Idéias de embrulhos de presente sustentáveis

O Valentine’s Day, o equivalente gringo ao Dia dos Namorados, tá chegando, e resolvi fazer um post com idéias para quem não quer desperdiçar papel de presente e procura embrulhos de presente sustentáveis.

1) Furoshiki

Furoshiki cloth gift wrapping. Photo: Weekend Knitter.

Uma idéia é embrulhar seu presente com um tecido usando a técnica japonesa Furoshiki. Dá para usar um tecido bem bacana – ou até uma echarpe, um lenço – o que agrega ao presente, já que pode ser reutilizado depois. Dessa forma, você reduz seu consumo de papel de um jeito charmoso (como nessa foto acima, da weekendknitter). Abaixo, um tutorial de como fazer Furoshiki.

Hold to fold or wrap furoshiki style.

Ilustração: guia feito pelo governo do Japão.

2) Papel reutilizado

Eco-friendly wrapping paper: magazine wrapped gift. Photo: Erinzam Blog.

Você também pode usar papéis velhos de livros, revistas, partituras de música, guias de viagem etc. (como nesse embrulho do Erinzam).

3) Caixas de origami

Origami gift box made with orange zebra paper. Photo: Ivella.

Em vez de comprar caixas que vão pro lixo, que tal fazer uma caixa de origami? Com papel reciclado ou reutilizado, então, melhor ainda! E você pode combinar com as outras idéias, colocando o presente na caixinha de origami e embrulhando com Furoshiki ou papel de revista… Neste link tem um vídeo ensinando como fazer caixa de origami.

Foto: Naenia Ivella.

Back to Top