Poltrona decorativa para sala de estar: decoração com aliada com conforto

Poltrona decorativa para sala de estar.

Quando falamos em decoração da casa, é importante pensar em como coordenar móveis e demais artigos de decoração com os tons dos ambientes, papéis de parede e etc.

Os ambientes decorados precisam transmitir uma sensação de conforto e aconchego para acolher tanto os moradores quanto os hóspedes e convidados.

Um item chave para a decoração da sala de estar é a poltrona decorativa, que serve como um ponto de harmonia entre os móveis e os elementos de cor, além de oferecer conforto e espaço para descanso e confraternização.

Justamente por ser um curinga, a escolha da poltrona decorativa para sala precisa ser certeira. Veja dicas do que levar em consideração na hora de decorar a sala de estar com uma poltrona personalizada.

Espaço disponível e tamanho do móvel

Quem aqui já foi a uma loja, se apaixonou por uma peça tanto pelo conforto quanto pelo design, mas ficou mega preocupado se a poltrona escolhida é espaçosa demais e vai ocupar muita área útil da sua sala de estar?

Neste caso, avalie se será necessário dividir o espaço da poltrona decorativa com outros móveis como mesas de centro, sofás, entre outros. Meça a largura e comprimento do móvel e calclue um espaço livre de cerca de 70 centímetros ao redor dela para circulação.

Para sala de estar pequena, a sugestão são os modelos giratórios, geralmente mais compactos, ocupando pouco espaço.

Quando espaço não for um problema, considere um par de poltronas gêmeas. Elas trazem mais harmonia para salas quadradas e ficam um charme!

Nível de conforto

O conforto é um dos maiores atrativos de uma poltrona decorativa. De nada adianta ser linda e não ser confortável de usar.

A escolha ideal precisa ter um estofado bem trabalhado tanto no assento quanto no encosto e braços.

Na hora da compra, principalmente online, procure por informações sobre a densidade. Ela consiste na quantidade de matéria prima (tecido, algodão, couro) que é usada na confecção do móvel.

Quanto maior for a densidade, maior o tempo que a espuma suportará sem ter a sua estrutura deformada. O ideal é que a densidade da espuma esteja entre 23 e 28 g/cm³, sendo que quanto maior for o valor, mais confortável será a poltrona decorativa para sala de estar.

Poltrona decorativa para sala de estar.

Design

O visual é outro ponto fundamental na escolha da poltrona, dando personalidade para a sala de estar. Pode ser elegante, moderno, descontraído, alegre… Tudo vai depender do seu perfil de decoração.

Poltronas decorativas em tons neutros, por exemplo, são ótimas para compor salas integradas com outros cômodos como cozinha, já que transmitem um sentimento de unidade para todo o interior da residência.

Já aquelas de estilo clássico são excelentes para salas mais rústicas, que lembram os velhos casarões, enquanto os modelos mais modernos conseguem transitar bem entre móveis vintage, misturando estilos e épocas diferentes sem exagerar no excesso de informação para o ambiente.

Brincar com as tonalidades presentes na sala de estar e mesclar com as cores de outros móveis e artigos de decoração também é uma ótima idéia!

O conceito color block é um exemplo disso. Muito popular entre os anos 60 e 80, a tendência deixou de fazer parte apenas do vestuário para serem incorporada também na decoração de interiores.

Ele consiste na mesclagem de cores chamativas e vibrantes em um mesmo lugar. Experimente colocar almofadas coloridas em poltronas de cores neutras para ter um contraste interessante na sua sala de estar.

Fotos: Tim Wright e Jonathan Percy no Unsplash. 

 

Back to Top