Lula, o câncer e o SUS: um manifesto hipócrita e ignorante

Dilma visita Lula no hospital Sírio Libanês, em que se trata de câncer.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

E aí que, neste fim de semana, recebi a triste notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com câncer na laringe. Deu um aperto no coração. Admiro muito o Lula, e é uma tristeza sem fim que ele tenha que enfrentar essa barra. O diagnóstico saiu no sábado e nosso ex-presidente se internou no hospital Sírio Libanês, um dos melhores de São Paulo, para iniciar o tratamento, que vai passar por sessões de quimio e radioterapia e, possivelmente, uma cirurgia.

Enquanto eu aqui torcia para que Lula vencesse essa luta, surgiu uma campanha entre aqueles 13% que não aprovaram o governo Lula sugerindo que o ex-presidente “desse o exemplo” e, em vez de se tratar em um hospital particular, fizesse seu tratamento pelo sistema público de saúde, o SUS (Sistema Único de Saúde).

O que essas pessoas sugerem é que Lula sofra na pele a ineficiência da saúde pública como tantos brasileiros com câncer sofrem e já sofreram, muitos morrendo prematuramente por falta de tratamento adequado. Na semana do dia 24/10/11, os médicos do SUS fizeram uma greve em 21 estados para reivindicar melhores condições de trabalho. Médicos que recebem salários ridículos e trabalham demais em locais sem estrutura e condições precárias. Faltam leitos, profissionais, medicamentos (vale lembrar que os médicos de convênios particulares fizeram paralisação parecida por melhores salários e menos interferência dos convênios das decisões médicas).

Esta é uma campanha fortemente baseada na ignorância e na hipocrisia.

Ignorância porque às vezes acho que as pessoas esquecem da história de vida do Lula. Não se lembram que o ex-presidente, retirante nordestino fugido da seca, vem de um passado de muita pobreza e dificuldades e sabe muito melhor que tantos políticos o que é ter serviços públicos como única opção. As pessoas parecem não lembrar, por exemplo, que Lula já experimentou o gosto amargo da ineficiência do sistema público de saúde quando enfrentou a morte dupla da primeira esposa (aos 22 anos) e do primeiro filho em um hospital público (Hospital Modelo). Esta matéria sobre a moça, Maria da Silva de Lourdes, destaca trecho de uma entrevista em que Lula diz: “No sétimo mês da gravidez, ela pegou hepatite. Ninguém me tira da cabeça que ela morreu por negligência da rede hospitalar do Brasil, por problemas de relaxamento médico. (…) Ela poderia ter sido melhor tratada. Morreu sem que houvesse nenhuma assistência para ela. Eu fui ao hospital e vi. Ela gritava, ela gritava, ela gritava. Não tinha um médico para atender, não tinha ninguém(…). Hoje, eu tenho consciência de quanto um desgraçado de um pobre passa nos hospitais”.

E hipócrita porque não é uma campanha para que políticos tenham maior compromisso com a qualidade dos serviçosÉ para que Lula, e Lula especificamente, sofra.

Não vi ninguém cobrando do governador de São Paulo Geraldo Alckmin (médico por formação, aliás) ou do ex-prefeito paulistano e ex-governador paulista José Serra, alguns dos muitos políticos de alto escalão que frequentam o Sírio Libanês há anos, que troquem o tratamento particular no hospital pelo SUS. Eles por acaso são menos responsáveis que Lula pelo sistema público de saúde em São Paulo (cidade e estado), que comandam há anos (PSDB está há 20 anos no comando do estado)?

Alguém fez campanha para que o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, internasse dona Ruth Cardoso em um hospital público, quando ela foi internada no hospital Sírio Libanês por conta de problemas cardíacos? Graças a Deus, não. Nem dona Ruth nem Fernando Henrique mereciam esse desgosto num momento tão sensível e difícil.

Mas FHC, Serra e Alckmin por acaso tem menos dever de dar o exemplo que Lula? Vale lembrar que a presidenta Dilma Roussef e o ex-vice, José de Alencar, também se trataram de câncer no Sírio. Não ouvi um pio sobre SUS nesta época, mesmo se tratando de petistas.

E aí, a “culpa” pela situação do SUS é de quem? E como resolver isso, com sangue político?

Acredito que manifestos, ainda que de sofá (como os deste blog e as campanhas pelo Facebook), são exercícios válidos de democracia e só contribuem para uma sociedade em que todos tem seu direito à palavra. Acredito que devemos, sim, levantar a voz para pressionar o governo para fazer valer nossos impostos e cumprir seus deveres de Estado com a nação. Porém, não acho que protestar com ignorância e hiprocrisia seja construtivo.

