A primeira vez que tive problemas com caruncho foi quando voltei de viagem e meu armário de alimentos estava infestado desses bichinhos infernais conhecidos como bicho-da-farinha.
Todos os potes de mantimentos (que, confesso, não eram potes herméticos e, portanto, não estavam tão bem fechados assim) estavam cheios dessa praga. Quilos de arroz, feijão, farinha, açúcar e sal (sal!! Que naipe de bicho ataca sal, Jesus??) acabaram no lixo.
O foco da desgraça era um pacote de farinha que chegou do mercado furado e eu relevei na época… ÓDIO (ainda mais depois de ler um post no finado blog Melhor Amiga, onde encontrei essa foto).
Assim, o caruncho não é nojento igual barata, mas isso não me impediu de ter um mini ataque histérico. Pô, é bicho, né?
Foi um tal de desmontar as prateleiras, lavar tudo e perseguir os sobreviventes do Baygon com o chinelo… Deixei o armário dois dias tomando um ar e passei álcool em tudo. Todo dia, antes de dormir, to dando uma checada na cozinha toda, matando um ou outro que escaparam.
O que são carunchos
Segundo a Wikipedia, “caruncho, carcoma ou gorgulho é a designação comum a diversos insetos coleópteros pentâmeros que pertencem à família Bruchidae. Por serem fitófagos, alimentam-se, por exemplo, de cereais e feijão armazenados, reduzindo-os a pó, razão por que são considerados insetos daninhos. (…) Os carunchos também são xilófagos, o que quer dizer que perfuram madeiras”.
Neste outro link aqui, tem uma grande explicação das diversas espécies de pragas de grãos com fotos e descrições, para você entender melhor cada um.
Como surgem carunchos
É muito comum a ocorrência de carunchos e outras pragas em alimentos secos como arroz, feijão, farinha, macarrão, milho etc. Esses bichos não apenas se alimentam disso, como põe seus ovos dentro dos grãos (eca!). As larvas, quando saem do ovo, deixam um buraco no grão (por isso, grãos com grandes buracos são indicativos de infestação).
Por isso, existe todo um cuidado de prevenção e controle desde as plantações até o processamento nas fábricas, o transporte das distribuidoras e o armazenamento no supermercado.
Como evitar caruncho
Integridade da embalagem dos alimentos
Na hora de escolher seus alimentos, verifique com atenção a embalagem – ela deve estar inteira e sem buracos. Olhe também para os grãos para ver se encontra larvas ou bichinhos pretos caminhando por entre eles (já encontrei em mais de uma ocasião no mercado embalagens infestadas).
Higienização das compras
Ao chegar em casa, higienize cada embalagem com álcool – como os grãos vem de grandes armazéns das fábricas e são armazenados em grandes quantidades nos supermercados, tem grande possibilidade de ter tido contato com alguma praga. O álcool ajuda a matar qualquer ovo que tenha do lado de fora, o que evita outras pragas também.
Armários limpos, arejados e secos
Os armários e a despensa devem ser ambientes limpos, arejados e sem umidade. Depois de abertos, os alimentos devem ser mantidos em potes beeem fechados (potes herméticos como estes) – isso porque, no caso de aparecer caruncho em algum alimento, ele não se espalha para os outros.
Truque do potinho com café
Outra dica é manter um potinho com pó de café no armário. Para essa, eu não tenho uma explicação, nem comprovação… Só ouvi boatos de que funcionava e passei a usar nos meus armários. Como não me custa nada e parece funcionar, sigo fazendo, risos.
Atenção na hora de cozinhar
Na hora de preparar os alimentos, fique de olho também. Eu sempre peneiro farinha, açúcar e outros ingredientes secos antes de preparar bolos, massas e tortas. Também verifico macarrão e os grãos tipo feijão, grão de bico e lentilha. Se algum bichinho escapou da sua atenção, na hora de adicionar água ou deixar de molho, ele vai boiar e você vai perceber.
Como se livrar de infestação de caruncho
Esses besourinhos malditos são resistentes… Mas é possível se livrar deles, sim.
Encontre o foco da infestação
O primeiro passo é encontrar o foco de infestação – um pacote de onde vieram os carunchos. Coloque dentro de um saco de lixo e dê um nó para isolar.
Álcool neles
O que costumo fazer na sequência (já me aconteceu em umas duas casas) é colocar um pouco de álcool em um copo e pegar um paninho também com álcool e sair à caça no armário. Pego os bichos que estão andando com o paninho e afogando no copo.
Inspecione pacotes de alimentos
Depois, vou olhando pacote por pacote de comida para ver se estão com bicho. Se estiver, lixo. Se não, limpo com álcool e separo até que o armário esteja todo vazio, limpo higienizado com álcool e seco.
Cuidados rotineiros
Se a infestação for pequena, só isso normalmente basta. De tempos em tempos, verifique o armário com atenção de novo e certifique-se de que está tudo bem. Agora, se foi uma infestação muito grande e eles insistem em reaparecer, é o caso de chamar uma empresa de dedetização para combater de forma mais pesada.
Como Tirar Caruncho da Roupa
Recentemente descobri que essa desgraça de bicho não se contenta com a cozinha e tem atacado as roupas das pessoas por aí. Isso porque como falado ali em cima, eles perfuram madeiras e também se alimentam de tecidos.
Então fiz um post sobre como tirar caruncho da roupa com várias dicas e métodos para matar os bichinhos e tirar as manchas das peças.
Espero este post sobre caruncho, o maldito bicho-da-farinha, tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas e te ajude a se livrar dessa praga. Tem dicas também? Compartilhe nos comentários!
Confira também: Lista de compras de produtos de limpeza