2010 é ano eleitoral. Por isso, recém-casados do meu coração, todos que mudaram para longe da sua zona eleitoral antiga precisam transferir seu título.
É um belo transtorninho, porque os dois têm que ir pessoalmente ao cartório eleitoral da zona da sua casa. O meu, descobri, só atende de segunda a sexta das 12h às 18h. Legal, né? :/
Mas como é um mal necessário, eu e o Cauê já marcamos na agenda e vamos na semana que vem. Compartilho aqui com vocês o passo a passo tirado do site do TRE-SP.
Como transferir meu título eleitoral?
Faça a solicitação pela internet, pelo sistema Título NET, e leve o protocolo gerado ao cartório eleitoral correspondente à rua de sua residência em até cinco dias corridos, juntamente com os comprovantes de votação das eleições anteriores, RG ou outro documento de identificação (o novo modelo de passaporte não é válido como documento de identificação para fins eleitorais, por não conter dados referentes à filiação) e comprovante de endereço recente. O TRE informa os endereços pelos telefones (11) 2858-2100 ou 148 ou você pode consultar aqui, pelo CEP e número da residência. A transferência também pode ser feita diretamente no cartório eleitoral.
Posso faltar ao trabalho para regularizar minha situação eleitoral?
O empregado, mediante comunicação com 48 horas de antecedência, poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário e por tempo não excedente a 2 dias, para o fim de se alistar eleitor ou requerer transferência (artigo 48 do Código Eleitoral).