18 thoughts on “Lula, o câncer e o SUS: um manifesto hipócrita e ignorante

    1. Hipocrisia e ignorancia quem defende ele, pois está sendo tão hipócrita quanto foi o lula que dizia: O SUS é tão bom que gostaria de ficar doente para ser tratado pelo SuS, ora pois agora ele se encontra doente e porque não foi se tratar la, entenderam o que o povo quis dizer em ele ir para o SUS?
      Deus que me perdoe ,as vezes penso ele queria tanto ficar doente,que agora esta… só que bem longe do SUS.
      Claro que ele não iria para o SUS, afinal o povo paga hospistal de eleite para ele e cia.
      Por tanto antes de ficar defendendo procure ver o passado do seu Lulinha!

  1. Corretíssimo.
    O SUS precisa melhorar, e mesmo quando (se) estiver 100% eficiente, ainda precisará.
    Mas cobrar do Lula – o migrante nordestino e ex-operário – que vá pro SUS, é preconceito nada disfarçado.
    Aliás, poderia ser considerado racismo.

  2. Mais um motivo SIM para ser cobrado dele, por ser como dizem, um retirante nordestino, ex operário e que passou por tantas como todos os brasileiros de classes baixas, deveria ter feito o melhor e não roubar na maior cara dura como fez estes 8 anos de governo.
    Se ele é tão bom assim como acham alguns, que vá dar exemplo e se tratar no SUS SIM!!!
    Mostrar que quando esteve no governo do Brasil não fez nada a não ser fechar os olhos e dizer que não sabia de nada, enquanto a corja dele mandava e desmandava, roubando e enriquecendo, como o caso dos filhos dele.
    Não venham agora querer fazê-lo de mártir porque está doente. Isso não o torna melhor e desfaz a merdas que ele fez nos 8 anos de mandato.
    Preconceito?? Que preconceito é esse???
    Preconceito uma pinoia!!! Querem é faze-lo de mártir, de bonzinho!! Coisa que ele nunca foi!!!

  3. Parece que o Lula é tão coitado!!

    Deve ter sido mais ladrão que todos os outros.
    O filho dele de cuidados do zoológico virou um mega empresário. Laranja do pai, só pode.
    Mas o Lula é ex-operário. Até perdeu um dedo de tanto trabalhar!!

    Não acho que o Lula tem que ter tratamento de SUS, mas que o povo tem que ter tratamento de Lula, povo trabalhador e honesto que só se ferra!!

  4. Concordo plenamente, fiquei triste vendo as pessoas se agredindo com palavras os que eram a favor da tal campanha versus os que eram contra. Acho sim que nosso País está caminhando devagar mais está indo, e não são com ações assim que devemos reagir, Parabéns pela matéria, eu estava realmente esperando um manifesto sobre o assunto, estava inconformada de alguém ainda não ter se posicionado a respeito do fato.

  5. 1o. O “protesto” é iniciado por xenófobos, muitos destes, filhinhos de papai que enchem a cara na balada e capotam seus lindos carrinhos importados (ps. e são salvos pelo SUS/SAMUs óbvio), e que em tom mórbido e cretino desejam que nosso ex-presidente Lula se trate pelo SUS.

    2o. Não perdendo a deixa, os anti-Lula de plantão, que claro, mantendo um fundinho de preconceito, dão força ao movimento (movimento similar ao CANSEI!) só que desta vez pouco ou mal informados (destes que assistem Globo, leem a VEJA, a Folha….) manifestam seu “protesto” a favor da saúde pública (como se dependessem da mesma…) e ainda argumentam “tem gente que espera na fila”, “tem gente que morre todo dia” e “blablablabla”.

    3o. Depois o inocente, movido pela ignorância desta vez, entende que o “protesto” é válido (bom momento este, utilizar a saúde alheia para melhorar nossos serviços de saúde) e da-lhe força.

    4a. Como não podia ser diferente os mais esclarecidos e coerentes, inclusive anti-Lulas, apartidários e afins (não podemos esquecer de FHC) chegam e falam PARA TUDO, que m. vocês estão fazendo??? E pipocam inúmeros depoimentos esclarecedores jornalistas, especialistas, comentaristas de política metendo o pau e detonando o referido “protesto”. Ai o mesmo movimento de uma hora para outra perde sua força…

    5o. “mimimimi” mas ele não disse isso, disse aquilo sobre o SUS e blablabla… PARA!

