Vi uma matéria interessante no The Nest (blog gringo muito legal pra recém-casadas): 15 coisas fazer antes de ter filhos (em inglês). A lista tem coisas como voar de primeira classe, ficar bêbado com os amigos na hora do almoço, curtir as festas até o finalzinho, usar muitas roupas com tecidos especiais e se arriscar na carreira.
Já fiz muitas coisas da lista e tem outras que não me apetecem muito, mas adorei a idéia de colocar metas antes da chegada dos filhotes, para que a gente não fique com a sensação de que perdeu alguma coisa quando eles chegarem, sabe?
Então aqui vai a lista das coisas que acho importantes qualquer casal fazer antes de ter filhos!
1) Fazer uma bela viagem de casal
Nosso sonho é fazer uma viagem de carro pelo interior da França ou Itália. É o tipo de coisa que custa caro, mas deve ser maravilhoso – e muito difícil de se fazer quando já se tem filhos. Qual é a sua viagem dos sonhos?
2) Fazer um pouco de terapia
Todo mundo tem um trauma de infância, uma mania chata, um temperamento difícil, uma obsessão com alguma coisa… Acho super importante que, antes de ter filhos, a gente se trate um pouquinho, resolva coisas do passado, aprenda a lidar com medos, a controlar a raiva, a desapegar de paredes brancas… Afinal, nossos futuros filhinhos merecem pais bem resolvidos!
3) Estabelecer um estilo de vida saudável
Atingir o peso ideal, fazer atividade física regularmente, monitorar a saúde e comer de maneira saudável entram nessa categoria. Todo mundo diz que é super difícil cuidar de si mesmo quando você tem picurruchos pra cuidar, que dirá mudar o estilo de vida. E já que, como pais, teremos de ensinar nossos filhos a viverem saudavelmente, nada melhor do que aprender primeiro!
4) Abandonar maus hábitos
Que tal deixar pra trás maus hábitos como fumar, beber demais, trabalhar além da conta? As crianças vêem nos pais exemplos de adultos e queremos que tenham ótimos exemplos!
5) Dar um passo à frente na educação
Estudar é coisa chata (alguém discorda?), mas é super necessário para que a gente suba na vida. Aproveitemos pra fazer uma graduação, pós-graduação ou MBA enquanto temos tempo para estudar, em sala de aula ou em casa.
6) Trabalhar muito
Agora é a hora para trabalhar muito, crescer na carreira e ganhar muito dinheiro. Afinal, não temos hora pra chegar em casa e ninguém morre se você tem que trabalhar no fim de semana. Tudo bem, quando você tem filho, ninguém morre por isso também, mas fica mais complicado.
7) Colocar as finanças em ordem
Que tal aproveitar que os gastos da família se restringem a vocês dois para colocar as finanças em ordem? Fazer um planejamento é fundamental para a saúde financeira do casal, tanto hoje quanto no futuro. Assim, a gente pode se preparar para comprar carro, casa etc. e para receber os filhos sem sufoco. Porque pelos 20 anos seguintes, seremos responsáveis pelo sustento dos pimpolhos. Educação, roupas, brinquedos, saúde e tudo mais que nossos pais bancaram pra nós até virarmos adultos. O planejamento ajuda a passar por toda essa fase e, de quebra, se aposentar bem. Quem não quer?
8 ) Treinar
Safadinhos, já acharam que eu tava falando sobre treinar o “fazer” filhos, né? To falando de treinar ser mãe e pai. Que tal se oferecerem pra cuidar dos sobrinhos um dia? Vale levar em algum parque temático, só prum passeio no shopping ou até ficar de baby sitter enquanto os pais vão jantar. Outro jeito de treinar é cuidar de bichinhos de estimação, como contei no meu post Treinando pra ser mãe. Não é a mesma coisa, óbvio, mas dá pra ter uma idéia do que esperar!
9) Investir no relacionamento do casal
Já vi muito casamento acabar na época em que os casais estavam tentando engravidar sem sucesso. O estresse foi tão grande que as partes não aguentaram e jogaram a toalha. Já imaginou os filhos chegarem a relação ruir? Isso acontece muito e precisamos nos cuidar pra evitar.
E vocês, que itens colocariam na lista?