Caruncho, o maldito bicho-da-farinha

A primeira vez que tive problemas com caruncho foi quando voltei de viagem e meu armário de alimentos estava infestado desses bichinhos infernais conhecidos como bicho-da-farinha.

Todos os potes de mantimentos (que, confesso, não eram potes herméticos e, portanto, não estavam tão bem fechados assim) estavam cheios dessa praga. Quilos de arroz, feijão, farinha, açúcar e sal (sal!! Que naipe de bicho ataca sal, Jesus??) acabaram no lixo.

O foco da desgraça era um pacote de farinha que chegou do mercado furado e eu relevei na época… ÓDIO (ainda mais depois de ler um post no finado blog Melhor Amiga, onde encontrei essa foto).

Assim, o caruncho não é nojento igual barata, mas isso não me impediu de ter um mini ataque histérico. Pô, é bicho, né?

Caruncho, o bicho da farinha

Foi um tal de desmontar as prateleiras, lavar tudo e perseguir os sobreviventes do Baygon com o chinelo… Deixei o armário dois dias tomando um ar e passei álcool em tudo. Todo dia, antes de dormir, to dando uma checada na cozinha toda, matando um ou outro que escaparam.

O que são carunchos

Segundo a Wikipedia, “caruncho, carcoma ou gorgulho é a designação comum a diversos insetos coleópteros pentâmeros que pertencem à família Bruchidae. Por serem fitófagos, alimentam-se, por exemplo, de cereais e feijão armazenados, reduzindo-os a pó, razão por que são considerados insetos daninhos. (…) Os carunchos também são xilófagos, o que quer dizer que perfuram madeiras”.

Neste outro link aqui, tem uma grande explicação das diversas espécies de pragas de grãos com fotos e descrições, para você entender melhor cada um.

Como surgem carunchos

É muito comum a ocorrência de carunchos e outras pragas em alimentos secos como arroz, feijão, farinha, macarrão, milho etc. Esses bichos não apenas se alimentam disso, como põe seus ovos dentro dos grãos (eca!). As larvas, quando saem do ovo, deixam um buraco no grão (por isso, grãos com grandes buracos são indicativos de infestação).

Por isso, existe todo um cuidado de prevenção e controle desde as plantações até o processamento nas fábricas, o transporte das distribuidoras e o armazenamento no supermercado.

Como evitar caruncho

Integridade da embalagem dos alimentos

Na hora de escolher seus alimentos, verifique com atenção a embalagem – ela deve estar inteira e sem buracos. Olhe também para os grãos para ver se encontra larvas ou bichinhos pretos caminhando por entre eles (já encontrei em mais de uma ocasião no mercado embalagens infestadas).

Higienização das compras

Ao chegar em casa, higienize cada embalagem com álcool – como os grãos vem de grandes armazéns das fábricas e são armazenados em grandes quantidades nos supermercados, tem grande possibilidade de ter tido contato com alguma praga. O álcool ajuda a matar qualquer ovo que tenha do lado de fora, o que evita outras pragas também.

Armários limpos, arejados e secos

Os armários e a despensa devem ser ambientes limpos, arejados e sem umidade. Depois de abertos, os alimentos devem ser mantidos em potes beeem fechados (potes herméticos como estes) – isso porque, no caso de aparecer caruncho em algum alimento, ele não se espalha para os outros.

Truque do potinho com café

Outra dica é manter um potinho com pó de café no armário. Para essa, eu não tenho uma explicação, nem comprovação… Só ouvi boatos de que funcionava e passei a usar nos meus armários. Como não me custa nada e parece funcionar, sigo fazendo, risos.

Atenção na hora de cozinhar

Na hora de preparar os alimentos, fique de olho também. Eu sempre peneiro farinha, açúcar e outros ingredientes secos antes de preparar bolos, massas e tortas. Também verifico macarrão e os grãos tipo feijão, grão de bico e lentilha. Se algum bichinho escapou da sua atenção, na hora de adicionar água ou deixar de molho, ele vai boiar e você vai perceber.

Como se livrar de infestação de caruncho

Esses besourinhos malditos são resistentes… Mas é possível se livrar deles, sim.

Encontre o foco da infestação

O primeiro passo é encontrar o foco de infestação – um pacote de onde vieram os carunchos. Coloque dentro de um saco de lixo e dê um nó para isolar.

