Finanças: como vocês organizam o pagamento de contas?

Contas pagas

Aqui em casa, a gente divide as tarefas e quem cuida da parte de pagar as contas sou eu (no sentido de sentar a bunda na cadeira e fazer os pagamentos, já que, financeiramente, a gente “junta os dinheiros“). No começo, eu me perdia muito com mil datas de vencimento diferentes… Então resolvi adotar um sisteminha de organização do pagamento de contas para controlar melhor.

Comprei uma pasta organizadora do tamanho certinho dos boletos que chegam pra gente e um bloco de post-its de várias cores.

Quando as contas chegam, empilho no cantinho “contas a pagar” na mesa do meu home office. Quando arrumo um tempinho, entro no site do banco e pago ou agendo todas. Coloco um post-it em cada fatura com o status (a cor muda dependendo se é “agendado”, “pago” etc.) e a data do pagamento. Depois, guardo as já pagas na pastinha e deixo as demais na gaveta das “contas agendadas”.

Sempre que um pagamento cai, salvo um comprovante em pdf com nome da conta, data e valor (exemplo: se a conta de luz de setembro foi paga no dia 15 de outubro e custou 20,30, o nome do documento será “conta_de_luz_setembro_20131015_20.30”) numa pasta no meu computador.

Toda a semana dou uma olhada para confirmar se os pagamentos agendados foram feitos direitinho para salvar os comprovantes de pagamento e guardar os boletos na pastinha.

Esse é o jeito que funciona pra gente. E na casa de vocês, como é essa organização?

Back to Top