Qual é o melhor jeito de gerenciar as finanças?

Finanças de casal

Vocês viram o Recém-Casada lá na matéria Depois da lua de mel: dicas para os recém-casados viverem melhor?

A matéria fala sobre a importância de “combinar o jogo” no casamento. Me lembrei do post 6 coisas que devem ser conversadas antes de casar. Finanças, planos para o futuro, sonhos, tudo isso tem que ser combinado de antemão…

E quando o assunto é dinheiro, o diálogo é mais do que necessário. Vocês já chegaram a um acordo sobre como gerenciar as finanças do casal?

A gente aqui preferiu juntar tudo: todo dinheiro que entra é uma coisa só, todas as despesas saem do mesmo “bolo” e o pé de meia é um só. Foi a maneira como nos sentimos mais confortáveis.

Conheço casais que dividem tudo proporcionalmente aos salários de cada um: ela ganha 60% da renda da casa, então arca com 60% das despesas. Outros preferem dividir as despesas por “área”: ele arca das contas da casa, como água, luz e supermercado, e ela paga o carro, os passeios e restaurantes.

Já esta matéria da Época (muito interessante), sugere que o casal tenha três contas: uma em comum para os dois, para bancar gastos e sonhos conjuntos, e duas individuais, para que cada use o dinheiro como quiser. É uma solução inteligente.

Independentemente de como vocês fazem por aí, o importante é entrar num acordo. Se tem uma coisa que aprendi com o famoso Casais Inteligentes Enriquecem Juntos é que planejar o futuro financeiro a dois é muito mais eficiente que sozinho!

E vocês aí, como fazem? Compartilhem!

Back to Top