Álcool neles

O que costumo fazer na sequência (já me aconteceu em umas duas casas) é colocar um pouco de álcool em um copo e pegar um paninho também com álcool e sair à caça no armário. Pego os bichos que estão andando com o paninho e afogando no copo.

Inspecione pacotes de alimentos

Depois, vou olhando pacote por pacote de comida para ver se estão com bicho. Se estiver, lixo. Se não, limpo com álcool e separo até que o armário esteja todo vazio, limpo higienizado com álcool e seco.

Cuidados rotineiros

Se a infestação for pequena, só isso normalmente basta. De tempos em tempos, verifique o armário com atenção de novo e certifique-se de que está tudo bem. Agora, se foi uma infestação muito grande e eles insistem em reaparecer, é o caso de chamar uma empresa de dedetização para combater de forma mais pesada.

Como Tirar Caruncho da Roupa

Recentemente descobri que essa desgraça de bicho não se contenta com a cozinha e tem atacado as roupas das pessoas por aí. Isso porque como falado ali em cima, eles perfuram madeiras e também se alimentam de tecidos.

Então fiz um post sobre como tirar caruncho da roupa com várias dicas e métodos para matar os bichinhos e tirar as manchas das peças.

Espero este post sobre caruncho, o maldito bicho-da-farinha, tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e te ajude a se livrar dessa praga. Tem dicas também? Compartilhe nos comentários!

Confira também: Lista de compras de produtos de limpeza

72 thoughts on “Caruncho, o maldito bicho-da-farinha

  1. Ai Cintia, to rindo muito!!!!
    Fazer o que? Não dizem que “é errando que se aprende”?
    Mas na minha vez vou evitar muuuuita coisa com suas dicas preciosas!
    Já comprei até o mixer pra não ficar cheirando alho e cebola!
    Amo o blog!

  2. Olá Cintia,

    estou casada há um ano e dois meses e já aocnteceu isso comigho tb.. foi no arroz aquelas minhoquinhas nojentas… comprei pote hermético para todos os mantimentos e so compro para já colocar no pote.. mas já observei que na farinha de trigo já está com esse bicho dos infernos !! ooutra coisa q me incomoda demais são as formigas… mas isso tem uma seringa esperta para elas !! beijos Debora Brandão

  3. Cínthia.. relaxa guria… não sou casada ainda, mas na minha cozinha ningém entra não. posso dizer que já sou veterana no quesito dona de casa, e isso já aconteceu comigo várias vezes. Tem coisas que a gente não compra todos os meses, e outras que a gente não usa sempre, portanto, quando vai usar, está assim. It’s normal!!!

    Beijocas e estou esperando visitinha no meu blog hein.

  4. Cíntia, não tem jeito esse bichinho da foto é o gorgulho, eu particularmente tomo o cuidado de peneirar farinhas antes de usar, não costumo jogar fora não, tiro o bicho e uso afinal ela vai cozinhar e nunca, nunquinha compro kgs de alimentos, compro só o que vou usar.
    Esses bichos não aparecem do nada os ovinhos deles estão nas farinhas e eclodem é “normal” acontece com todos, o ideal pra que os ovos não eclodam é que se conserve as farinhas e tal na geladeira, eu como compro só o que vou usar guardo tudo na geladeira, fubá, farinha, açucar, milharina, maisena, tudo
    Só arroz, feijão e milho q eu guardo em potes.
    Boa sorte com os teus bichinhos e tente comprar só o que vai usar, estocar alimentos é ruim por causa disso.

  5. Tudo isso aconte com as recém casadas e com que já estão à muito casadas!!!!
    Só acho que vc deve ser mais clara com essa sua ajudante, afinal casa de recém casados é muita moleza!
    E a árvore?
    Beijocas

  6. Oi, Cintia!
    Isso aconteceu comigo recentemente. Minha mãe, achando que passo fome, me deu um pacote de 5kg de farinha e eu não uso sempre. Aconteceu que o pacote ficou lá e bichou… Simplis assim…
    Tirei tudo do armário. O que tava bichado joguei, o que não tava, guardei e os bichos todos matei (Oh, dá pra fazer poesia).

    Um abração!

