Para fugir do fondue, raclette!

Raclette: queijo derretido diferente do fondue

Meu marido trabalhou numa empresa de origem francesa e foi num jantar com os amigos do trabalho dele que conheci a tradição da raclette. Gostei tanto que coloquei na lista de casamento uma racleteira!

Raclete é o nome de um queijo francês de gosto e cheiro forte, que se come derretido junto com batatas, pães e frios (como presunto cru, copa, salame etc). Além do queijo raclete, você pode usar outros queijos gostosos e bons de derreter, como gouda e o holandês maasdam.

A máquina, que se chama racleteira, tem uma chapa/grelha na parte superior, onde você coloca rodelas de batata (previamente cozidas!). Na parte de baixo, há espaços para mini frigideiras individuais, em que cada convidado derrete seu próprio queijo, para jogar em cima dos frios, pães e batatas no seu prato. Coisa linda de Deus! Existem outras racleteiras mais tradicionais, mas esta me parece a mais prática!

Mesa para raclette

Fazer uma rodada de raclete é uma ótima pedida para aquela noite fria em que você vai receber amigos ou fazer um jantarzinho a dois, mas não quer esquentar a cabeça para cozinhar.

Tudo que você precisa fazer é fatias pães (de preferência quentinhos!), queijos e frios e montar uma mesa bem bonita!

E não pode faltar um bom vinho para acompanhar! Leia o post sobre harmonização de vinhos com comida se precisar de ajuda para escolher um rótulo! Eu, particularmente, gosto de raclete com vinho tinto como o carmenére. Não esqueça da jarra de água para acompanhar, para não ficar desidratado e acabar com uma dor de cabeça no dia seguinte!

Os que não bebem álcool podem optar por um belo suco de uva integral, super saboroso! Sirvam em taças de vinho, por que não?

Assim, vocês curtem queijos gostosos e aquele climinha romântico sem precisar optar pelo delicioso, porém ultra manjado, fondue.

Fotos do blog da Fernanda, uma brasileira na França.

Back to Top