Neste momento de distanciamento social por conta do coronavírus, muitos escritórios colocaram seus colaboradores em esquema de trabalho remoto. Trabalho com internet há muitos anos e já passei por diversas situações de trabalho home office, então compartilho com vocês dicas para trabalhar de casa de maneira produtiva.
Mantenha uma rotina de horários
Como você não precisa se deslocar até o escritório, os horários podem ficar bagunçados – tanto para começar a trabalhar quanto para parar. Para ter maior produtividade, manter uma rotina de horários similar à do trabalho ajuda muito.
Isso significa começar a trabalhar no mesmo horário em que está acostumado, fazer uma pausa para o almoço e terminar o expediente na mesma hora de sempre. Lembre-se de avisar aos colegas e gestores na hora que for fazer sua pausa, para não passar a impressão de estar ausente.
Determine um espaço dedicado ao trabalho
No home office, há uma confusão em relação ao ambiente. Você está, ao mesmo tempo, em casa e no trabalho. Isso tem seus lados positivos, mas pode também gerar um problema de concentração: você nunca está 100% em casa nem 100% no escritório. Ou seja, pode acabar não conseguindo realizar nenhuma das tarefas relacionadas a qualquer um deles de maneira completa – e, ao mesmo tempo, sentindo-se sobrecarregado.
Portanto, a dica é ter um espaço dedicado para trabalhar de casa. Se você tem um quarto extra, faça dele seu escritório. Se não, escolha o local ideal e institua-o como seu local de trabalho: vale a mesa da cozinha ou um canto do sofá. A ideia é que, para começar o dia, você “entre” no escritório e, durante as pausas e no fim do dia, se afaste dele. É importante também que você use esse espaço apenas para trabalhar, e realize outras tarefas da casa em outro lugar. Assim, fica mais fácil fazer essa separação mental entre trabalho e casa.
Arrume-se como se fosse participar de uma vídeo conferência
É comum que, no home office, a gente dê uma relaxada no visual. Porém, para não ser pego numa saia justa, arrume-se o suficiente para estar pronto para uma vídeo conferência a qualquer momento (principalmente se seu chefe não tem costume com trabalho remoto e seja do tipo que quer “checar” os funcionários de surpresa).
Liste as tarefas do dia e se alinhe com seu gestor
Um lado importante do trabalho remoto é mostrar para seus gestores que você não está “de folga” em casa, e, sim, trabalhando. Alguns já estão acostumados a esse modelo de trabalho, mas outros podem querer ficar mais em cima.
Para evitar problemas, liste as tarefas do dia e alinhe com seu gestor, dia a dia. Assim, ele sabe no que você está trabalhando, em qual prazo receberá quais entregas e por aí vai.
Faça pausas controladas
No escritório, é comum fazermos pausas para pegar um café, esticar as pernas e descansar a cabeça. Em casa, é importante manter esse hábito, tomando o cuidado de não se distrair com as tarefas domésticas e perder noção da hora.
Você pode usar um aplicativo, como o Tomato Timer, para te ajudar a controlar o tempo das pausas!
Termine o expediente com um status do dia
Minha experiência me mostrou que é sempre bom terminar o dia com um status, seja por conferência ou por e-mail mesmo, informando o status das tarefas do dia e quais serão os próximos passos. Assim, as expectativas ficam alinhadas e não há ruído na comunicação.
Isso também ajudará no dia seguinte a retomar de onde parou.
Espero que as minhas dicas ajudem vocês a aproveitar melhor o home office! Ficou com alguma dúvida ou tem uma dica para compartilhar? Deixe um comentário!
Foto: Oliur no Unsplash