Quem é Charô Nunes?

(Read this post in English here: Who is Charô Nunes?).

Acabo de ler esta pergunta no blog de um mulatólogo (profissional especializado em casting de passistas negras para eventos como “show de mulatas”). Ele se sentiu ofendido quando, em seu blog Blogueiras Negras, Charô afirma que “mulatologia” não é profissão, e sim machismo, com forte ranço escravagista.

Charô Nunes é uma das pessoas que me ensinou o que é racismo, e como combatê-lo. Conheci Charô, em carne e osso, em encontros de blogueiras. Ao contrário do que sugere o post, não há nada de obscuro em Charô. Trata-se de uma mulher linda, simpática, eloquente, que vive como qualquer uma de nós, com suas alegrias e dificuldades pela caminho, sempre em busca de uma vida plena e livre de ódio e preconceito.

Mas isso não importa, porque a resposta para essa pergunta é: somos todas Charô Nunes.

Cada menina negra que enfrenta discriminação na hora de procurar um emprego, de fazer compras ou de simplesmente existir. Cada rapaz negro que tomou batida policial por ter “cara suspeita”, cada casal que passou por saias justas por terem cor da pele diferentes. Cada criança que só vê bonecas brancas nas lojas e cada adolescente que só vê celebridades brancas nas capas das revistas pelas bancas. Que cresce ganhando apelidos racistas na escola e ouvindo que tem “cabelo ruim“.

Somos Charô nós também, pessoas que, como eu, não são negras e nunca sofreram nada remotamente parecido, mas que entenderam que essa desgraça de racismo existe (às vezes, dentro de nós) e que nós também temos responsabilidade na luta contra o preconceito.

Charô Nunes é cada uma de nós que entende que tem algo de muito errado em existir uma profissão cuja especialidade é selecionar e agenciar mulheres negras, de forma hipersexualizada, como se fossem um produto exótico…

Back to Top