    Meu conselho: Se você participou deste movimento, sai de fininho, finje que não aconteceu nada e TORCE para que niguem lembre da M. que você fez quando este fato ficar mais esclarecido.

  6. Heeey Cintião,

    Bom, eu não vi toooooda a “campanha” que fizeram nas redes sociais então não posso falar se tava sendo num tom político, ignorante, hipócrita…

    Mas confesso que vi, sim, 1 mensagem dessa (ou seja, uma parte da “campanha”) e pensei sim que poderia ser algo a se pensar, algo por exemplo como a proposta do Cristovam Buarque de que todo ocupante de cargo público deveria ter seus filhos matriculados em escola pública (sendo proibidos de se matricular em escolas particulares), algo similar seria que todo ocupante de cargo público deveria ter seus atendimentos médicos pelo serviço público (da mesma forma, sendo proibidos de utilizar serviços particulares…)

    Porque não? É lógico que o tema é muito mais delicado e complicado… Eu não me enquadro nos 13% que não aprovaram o governo Lula. Vou em evento de petista e me chamam de pê-essedebista e vou em evento de pê-essedebista e me chamam de petista… Tô longe de querer o mal pra ele, pelo contrário, tenho situação similar na família e sei a dor que é… Quero que se recupere e tenha vida longa!

    Mas depois que a poeira baixar, será que é tão absurda assim a proposta?
    Tem gente que acha que a do Cristovam Buarque é absurdíssima tb…

    Eu tento ver uma luz no fim do túnel pra tanta p*taria, tanta corrupção, tanta roubalheira desenfreada… de verdade… sem ódio no coração pra querer o mal pra alguém…

    É, mas tantos outros já passaram pelo Sírio né? Pq esse auê com o Lula? =(

    Ignorante? Hipócrita? Alguns sim… Mas acho q não é um saco só de farinha não.

    Bjooooo

  7. Luiz, vc deve ser um PTista muito preconceituoso.

    1º, sou filhinho de papai e não capoto carro, muito menos saio bebendo em balada. Reveja seus conceitos.

    2º Vem falar que os outros têm preconceito, preconceituoso é vc com esses comentários.

    Meu conselho: Respeite a opinião dos outros. Pra mim o Lula se apoia na pobreza, mas é um elitista dos piores!!!

  8. Lula é um cidadão como qualquer um outro e tem direito de se tratar onde quiser. Nós vivemos em um país democrático, cadê o livre arbítrio?? Deixa o cara em paz, se ele foi presidente por 8 anos é que a grande maioria apoiou e continuou apoiando com Dilma.
    Então deixem-o em paz, ele está precisando muito disso e de bastante oração.
    Força Lula, mesmo se você não fosse conhecido pelo o que fez ou deixou de fazer, você merece toda força do mundo pelo o que está passando.

  9. Me desculpe Cintia, mas não concordo com você e também não concordo com alguns comentários anti-petistas.
    Sigo sim, as palavras de Nerim, pois independente ou não do “credo, cor, religião, politica”, a doença não é bricadeira, e não devemos utiliza-la como meio de protesto.
    Porém, realmente me decepcinei com o governo Lula, e com o partido em si. Não vou entrar em detalhes porque aqui falamos de outras coisas…
    Eu trabalho no SUS, venho de uma família classe média-alta, trabalho pra caramba e realmente vejo pessoas morrendo não só na fila de espera. E corta o coração em ver isso, pois NINGUÉM merecia isso!!!
    Não podemos colocar o Lula num pedestal e nem massacrá-lo. Ele é um cara como nós…e sim, que batalhou, mas que também roubou muito. E infelizmente existem milhares dessas pessoas nas ruas, dentro do seu escritório, muito perto de você que roubam também. E nós fazemos oque?? Muitas vezes ficamos quietos, mas na maioria protestamos…e é o que precisa ser feito sempre. Isso é democracia. Ressalvo que doença não é motivo de protesto!
    Acredito ainda que existe um marketing do Lula, como a figura representativa do povo brasileiro, sem terra, faminto, trabalhador “escravo”… e que certamente muita gente votou nele por vangloria-lo, por pensar na vida que ele teve como operário, por perder um dedo, por ele não ter completado o ensino, por ele não saber falar correto (e aposto que muitaa gente humilde sem conhecimento e estudo, votou nele pelo simples fato de um dia o lula ter sido como ELES)..e isso, não é democracia, é utilizar o marketing..é seduzir um voto. E outra coisa, foi ele quem criou essa imagem, e foi por coisas que ele disse que, hoje, existe essse protesto do SUS. Nada se cria sozinho!! Os discursos dele sempre foram carismáticos por se aproximar da linguagem do povo..e tu acha ainda que os votos que ele recebeu foram muito além disso??
    Acho que o Lula é uma boa pessoa, mas como Presidente me deixou muitoo a desejar. (falo de toda bancada criada por ele).
    Espero do fundo do coração que ele se recupere, que ele melhore. Mas algo deve ser mudado, pois esse marketing de bom moço e “homem do povo” está dando repercuções negativas.

