante na boa fé das pessoas. Você compra passagem de ônibus no totem da estação, mas não precisa passar por nenhuma catraca nem mostrar para o motorista. Não há cobrador. Em teoria, há fiscais que podem pedir para ver sua passagem, mas nunca vimos. No mercado, é você mesmo que pesa os legumes e frutas e indica o código do produto para que a máquina imprima a etiqueta. Pouca fraude leva a pouca fiscalização. Interessante;
– O transporte público é mega eficiente. As estações são bem sinalizadas, dizendo quais ônibus passam por lá, de onde vem e para onde vão, quais os horários exatos em que passarão e, em algumas, um display eletrônico diz quantos minutos falta para o transporte chegar. O ônibus, o tram ou o trollebus passam sempre na hora certa (no minuto exato, sem atrasos) e os intervalos entre eles são de 3 a 7 minutos, dependendo da hora do dia, então nunca estão muito cheios. Além disso, são aquecidos e avisam qual é a próxima estação. Estou amando;
– Nos fins de semana, nada acontece em Genebra. Os restaurantes e mercados fecham cedo no sábado e nem abrem no domingo. Tudo fica quieto nas ruas. Ouvimos dizer que é porque todo mundo sai da cidade para esquiar ou curtir um chalé nas montanhas… Vamos tentar fazer isso neste findis!
– As pessoas não se atrasam. Para nada. Nunca. É até estranho… Você marca um encontro com a corretora de imóveis às 11:30, ela está lá às 11:25. Estou tentando me adaptar…
– All-star não combina com neve molhada. Fiquei escorregando feito uma pata. Agora, só bota;
– Moedas servem para muita coisa! As moedas começam em 5 CHF aqui. Tenho juntado todas as moedinhas de troco e conseguido pagar muitas coisas só com elas.
– O entregador da pizza é velho. A vendedora da loja também. Não são todos, mas é engraçado de ver, vindo de um lugar em que só temos jovens inexperientes nessas funções.
– O pão é delicioso. No fim do dia, é comum ver pessoas nos ônibus e nas ruas carregando uma baguete. Os pães aqui são crocantes por fora, macios por dentro, cheirosos e saborosos… Difícil resistir;
Ah, e novidade. A partir de agora, vou começar a escrever em inglês também aqui no blog. Quem sabe em um ano, quando, se Deus quiser, eu dominar a língua, posso escrever também em francês? 🙂
Para mais praticidade na hora do mercado, confira esta lista de compras para ceia de…
Inspire-se com estes modelos de bolo Game of Thrones com topo de trono de ferro,…
Confira ideias do que servir no Natal, passando por entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas!
Seja para presentear ou para entrar no clima das comidas natalinas, confira esta seleção de…
Aproveite a maquiagem que você normalmente tem em casa e faça um look cadavérico com…
Receita prática e versátil, o creme de frango com espinafre sem lactose pode ser recheio…
View Comments
"as pessoas não se atrasam" esse deve ser o maior desafio pra vc rsrsrs
saudades!!!
Algum "fact" ruim? Se continuar assim vou ter que me mudar pra Genebra também!
olá, sou Portuguesa e estou prestes a ir morar para o Rio de Janeiro. Estou a gostar bastante deste blog, porque de certa forma dá-me uma perspetiva das diferenças que vou encontrar lá. A propósito das limpezas, é curioso que todos os apartamentos que vimos no rio têm sempre o "quartinho da empregada" situação que não se vê por cá e suponho que também não se vê na Suissa. Desejo-lhe tudo de bom e vou certamente continuar a acompanhar essa aventura :)
Olá, Marta! Tens razão, o quartinho de empregada não existe por aqui... Por outro lado, acho curioso o tamanho dos halls de entrada, sempre enormes, mesmo em apartamentos pequenos... Conte-nos do Rio de Janeiro quando chegar lá! Abraços e boa sorte!!