  7. uma meleca isso… já tive esse problema também no início. Agora os pacotes chegam do mercado e vão para potes bem fechados. Claro que antes eu dou uma conferida, para ver se os “fulanos” não vieram de carona.
    Investir em potes de vidros (sou um pouco contra plásticos para algumas coisas), além de evitar problemas com os bichos, deixa o armário todo arrumadinho. 🙂
    Esperamos ainda as fotos da viagem.
    bj

  8. Anota aí uma dica da vovó: para evitar que os cereais dêem caruncho basta colocar algumas folhas de LOURO dentro do pote. Prevenção ainda é o melhor remédio! Beijus,

    1. Gostei dessa. Hoje nosso domingo foi limoar armários por conta dessa praga. Conclusão: toda hora vejo se tem algum…kkkkk….amanhã, vou comprar mais potes. Engraçado que minha faxineira, que não limpa armários, me disse que visto 2 carrapatos. Eu que limpo de 2/2 meses. Quase morri por conta das minhas gatas, que nem do apê saem….chamei até a veterinária que virá amanhã consultar minhas 2 filhotas.

  9. Pior que achar os carunhos é quando parece que o produto ficou ali guardado uns dias mais e tá cheio de larvas. Não sei se já aconteceu com vc, mas lá em casa direto eu jogo coisa fora com “corózinho”. E eu tenho pavor deles…
    Eu aprendi a tirar tudo do saco e guardar em potes bem fechados. Não evita o caruncho, porque acho q às vezes tem, sei lá, ovinhos, nas coisas que a gente compra e eles aparecem, mas se aparecer em algum produto não contaminha os demais.

  10. Ps- desculpa, errei o email, ai vai de novo!!
    obrigada!!
    Oi Cintia, tudo bem?

    Puxa, estou com exatamente esse mesmo problema!! Voltei de viagem e descobri meu armario infestado de carunchos. Limpei, mas coloquei as coisas de volta e de vez em quando eles seguem aparecendo, mas nao em massa como estavam antes. Limpei so com Veja alcool e logo em seguida ja guardei as coisas. Seria melhor tirar as coisas do armario e passar um Baygon como voce fez? Funcionou? Eles nao voltaram mais? Joguei uma porcao de coisas fora e diminui um monte…O que voce sugere? Helpppp!!!
    Obrigada!!!

  11. ai Cintia ! Nem se esquenta, minha mãe é uns 25 anos de casada e ja aconteceu varias e varias vezes com ela isto !
    Tente guardar a farinha/milho/outro alimento em um saquinho plástico bem fechado e e outro ao redor mais fechado ainda.
    As vezes resolve, mas as vezes os carunchos conseguem ficar os dois plásticos e dai a marmelada está feita !
    Abraços !

  12. Meninas estou tendo problemas com os bichinhos que parecem larvas (ai que nojoooooooooooooooooooooooooooooooooo), eu já tirei todos os alimentos de onde guardava e passei para o armário e guardei em potes. passei veja + álcool… e essa semana já peguei 2 desles, não consigo achar o foco dessa vez (por que da outra era na farinha)… o que faço… me ajudemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.. kakakakaka bjs

    1. Oi Lia, tudo bem? Eu peguei esses malditos grandes já, não peguei a fase larva… Mas vc viu que eles entrar em madeira também? De repente, o foco desta vez é a madeira do armário… Sugestão? Faz uma dedetização de carunchos e se livra deles antes que destruam suas madeiras! Beijos

  13. Olá pessoal, tudo bem?
    Eu e minha esposa estamos rindo até agora, muito bom o texto. A parte ruim foi que minha esposa com o tal de regime que nunca acaba e tenho que entrar nessa, acabou comprando arroz com 7 grãos integrais de uma marca conhecida (Uncle …) e adivinhem, quando eu estava na última garfada pecebi que tinham dois carunchos, imagina a quantidade que devo ter comido, afinal não percebi, pois alguns grãos são escuros. Liguei na empresa e a primeira pergunta foi se comer caruncho faz mal, a atendente disse que não e vim parar nesse site legal, pesquisando no Google algo a respeito. No dia 02/08 irão trazer um novo pacote, espero que seja sem a criação de carunchos.
    Beijos nas meninas e abraços nos meninos (tudo com o aval da patroa) hehehe

  14. OI Cíntia, esta praga de caruncho se espalhou tanto mas tanto aqui em casa que perdi o controle da situação. Nos andamos pela casa e eles estão voando por toda parte. Ai percebi que os bichos estavam diminuindo. Passado um tempo percebi uns barulhos no meu armário ai, imaginem, era uma lagartixa,fiquei apavorada e a matei, só que era ela que estava acabando com os carunchos. Agora eles voltaram tudo de novo coloquei os alimentos em potes herméticos e pasmem eles furaram os potes. Agora acho que vou criar algumas lagartixas nos armários elas só comem os bichos mesmo e não os alimentos. RSRSRSRS. É uma solução né.
    Beijos Simone.

