A diferença ilustrada entre governo de direita e esquerda no Brasil

Para quem não sabe muito bem a diferença entre governos de direita e de esquerda, aqui vai uma explicação bem simples e visual.

Evolução do Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil entre 1991 e 2010 (IDH). Fonte: ONU.

Esta é a comparação dos mapas do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil nas últimas duas décadas, elaborados pela ONU (Organização das Nações Unidas). Este índice é medido levando em conta renda, educação e saúde (veja aqui como se calcula o IDH).

O Brasil foi presidido pela totalmente pela direita entre o primeiro e o segundo atlas (governos Collor/Itamar, entre 1991 e 1994, e FHC, de 1995 a 2002) e principalmente pela esquerda entre o atlas 2 e o atlas 3 (últimos dois anos do governo FHC e governo Lula, de 2003 a 2010).

Por favor, compare a evolução da qualidade de vida das pessoas no Brasil quando se tem um governo de direita e um de esquerda.

Veja o aumento das áreas “melhoradas” no segundo período, em especial nos estados com histórico de maior pobreza. Perceba a melhor distribuição das cores positivas e a diminuição da disparidade social entre os estados.

Ficou claro qual é o tipo de governo que coloca mais foco no povo? Qual tipo de governo faz mais diferença na qualidade de vida da população?

Da próxima vez que alguém disser que nada mudou no Brasil com os governos do PT, que as políticas assistenciais da esquerda são “eleitoreiras” e não fazem diferença de fato, por favor, mostre este post para essa pessoa.

Quem sabe assim, ilustradinho e colorido, ela entenda que combater a pobreza e a miséria é bom para o país inteiro, não só no curto, médio e longo prazo?

País rico, meus queridos, é país sem pobreza.

Tem mais informações lá no relatório da ONU sobre a queda da disparidade do IDH entre Norte e Sul no Brasil nos últimos 20 anos.

12 thoughts on “A diferença ilustrada entre governo de direita e esquerda no Brasil

  1. Quanto tempo leva, em média, para que a política econômica de um governo surta efeito no IDH?

    Supondo que o tempo seja longo (entre 5 e 10 anos): o resultado de 2010 veio dos governos brasileiros entre 2000 e 2005, grande parte dos quais não foram governados pelo PT.

    Se o tempo for curto (menor do que 5 anos).: houve uma melhora fantástica também de 1990 a 2000. Neste caso, o governo de 1990 a 2000 também foi bom – tanto ou melhor do que o governo que o sucedeu pelos 8 anos seguintes a 2002.

    Independente do tempo que leve para surtir efeito, usar um mapa colorido, exclusivamente, para comparar os méritos de um governo é inadequado. Me parece ainda mais absurdo extrapolar suas conclusões para toda a direita e a esquerda.

  2. Gostaria de saber qual a sua formação/profissão?
    Me interessei pelo seu método de pesquisa, me parece revelador! É fantástica a sua análise.

    1. Oi, João, tudo bem? Sou jornalista, escritora publicada, publicitária e blogueira. Mas nada disso me credencia para falar sobre o assunto mais que o fato de eu ser uma cidadã interessada no assunto e capaz de ler uma pesquisa formulada pela ONU a respeito. E, como este é um blog opinativo e o texto é carregado de opinião, deixei no fim o link para a pesquisa e a fonte dos dados, para que quem duvida ou discorda de mim possa consultar a fonte e formar sua opinião. Abraço!

    1. Domingos, ainda que se deduza que há uma evolução constante, o gráfico não desmente a teoria apresentada porque a conclusão de que houve redução da desigualdade no IDH entre as regiões pode ser demonstrada matematicamente… Apenas para ilustrar, no período de 1991-2000, dentre os 10 Estados com menor crescimento do IDH, 4 eram do Nordeste, 3 do Norte, 1 do Centro-Oeste, 1 do Sul e 1 do Sudeste; e no período de 2001-2010, todos os Estados do Sul e Sudeste tiveram os menores crescimentos do IDH e todos 15 os Estados com maior crescimento do IDH são das regiões Norte e Nordeste… Pode-se contestar as conclusões axiológicas da autora, entretanto, dizer que o gráfico desmente a teoria é ESTUPIDEZ!

  3. PSDB de direita kkkkkkkkkkkkkk Partido Social Democrático Brasileiro kkkkkkkkkk,o Brasil e governado pela esquerda a décadas!Hoje quase nao existe partidos de direita,o máximo que vc encontra são partidos de centro direita,como o PP e o PRTB .

  4. Querida Cintia,
    Hj vc caminha pelas ruas sem medo de assaltos ou violência?
    Hj vc pode contar com uma rede pública de saúde e educação de qualidade para seus filhos?
    Hj vc sente que o custo de vida e da tributação melhoraram nos úlitmos anos?
    Hj vc acredita que nossos governantes esquerdistas são honestos e honrosos?
    Hj vc acredita que o país mudou e progrediu verdadeiramente e profundamente como apregoado?
    Vc realmente acredita q apenas o IDH é um indice suficiente pra indicar a condição social do país?
    Vc realmente acredita que a esquerda históricamente e não só no Brasil trouxe/traz progresso?

  5. A esquerda é um câncer que esta corroendo o pais!! Só na cabeça de intelectuais e blogueiros de profissão que o pais melhorou!! Ah sim, a ONU tb diz que Cuba é um paraíso!! Mudem pra lá!!

    1. “Blogueiros de profissão”? Quer dizer que meu hobby é profissão e eu nem sabia? Que boa notícia, obrigada, Everaldo :). E para de mandar as pessoas mudarem de país só porque discordam de você, que coisa deselegante. Beijos.

  6. Não vou entrar no mérito da veracidade do gráfico, pois acredito que até as obras estruturais dos governos militares e até mesmo as leis trabalhistas de Vargas são causas e consequências da análise do gráfico. Sem esquecer é claro que, os programas assistencialistas do PT foram e são ainda mais impactantes para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro. Agora é importante deixar bem claro que nunca existiu neste país um governo realmente de direita. Nem mesmo os militares eram de direita, visto a característica estatizante do modelo econômico;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top