Tolerância e gentileza são duas das maiores chaves para casamentos bem sucedidos. E uma das formas de exercitar essas duas virtudes nos é dada todo santo dia: a posse do controle remoto.
Fim de dia, os dois cansados do trabalho, terminada a janta vocês decidem ver uma TVzinha antes de dormir. E aí, quem escolhe o que assistir? Jogo ou novela? Filminho romântico ou aquele programa de ferro velho da Discovery?
Lá em casa, a gente não tem uma regra, mas tenta levar no bom senso. Procuramos programas que os dois gostem (como nossos favoritos do momento: Man vs. Food, na Warner, e Em casa com Jamie Oliver, da GNT), mas nem sempre é possível.
Mas se tem jogo do Tricolor, eu nem discuto. Se está passando Dr. Phil, ele nem se manifesta. Eu não gosto de jogo nem ele de Dr. Phil, mas nenhum dos dois vai para o quarto assistir à outra TV. Isso é a tolerância. Aquele que não gosta do que está passando lê um livro, atualiza o blog, faz a ronda no Facebook, brinca com os gatos, enfim.
Mais importante que o programa que está passando na TV, na minha opinião, é o momento de convivência do casal. É deitar no colo do outro, receber um cafuné e ficar lá, às vezes sem nem conversar, só curtindo a presença do outro.
Às vezes acontece de passar, ao mesmo tempo, dois programas diferentes que cada um quer ver. É aí que vem a gentileza. Um dia cedo eu, outro dia, ele.
Cada casal tem sua dinâmica e sabe o que funciona ou não entre os dois, mas o importante é manter a sala de TV como um ambiente de convivência, e não de guerra.
Foto: dimafoto/iStockphoto