    1. Ai, Simone, que desespero! Já pensou em fazer uma dedetização? Eu fiz na minha casa contra baratas e formigas e achei ótimo! Barata nunca apareceu, mas formigas já, e desapareceram depois. E eles nem fizeram bagunça, foi só colocar um gelzinho em alguns pontos estratégicos da casa. Não sei se é igual com caruncho, mas acho que vale consultar! Paguei R$ 80 pela DDDrin. Aliás, tá aí um post que to devendo… Beijos!

  15. Oi galera, mártires do caruncho, há uma portuguesa solidária com vocês. Defrontada com o problema dessa bicheza malvada resolvi pesquisar na net e vim parar a este blog. Acabei agora mesmo de deitar uma série de pacotes fora não fosse o diabo tecê-las e enchi o armario de “Raid casa e plantas”. Por agora só restam cadáveres de bichos da farinha. Vamos ver se me livrei deles 🙂 Abraços de Portugal

    1. Oi Célia! Que engraço a gente morar tão longe e ter o mesmo problema! Espero que os bichinhos malditos não tenham voltado a infestar seus armários! Seja bem-vinda por aqui!! Beijos

  16. Gente, tenho uma informação importante sobre esses bichinhos, ocorre que os insetos adultos colocam os ovos nas flores do trigo e, durante o intervalo da colheita até o empacotamento do produto, ainda nao se vê as larvas em desenvolvimento. Dai, depois de empacotado o produto, os ovos já passaram pra forma de larvas e de inseto adulto. Ou seja, não adianta guardar em saco plástico, potes de plástico ou de vidro, porque os ovinhos já estão lá “de fábrica”, o jeito é guardar na geladeira para os ovos não eclodirem. Espero ter ajudado.

    1. Oi Érica, obrigada pela informação! Mas o importante de guardar em potes é evitar que os bichinhos do alimento infectado contaminem outros, como aconteceu comigo… Uma farinha com carunchos mal fechada e perdi um armário inteiro de arroz, feijão, sal…

  17. Olá meninas, estou com o mesmo problema dos carunchos maledetos… pesquisando na net achei este blog (show de bola, por sinal) e resolvi compartilhar com vcs:
    Apareceram alguns bichinhos num pacote de macarrão há uns 2 meses lá em casa. Limpamos, desinfetamos, arrumamos e estava tudo ótimo quando… ZAZ! Sábado passado lá estavam os infelizes de novo! Mas além do armário de mantimentos, que agora está praticamente lacrado com potes herméticos, filme plástico e tudo o mais, notei que alguns estavam saindo de cima do armário embutido… taquei inseticida! No dia seguinte achei um em cima da minha cama… Quando desencostei a cama, tinha uma meia dúzia no rodapé, prestes a me comer durante o sono!!!
    Qual foi a minha surpresa qdo resolvi ligar na dedetizadora e me contaram que o bichinho além de vir de brinde na farinha, voa, come madeira e até colchão!
    Então brincadeiras à parte, se vcs tem amor aos seus móveis corram dar um jeito neles pq inseticida não funciona para as larvas.
    Minha maior preocupação agora é se ficar um perdido por lá, acho q vou dedetizar os armários com roupa e tudo!!!
    Bjks e boa sorte a todas!

    1. Ai que pesadelo, Luciana! Espero que a dedetização resolva! Eu dedetizei a casa contra baratas e formigas e achei que valeu super a pena! Beijos

  18. Oi Cíntia!
    Só pra constar, a dedetização deu super certo. O único inconveniente foi ficar fora de casa por 2 dias, porque ficou inabitável depois que pulverizaram o veneno… aquele gelzinho padrão não funciona, só é aplicado uma semana depois pra evitar a reinfestação.
    Finalizando, após a dedetização, no dia da limpeza, minha casa tinha virado um verdadeiro cemitério de caruncho. Tinha bicho em tudo que é lugar! Eca!!!
    Enfim, casa limpa e, principalmente, livre desta e de outras pragas. Ah, cabe mencionar: paguei R$ 100 pela dedetização. E valeu a pena, recomendo!
    Beijos

  19. Acabamos de identificar por esse site o bicho que estava infestando a nossa despensa. Pegamos todas os grãos que estavam infestados e mergulhamos em água (elas morrem afogados depois de algum tempo – a Carol não quis infestar restos com inseticidas arriscando algum bicho de rua pegar os restos no lixo e se envenenar). Por algum tempo achamos que eram brocas de madeira e estávamos empregando o método errado de combate. Vale uma dica pra ajudar: percebi que vários morreram ao redor daquelas armadilhas de baratas que se compram nos mercados, então já espalhamos mais algums delas por aqui.

