Receita de pão caseiro recheado ou simples

Tenho usado estes dias para fazer experimentos na cozinha, e um deles foi esta receita de pão caseiro recheado ou simples.

Trata-se de uma receita fácil de pão de liquidificador. Fiz parte da massa com recheio de linguiça defumada com molho de tomate e parte como pão simples, sem recheio. A versão recheada ficou mais gostosa, pois é um pão com massa mais firme, parecida com massa de salgado. Para um pão mais fofinho, veja minhas receitas de pão tipo brioche e pão de leite.

Ingredientes

  • 2 ovos (para a massa)
  • 1 ovo (para pincelar)
  • 1 copo (ou 200 ml) de leite
  • 10g de fermento biológico seco instantâneo
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 1/2 colher de sopa de açúcar
  • 3/4 de copo (ou 78g) de óleo
  • Farinha (o quanto baste para dar o ponto)

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes, com exceção da farinha, no liquidificador até misturar bem.
  2. Transfira a mistura para uma tigela grande e acrescente farinha, misturando com um garfo até formar uma massa.
  3. Vá acrescentando farinha e mexendo com as mãos, sovando a massa, até que ela pare de grudar. Se preferir, use uma mesa limpa, seca e polvilhada de farinha nessa fase.
  4. Quando a massa chegar no ponto em que não gruda mais nas mãos, coloque-a em um recipiente, tampe (pode ser com um pano limpo) e deixe descansando por cerca de 1h. O ideal é escolher um local em que não bata vento e que não seja gelado (o calor tem papel fundamental para a massa crescer).
  5. Enquanto o pão descansa, prepare seu recheio. Eu preparei cubinhos de linguiça defumada com molho de tomate e cebola. Deixe esfriar.
  6. Passada 1h de descanso, cubra a mesa com farinha e corte a massa em tamanhos iguais.
  7. É hora de moldar e rechear os pãezinhos. Eu fiz bolinhas, achatei com as mãos, coloquei um pouco de recheio no meio e fechei pinçando a massa.
  8. Coloque as bolinhas recheadas em uma forma untada, deixando a parte do “fecho” para baixo.
  9. Cubra com um pano limpo e deixe descansar por cerca de 25 minutos.
  10. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  11. Para pincelar os pães, faça uma misturinha com 1 ovo e 2 colheres de água. Assim que terminar o segundo descanso da massa, pincele um a um.
  12. Coloque no forno e asse por entre 25 e 30 minutos.
  13. Quando estiverem prontos, retire do forno e deixe esfriar, preferencialmente em uma grade ou superfície que permita o pão esfriar sem “suar”.

Back to Top