25 Idéias e receitas de marmitas

Ideias e receitas de marmitas. Foto: Monbento.

Fazer marmitas em casa para levar no trabalho é uma das formas mais econômicas e eficientes de ter uma alimentação mais saudável, já que você controla melhor o que come e gasta menos que em restaurantes. Listei abaixo algumas idéias de marmitas! Além de pensar no sabor, só coloquei aqui aquelas que acho fáceis de transportar em potes, que podem ir ao microondas ou que não precisam ser aquecidas. Espero que gostem! Foto: daquela marca maravilinda de marmitinhas Monbento.

Marmitas clássicas brasileirinhas

Aquelas comidas “de mãe”, sabe? Que a gente encontra nos botecos, quilos e PFs por aí.

  • Marmita básica “PF”: Arroz, feijão, legumes cozidos (vagem, cenoura e/ou abobrinha, por exemplo) e proteína (carne, frango ou linguiça calabresa grelhados ou ovo) + mix de folhas (levadas em um segundo tupperware)
  • Lasanha à bolonhesa: Esta bela receita de lasanha à bolonhesa + salada verde
  • StrogonoffStrogonoff de carne ou frango com arroz + salada (folhas verdes, cenoura ralada, cebolas e tomate)
  • Picadinho com legumesPicadinho de carne ou frango, arroz + salada verde (alface, cebola, tomate, levados em recipente separado)
  • Macarrão com almôndegas: espaguete ao sugo ou com molho bolonhesa e almôndegas caseiras.
  • Escondidinho: Carne moída refogada (adicione legumes, como vagem e ervilhas, para uma versão mais nutritiva) com purê de batatas ou mandioquinha + mix de folhas
  • Frango ensopado com polenta cremosa: nossa receita de frango ensopado com polenta cremosa + saladinha
  • Moqueca com arroz: moqueca (veja aqui uma receita de moqueca light de frango) + arroz
  • Churrasquinho: carnes grelhadas, vinagrete, um pão francês, salada de batatas com maionese e mix de folhas verdes

Marmitas de culinária internacional

Para quem quer fugir dos sabores de sempre e dar um toque internacional no almoço do dia-a-dia (essas não são tão econômicas, mas ainda assim, fazer em casa sai mais em conta que em restaurantes)

Marmitas que não precisa aquecer

Podem ser consumidas frias, o que é uma mão na roda em dias quentes e locais sem microondas. Leve na bolsa térmica e deixe na geladeira!

  • Salada de macarrão com atum ou presunto: Macarrão parafuso ou gravatinha, atum em pedaços ou presunto em cubinhos, azeite ou maionese, milho, ervilha e azeitonas picadas.
  • Torta salgada + salada:  torta de liquidificador com pedaços de legumes (tomate, cenoura, abobrinha) e proteína (atum, frango, carne moída) + salada de folhas verdes
  • Salada no pote: mix de folhas verdes picadas (alface, rúcula etc.), cubinhos de frango grelhado, nozes ou amêndoas trituradas, cebola, nozinhos de muçarela e azeitonas sem caroço. Leve azeite, sal e pimenta do reino à parte para temperar na hora (tempere no pote, feche a tampa e chacoalhe para misturar bem antes de comer).

Marmitas leves

Essas são para a turma das marmitas fitness, das low carb e também os que não ligam muito para calorias, mas simplesmente não querem mandar uma feijoada completa no almoço (hoje).

Podem ser consumidas frias, o que é uma mão na roda em dias quentes e locais sem microondas. Leve na bolsa térmica e deixe na geladeira!

  • Frango com tomates:nossa receita de frango com tomates cereja com omelete simples e mix de folhas com nuts (nozes ou amêndoas, por exemplo)
  • Macarrão com camarões e aspargos: macarrão gravatinha, camarões refogados e aspargos verdes grelhados (confira aqui a receita)
  • Frango ao pesto com legumes: filé de frango grelhado com molho pesto, cubos de legumes cozinhos (cenoura, abobrinha, berinjela etc.) e brócolis refogado
  • Salada Caesar: tiras de frango grelhado, alface americana grosseiramente cortada, molho (veja como fazer molho de salada caesar aqui), lascas de parmesão ou queijo ralado e croutons (torradinhas em cubos). Dica: leve folhas e frango em um recipente, o molho em outro que feche hermeticamente (se não tiver potes com borracha no fecho, experimente levar em uma garrafinha. O importante é não vazar no transporte). O queijo e as torradas podem ser levados em saquinhos ou potinhos menores.

 

Back to Top