    1. Jonas e Carol, fico feliz em ter ajudado vocês a perceberem qual era o problema. Nunca tinha pensando nessa possibilidade, de um bicho de rua ir revirar o lixo e se contaminar. Obrigada pela dica, vou tomar mais cuidado com meu lixo! Afinal, meus gatinhos, antes de serem adotados, vivam na rua e poderia ter acontecido algo parecido com eles… Beijos!

  20. Cíntia, que alívio achar este post. Achei que estava enlouquecendo e que era a única a ter um armário com alimentos infestados. Pelo que pude constatar pelos ótimos comentários já postados, não estou só nesta batalha contra carunchos, gorgulhos e larvas! Acabei de desinfetar o armário, revisar todos os alimentos e colocar tudo em potes herméticos. Vamos ver se ajuda. Meu problema é com larvas que andei encontrando em arroz, farinha de mandioca, pipoca, etc. Amei a dica que o pessoal deu do louro no feijão, e de não armazenar muita coisa mesmo, só poucas quantidades do que estamos usando. Eu só acho perigoso ficar colocando muito veneno dentro de armários de alimentos, especialmente a Célia ai acima que disse ter deixado um Raid dentro. Eu sou muito desconfiada de inseticida e sempre acho que são muito tóxicos. E ainda bem que nosso sistema imunológico dá conta, porque pelo visto a gente come ovinhos e bichinhos aos montes sem saber….. 🙁

    1. Ai, Petrucia, todas nós nos sentimos as únicas atacadas de início, eu acredito… Também fiquei feliz de ver que é mais normal do que parece. A gente vai aprendendo, né?

  21. Oioi Cíntia… menina eu já estou enlouquecendo com esse insetinho nojento, meu armário também foi “povoado” com essas criaturas que atacaram desde os alimentos até a minha caixinha de remédios, devorando uma neosaldina inteirinha vc acredita?!!! O.o
    Fiquei perplexa.. o coitado nunca mais vai ter dor de cabeça kkkkkkkk.. Bom mas enfim, fiz um tour pelo supermercado enchi a casa de potinhos herméticos, mas qual não foi minha surpresa hoje no jantar… fui pegar o fubá prá empanar um peixinho, hum lá estavam eles, em forma de larvas, que chamo de bigatinhos, e moooooorro de nojo ecaaa… e já como os bichinhos nojentos voadores que por mais que eu faça (já limpei, desinfetei, dedetizei, joguei até remédios novos fora) nada resolve, logo eles reaparecem e pelo q percebi tbm, já vêem do supermercado msm dentro dos saquinhos fechados.. o jeito é colocar tuuuudo na geladeira e esperar q essa seja a melhor solução… Agora, só de pensar q comemos ovinhos sem perceber affffff.. fico pra morrer.. perae q vou ali rapidinho vomitar um pouquinho de tanto nojo ecaaaaaaaaaaaaaaaa….. kkkk beijo Fui!!!!!

  22. Olá, queridos! No momento também estou com este problema: primeiro comecei a encontrá-los passeando pela cozinha. Quando verifiquei no armário, tinham dois pacotes de macarrão lotados de carunchos. Então lá fui eu para a labuta: tirei tudo de dentro do armário, verificando dentro de todos os pacotes minuciosamente, passei pano molhado com vinagre e troquei os forros. Desde esse dia, não os encontro mais pela cozinha, nem pela casa. Acredito que acabei com eles, mas concordo com a Petrucia quando diz ser perigoso espalhar inseticida dentro do armário da cozinha. Quanto a acabarmos comendo alguns insetos sem querer, é pura proteína! Afinal os índios e os orientais sempre se alimentaram de insetos e nunca morreram por isso. O ideal seria de pudéssemos utilizar um método natural, ou seja, usar um predador natural para acabar com essas pragas, tipo a lagartixa que a Simone sugeriu. Boa sorte para nós contra estas PRAGAS MALÍGNAS!! Bjs a todos!