  10. Queria saber de onde tantas pessoas tiraram a ideia de que Lula “roubou”. Roubou o quê, pelo amor de zeus? Lula tem o mesmo patrimônio que antes de ser presidente. O pouco dinheiro que tem foi ganho com seu trabalho, com seus investimentos na Petrobras (o que todo brasileiro deveria fazer, aliás) e as palestras que vinha fazendo após sair da presidência. E seus filhos também não roubaram nada. Aonde estão as mansões onde eles vivem? (até agora jornalista nenhum foi capaz de descobrir onde estão, talvez pq estejam nas mentes de alguns). Lula continua morando no mesmo apartamento de sempre.
    Suspeito que essas pessas alienadas politicamente no fundo sentem que Lula roubou o “poder”, tendo sido eleito pelas massas e finalmente tirando a direção do país da elite paulistana.

  11. Me desculpem os defensores do Lula e Cia… mas: A Presidenta Dilma está fechando este ano aproximadamente 10 anos de governo PT…………. a grande massa continua pobre, muito pobre!!!! Em ambientes urbanos que se poderia dizer que é um retrato do inferno. O abismo social!! Está igual, ou muito provavelmente pior!!!! Nunca vi os ricos ganharem tanto dinheiro como ganharam neste período!!!! Os pobres? Eles passaram p/ a classe média: milão de renda!!! E ganharam crédito!!! Puderam comprar geladeira, TV de tubo slim e celulares p/ toda a família. O barraco, continua dependurado no morro, em situação de risco. A saúde, caos! A educação……!… A violência..!!!!. …… o incentivo aos microempresários!!! Na campanha eram heróis da Nação, após a eleição… devedores, pior: sonegadores. Ainda bem que a RF, a empresa mais eficiente do governo Lula, os presentou com o REFIZ. Assim sapateiros, artesãos e outros “empresários” podem permanecer orgulhosos de cumprir com suas obrigações patrióticas. E agora temos a inserção do pequeno empreendedor, que esteve sempre na informalidade… mal sabe ele que quando atingir a fantástica quantia de R$ 3 mil e alguma coisa de salário, vai ter de pagar 22% de IR. Ainda bem que é pouquinho, em se tratando da fortuna recebida. Agora, fica a pergunta: Onde ficou a promessa da reforma tributária, onde está a reforma agrária, e etc etc etc – É dificil fazer?? Quem disse que seria fácil??? Esperávamos “a coragem de ser feliz” prometida. Prometer e não fazer é feio; pior: Não tentar fazer, só tem um nome: traição!!! A Márcia está certa, inclusive na questão religiosa. É mais fácil ver o Pai Lula virar Santo do que ver o Brasil passar pelo teste da mudança. Para não ser só do contra: Tenho um pouco mais de esperança na Dilma do que no Lula. PS: Não me venha com comparações com antigos governos: ou a Dilma faz o que o Lula não fez… ou ninguém mais faz.

  12. Sei que estou a meses atrasado em responder esse blog, no entanto seria a maior imbecilidade da vida o Lula deixar de ser atendido no Sírio para ir para um hospital publico. Se fizesse isso, provaria que é o mais dos ignorantes da face da Terra.
    Com a saúde não se brinca e jamais, mas jamais mesmo desafia-se o câncer. Um dia desafiei o câncer e minha mãe pagou com a vida dela.
    Portanto, não digo isso ao Lula, digo a todos: quem puder ter um hospital de elite no rol de seu seguro saúde que o tenha, pois tem doença que não dá uma segunda oportunidade a pessoa.
    Tem pessoa que prefere fazer churrasco todo final de semana e equipar seu carro com um potente som e esquece de investir em sua saúde. Depois ficam reclamando que o SUS não presta. Todos nós somos sabedores das deficiências do Sistema de Saúde Público. Assim, portanto, não venha ser demagogo a dizer que o Lula deveria ir ao Sus. Quem iria ao serviço público se pudesse ter um seguro saúde que desse direito ao Sírio ou ao Einstein? Só se tivesse insano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top