Como montar uma festa junina em casa

Festa junina é uma delícia! Quem não tem saudade dos tempos de colégio, quando a gente se vestia de caipira e dançava quadrilha?

Agora que somos “gente grande” e não temos mais a festinha da escola para curtir, que tal montar um arraiá de São João em casa, num petit comité junino com os amigos? Anotem as dicas!

Cardápio

Comida de festa junina é uma delícia! E o melhor: muitos dos pratos nem precisam de preparação! Para sua festinha caseira, abuse de pipoca, amendoim, pinhão e tortas de liquidificador! Complemente com mini cachorros-quentes, que são sempre um sucesso! Se for um almoço, opte por um cardápio baiano, super típico!

Mesa com comidas típicas de festa junina

Na mesa de doces não podem faltar pé-de-moleque, paçoca, bolos de chocolate, fubá e cenoura, que você pode fazer em casa ou comprar prontos! E, pra beber, faça um belo vinho quente!

Decoração

No ano passado, fiz meu aniversário em estilo de festa junina, e consegui fazer uma decoração bacaninha na sala. Na luminária que fica bem no centro da sala, prendi um balão de EVA (comprado aqui) e, saindo dele, várias fileiras de bandeirinhas que iam do centro até as paredes (veja na foto abaixo!). Só achei que usei muito poucas bandeirinhas… Ficaria mais legal se enchesse todo o teto!

http://cintiacosta.com/2011/06/21/como-montar-uma-festa-junina-em-casa

As mesas podem ser decoradas com cestas de palha para as comidas e toalhas xadrez. Na época da festa, não encontrei uma toalha de mesa legal, então comprei vários panos de prato com motivo junino e forrei toda a mesa! Achei que ficou legal!

Trajes

Se você tiver amigos empolgados dispostos a usar vestido de chita, lenço caipira e bigodinho de lápis de olho, ótimo! Mas nem todo mundo topa entrar de cabeça na “fantasia”. Então, sugira que as pessoas usem camisas xadrez e ofereça alguns chapéus com trancinhas e quadradinhos de papel contact colorido para colarem na roupa como se fossem retalhos (vejam que bacana esses papéis contact de palha, de retalhos e de bolinhas rosa!).

Tem mais sugestões? Compartilhe!

Back to Top