  23. Ai, gente, nem conto que parei de comer feijão completamente há 4 meses por causa dos malditos bichos. Uma vez, me deu um “estalo” e fui dar uma olhada no feijão já pronto pra ver se tinha bicho. Achei um monte de bicho que parece uma minhoquinha meio rosada. Desde esse dia, não como mais feijão em lugar nenhum. Nem na minha casa, onde ele é sempre muito bem catado por mim, que sou neurótica com isso. Alguém já viu esses bichinhos? Uma amiga me disse que não é bicho, é um negócio que fica grudado no feijão e solta qdo cozinha. Mas por via das dúvidas..

  24. Olá, estou chegando com atraso no assunto. Mas resolvi assim mesmo deixar registrada minha indignação com um produto que adquiri há cerca de 2 semanas, em uma rede de supermercados bem conceituada. Ia fazer uma polenta e resolvi peneirar, como disse a Cláudia. Nossa, que desagradável. Os carunchos estavam lá, reunidos. O produto é recente e vence em setembro, mas hoje, 23 de junho, já estava naquela situação. Escrevi ao mercado e à empresa produtora, porque há solidariedade, decorrente do CDC. Assim mesmo, meu almoço ficou restrito. Não faço mais nada sem peneirar. Ainda mais que li, num “site” há pouco, que esses bichinhos também podem causar problemas. Deus abençoe a todos.

  25. Olá…vi o comentário da Ingrid sobre o feijão e aconteu comigo também. depois de cozinhar o feijão aparecem umas coisinhas rosas, não sei se é algum bichinho que estava dentro do feijão…oque é estranho é que eu limpo, lavo deixo de molho e só depois de cozinhar na ´pressão o feijão solta essas coizinhas… alguém sabe oque pode ser isto???

  26. Boa noite,
    Estou com sérios problemas tb,direto stou encontrando estas tais larvas no arroz..jogo saco de arroz fora.O pior q o meu é cesta básica da empresa do meu marido e querendo ou n sempre fica estocado.
    Me da uma luz p acabar com estas larvas,n aguento mais desperdiçar enquanto tem muitos precisando…
    grata

  27. Olá … senhoras e senhoritas,me desculpe entrar na conversa tão animada de vocês,mas tenho uma informação para deixar a todas.
    “As larvas são denominadas bichos da farinha porque podem ser portadoras de um parasita solitário, que é prejudicial às pessoas que comem pão mal assado. Tanto as larvas como os adultos de uma espécie de besouro aparentada com o besouro do bicho da farinha atacam a pele de certas aves e seus filhotes. Chegam até a entrar num ovo que está prestes a rebentar e matam o embrião.”
    Então o certo é jogar fora quando se tem muito ou peneirar muito bem.Estes bichinhos há um tempo atrás eu tinha um colar de coquinhos invernizados e de alguns anos ,olha ele estava dentro de um saquinho de pano,tive que jogar fora o saquinho de tanto bicho que tinha ,pra naõ jogar fora o colar,mergulhei ele na água,nossa!!!! nunca vi tanto bicho de farinha(caruncho,como falam )na minha vida.
    TÁ AÍ O RECADO,CUIDADO O BICHO FAZ MAL TAMBÉM PRA SAÚDE!
    ABRAÇOS .

  28. Eu acabei de conhecer seu site, pesquisando no google sobre como me livrar dos carunchos, e gostei tanto do post e dos comentários que comecei a ler outros posts daqui, e simplesmente me apaixoner pelo site. Parabéns pela qualidade!! vou vir sempre aqui!! Beijos e mais uma vez parabéns!!

  29. olá, galérinha.
    Estava pesquisando sobre este inseto e achei o blog.
    O meu problema é que minha mãe ganhou vários pacotes de arroz, não sei de quem, e vieram com os gorgulhos. Meus pais colocaram o arroz em uma bacia para tomar sol e talvéz matar os incétos. Foi quando resolvi pesquisar sobre seu ciclo de vida. Será que minha mãezinha arrumou problémas e uma pragazinha?

    Obrigado e um abração!
    Parabéns pelo blog.

