Dia Internacional da Mulher: dia de celebração e de lutas

Dia das mulheres

Hoje é Dia Internacional da Mulher.

É dia de relembrar e celebrar as conquistas femininas num mundo historicamente machista. Hoje, na maior parte do mundo, podemos votar, fazer controle de natalidade, estudar qualquer profissão que quisermos.

É também dia de reforçar a luta pelo fim da violência doméstica que subjuga e mata tantas mulheres em todas as classes sociais e em todos os países. Pelo fim dos estupros, dos policiais e amigos que perguntam para as vítima o que ela estava usando para provocar o estuprador, e pelo fim da impunidade ou das penas leves para estupradores e agressores de mulheres.

Dia de lutar pela igualdade de salários para homens e mulheres com as mesmas funções e pela igualdade de tratamento da mulher e do homem dentro de qualquer ambiente de trabalho, seja ela funcionária de uma mecânica ou ele um empregado doméstico.

Hoje é dia de olhar pra dentro e admitir que temos tanto machismo dentro de nós que precisa ser eliminado! De aceitar que a mulher seja dona do seu corpo, e parar de rotular mulheres entre “de respeito” e “vagabundas”.

Dia de olhar para trás e agradecer pelo que conquistamos e, com isso, ter forças para olhar para a frente e continuar na batalha contra o machismo, que ainda será longa…

Back to Top