Finanças do casal: os objetivos de médio prazo

Poupança dos recém-casados.

Como andam as finanças por aí, recém-casadinhas? Essa mudança de país e de moeda me fez parar para pensar no assunto recentemente.

A julgar por mim, tenho a impressão de que uma das maiores dificuldades das pessoas para poupar dinheiro ou evitar gastos supérfluos é a falta de um objetivo claro.

Você está lá, pensando se compra um celular novo bacanudo ou economiza e escolhe um mais modesto. Aí, você contempla suas opções e pensa que, caso decida economizar, só vai “ver” esse dinheiro poupado de novo lá na aposentadoria mil anos pra frente. Cadê motivação, Brasil?

Um truquezinho besta, mas eficiente, é estabelecer objetivos a médio prazo. Fazer uma lista de lugares para onde se quer viajar, de objetos de desejo caros, de atividades que você sonha em fazer (pular de paraquedas, alguém?) e por aí vai.

Economizar fica mais fácil até nas coisas do dia a dia (no docinho do meio da tarde, na manicure, no supermercado, na gasolina) quando a gente pensa “Ok, estou economizando para poder ir à Índia em 2015”, ou então “menos manicure, mais hotel gostoso no Carnaval que vem!”. Vale planejar trocar de carro, passar as férias no exterior, pagar aquele curso caro de certificação que vai dar um up no seu currículo…

Para quem já poupa para o futuro longínquo, é uma forma de desfrutar mais do esforço ao longo do caminho. Para quem não consegue poupar porque nunca sobra dinheiro, tá aí um bom exercício para criar o hábito e aprender a se planejar!

E qual o truquezinho de vocês?

Foto: Inmagine.

Back to Top