  30. Ola meninas, nossa de uns dias pra cá tenho visto uns bichinhos andando pela casa… uns bichinhos que nunca vi na minha vida… e ontem fui olhar no armário, quando eu abri uma caixinha de chá, Noooossa gritei… um monteeee, ali era o ninho deles… ecat… hoje comentei com uma amiga, ela me disse que era “Caruncho”, eu falei mas que diabo é isso… kkkk ai resolvi pesquisar e achei aqui o blog… agora já li as dicas e vou comprar potes de vidro para guardar as coisas… é horrível esses bichinhos, eles são pequenos e tenho medo de não ver e comer, já pensou? arrrr…. Bjsssss

  31. Boa noite, gente, boas dicas, achei que o gorgulho (caruncho) se dava por sujeira, acúmulo de sujeira em lixos e restos de alimentos, mas por aqui acabei de descobrir que não é. Agora, alguns meses átras descobrir que eles também atacam alimentos que estão na geladeira, como a minha geladeira era velha e não possuia o sistema frost free e não gelava como deveria acho que poderia ser isso também, mas valeu as dicas.
    Grato.

  32. Descobrí uma fórmula infalível para evitar carunchos nos alimentos.É muito simples: guarde os grãos na geladeira ou freezer.Não estraga,não altera o sabor e os bichos não aparecem. Outra coia é guardar em sacos fechados à vácuo(shoptime vende por R$ 200,00),já comprei,mas uso mais a geladeira ou freezer.

  33. Nossa estou ficando louca por causa desse bichos , já descobri o foco no meu armario e ainda continuo vendo esses bichos no teto da cozinha e já estão na sala vcs sabem de alguma metodo natural para acabar com eles , pois tenho uma criança de 1 ano e usar inceticida não vai dar certo. obrigada

  34. Estou com o mesmo problema da Dayane, ja encontrei esses bichos até nos quartos dos meus filhos. Já olhei nos armários, na geladeira e nada deles, mas em compensação nos quartos, aff. Não sei o que fazer pra acabar com eles. Alguém me ajude por favor.Obrigada

  35. Shoptime vende “Seladora Fun Kitchen” R$ 229,00.É só colocar os grãos ou farinhas nos saquinhos, extrair todo o ar(vácuo),selar e os alimentos ficam embalados como pedra(tipo café embalado à vácuo).Sem ar os insetos não se reproduzem,inclusive esses alimentos duram por até 5 anos sem perder o sabor nem as propriedades alimentícias.Tenho um apartamento na Costa Verde-Rio de Janeiro – Região de Praias,não faço compra desses alimentos há mais de 1 ano e meio.É só abrir a embalagem(que é reaproveitável)e utilizar os alimentos.

  36. Não sei se você hoje já consegue viver totalmente livre desses indesejáveis intrusos, mas, acho que vale deixar aqui o artigo deste site, muito interessante!! [Obs.: Casada há 32 anos, já me deparei várias vezes com os carunchos querendo fazer a festa por aqui, pois eles vêm de ‘penetras’, mesmo; acabo rapidamente com a alegria deles na base da borra de café, do vinagre – que eles odeiam – e do louro, sem causar maiores estragos, ou perigo, à natureza!]

    http://solucoeslucymizael.com.br/eliminar-acabar-com-caruncho-gorgulho/

  37. ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh socorro!!! E como saber se eles estão nos armários do quarto ou da sala???? q troço desesperador, cheguei a conclusão que não quero mais comer!!!!

  38. Ri muito com seu texto, e vc já ta rindo deste dia? afinhal já está no prazo que vc deu (rir em 5 anos) kkk… to passando pelo mesmo aqui em casa, o mais incrível é q sou recem casada e cheguei de viagem.. será q é sinal de sorte? Achei muito interessante que os carunchos do meu shake morreram… pelo visto naum faz bem a saude… bjão

  39. vi no site da globo resportagem, medico diz que não faz mal a saude consumir alimentos que tenham alguns carunchos…. Pra evitar que apareçam, limpe armarios sempre e vi num site que deixar folha de louro no arroz armazenado eles não chegam perto.

