Como derreter chocolate em banho-maria

Como derreter chocolate em banho-maria. Foto: blog Recém-Casada (www.recemcasada.com.br).A melhor forma de derreter chocolate é em banho-maria. Assim, a temperatura do calor é controlada (não passa dos 100°C, que é quando a água ferve) e o chocolate não queima (o que o deixaria com um gosto amargo estranho).

Derreter chocolate em banho-maria é facinho. Primeiro, você parte a barra em pedaços pequenos ou em raspas e coloca em um recipiente que seja resistente, mas que conduza calor (pode ser uma panela ou um pirex, por exemplo).

Aí, você coloca o recipiente com o chocolate dentro de um outro maior (uma assadeira, preferencialmente).

Ferva um pouco de água (alô, chaleira elétrica!) e despeje no recipiente grande, sem encostar nem derrubar no chocolate (água estraga a consistência do chocolate!).

Cubra o recipiente pequeno (com um pano ou filme-plástico) e deixe descansando. O calor da água no fundo do pirex vai fazer derreter o chocolate.

Depois de alguns minutos, descubra o recipiente e mexa, verificando se tudo derreteu. Se ainda tiver pedaços inteiros de chocolate, deixe mais tempo. Caso a água tenha esfriado, coloque mais água quente (cuidado para não trasbordar!).

Chocolate derretido. Foto: blog Recém-Casada (www.recemcasada.com.br).Chocolate derretido. Foto: blog Recém-Casada (www.recemcasada.com.br).

Prontinho! Agora você já domina a técnica do banho-maria e vai conseguir deixar o chocolate derretido como nas minhas fotos acima (de quando ensinei aqui como fazer ovo de páscoa)!

Agora corre pra fazer arte. PS: vale dizer que, como estamos lidando com água fervente, é preciso tomar cuidado para não sei queimar. Nem pensar em deixar as crianças por perto, hein? E luva térmica all the time!).

Back to Top