  40. Adorei seus comentários evolha tenho 22 a
    Nós de casada e nunca tinha me acontecido isto. Limpamos e mexemos sempre no armário, fui notar na parte bem superior onde guardo uns descartáveis! Nem conhecia este bicho….claro que fiquei onça com a faxineira, pois limpas as portas do armário e não vê o que tem dentro? Só limpa a tampa da porta e não sua lateral como ja falei..bom..entrei e vi vários postscpara conhecer estes bichos horríveis! Tenho pouco espaço em casa então não estoco muito..acho que foi embalagem meio furada e não dei bola ou as coxa de papelão de mercado que tenho usado ultimamente do mercado!!aff limpeibtudo..espero q não voltem.bjs

  41. Então, animem-se!
    Passei por isto recentemente com meus 5kg de arroz integral orgânico – pedi ajuda a um amigo, Chef de cozinha orgânica e ele me ensinou – isso é normal: os carunchos depositam seu ovos nos alimentos e depois de algum tempo eles eclodem – então, não é culpa sua, nem da faxineira nem de ninguém…
    Qual a solução? Ao comprar cereais ou farinhas, coloque o produto no freezer por 24h – isso vai exterminar todos os ovos, larvas e insetos que porventura estejam no produto – depois, abra as embalagens e deixe em recipiente coberto, mas em local seco e ventilado para que qualquer umidade evapore – em seguida, armazene em recipientes secos e local adequado!

  42. Não li a matéria, mas achei incrível vc publicar com este tamanho de fonte. Pense em um texto complicado de se ler, considere aumentar a fonte para facilitar a leitura

  43. Genteee acabei de passar por isso .!! Tô aqui no sofá cansadinha de ta matando essa praga horrível eu coloquei um vidrinho com álcool e fui catando um por um até que feliZmente consegui acabar com eles ( pelo menos eu acho)! Joguei fora macarrão trigo biscoitos ?? trágico! Meu marido pra me ajudar fizemos um montinho e e tocamos fogo. gente essa praguinha é horrível. Bom eu tambem sou recem casada e tem coisas que temos que passar, tudo tem sua vez ?

  44. Você sabe me dizer se essas praga pode aparecer na sala? Quarto? Em outros comodos fora a cozinha! Pois essa semana achei um bicho desse na minha cama, fiquei louca tirei roupa de cama e tudo.. Ai hoje encontrei outro na “pia” do banheiro e outro na cama.. estou desesperada pois morro de medo desses bixo 🙁 … Nao sei oque fazer! Tenho medo ai para mim tem em todo lugar. ja fico aguniada achando que vai me fazer algo pode “picar” kkk e me fazer mal … Alguem me ajudaaaa :((((

    1. Lauanda, que desespero!! Acho que o melhor é chamar uma empresa de desinsetização para avaliar e exterminar! Um beijo e boa sorte!

  45. Oi Cintia aqui em casa esta aparecendo uns bichinhos q parecem uma mini joaninha…sao marrons e voam…encontro na farinha, nos cantinhps do armario, vcs sabe me dizer que bicho é esse?

    1. Franciele, me parece que sua casa foi atacada por eles… os malditos carunchos! Hehehe… Minha solução foi: jogar tudo que estava contaminado fora, lavar armários e potes e depois passar alcóol, guardar os alimentos abertos sempre em potes herméticos e colocar um tupperware com pó de café e sem tampa dentro de cada armário que tenha grãos (essa última não sei se funciona, mas pelo sim, pelo não, tá lá!). Um beijo!

  46. Acabei de passar por essa situação 🙁 Do dia pra noite minha casa está infestada de caruncho, principalmente a despensa. Já joguei tudo fora, passei aspirador, álcool, desinfetante, tudo… A empresa de dedetização veio, colocou placas específicas para atrair o caruncho (tipo uma armadilha), e DO NADA, surgiram MUUUUUITAS mariposinhas de grão aqui. Fui checkar, e sim, elas estavam aglomeradas nas placas (e voando pela casa tb, claro). Estou cho ca da, quis resolver o problema do caruncho, e agora to cheia de mariposinha 🙁 desequilíbrio ecológico na pele… queria saber se isso aconteceu c mais algm!!

    1. Renata, que pesadeloooo! Kkk… Mas ainda bem que você descobriu enquanto estava dedetizando! Um beijo e tomara que tenha resolvido o problema!

  47. Olá Cíntia, gostaria de saber se o caruncho já estava no pacote quando você o comprou?

    Aqui em casa tbm tive desses carunchos em um pacote de macarrão. Mas, só percebi depois de aberto.
    Obrigada.

    1. Oi, Kátia. Provavelmente, sim… Mas hoje em dia, verifico todos os pacotes no mercado, higienizo antes de guardar e olho de novo na hora de abrir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top