Supermercado: o que é melhor, compra do mês ou a cada semana?

Casal recém-casado fazendo compras no supermercadoNo post Dicas para economizar no supermercado, surgiu uma conversa sobre dois jeitos de fazer compras: semanalmente e mensalmente. Qual deles é o melhor para o casal recém-casado?

Como eu sempre digo por aqui, não existe certo e errado. Nada melhor que pesar prós e contras para se descobrir qual é o jeito de ir ao supermercado que mais combina com a rotina e o estilo de vocês, como casal.

Compra do mês

Tem casal que prefere ir ao mercado uma vez e comprar alimentos, produtos de limpeza, itens de higiene pessoal e outras coisas em quantidades suficientes para durar o mês todo.

Desse jeito, é possível economizar ao comprar produtos não perecíveis em grande quantidade, o que, geralmente, significa preços mais baixos por unidade.

Também fica mais fácil de controlar as despesas, já que acontecem de uma vez só.

O “contra”, na minha opinião, é que uma compra mensal pede planejamento prévio das refeições, ficando com menos margem para “inventar” cardápios quando der vontade.

Compra semanal

É assim que a gente faz aqui em casa: mais ou menos uma vez por semana vamos ao supermercado comprar os ingredientes, pensamos no que queremos cozinhar nos próximos dias e vamos ao supermercado. O mesmo vale para produtos de limpeza e itens de higiene pessoal: compramos quando surge a necessidade.

Esse jeito permite mais espontaneidade no cardápio do dia a dia e liberdade de experimentar marcas novas, que são coisas que nós valorizamos aqui em casa.

A compra semanal também permite comprar produtos mais frescos e bons preços em produtos próximos à data de vencimento, que não podem ser comprados em quantidade.

Por outro lado, fazer compras semanalmente dificulta o controle dos gastos, já que são várias idas ao mercado.

E vocês, como preferem fazer as compras da casa?

Este post é patrocinado pela rede de supermercados das bandeiras Walmart/BIG/Bompreço, que está com uma campanha de preço baixo todo dia, em que mostra como escolher o supermercado com os melhores preços ajuda a economizar, seja fazendo compras toda semana ou mensalmente.

19 thoughts on “Supermercado: o que é melhor, compra do mês ou a cada semana?

  1. Lá em casa optamos pelas duas soluções… Vamos uma vez por mês e fazemos uma compra grande com produtos que usamos sempre e que não estragam. E mais ou menos a cada dez dias vamos ao supermercado para comprar produtos perecíveis, legumes, verduras, frutas… Para aproveitar uma eventual promoção… Ou para comprar algo diferente da compra “normal”.

  2. Nós fazemos uma compra grande por mês, em um atacado que fica longe da nossa casa, mas compensa pelo preço. E nos finais de semana compramos carnes, frutas e verduras.

  3. Aqui em casa fazemos comprar 1 vez ao mes e se necessário vamos mais alguma vez ao mercado, porém procuramos não ir para não gastarmos desnecessáriamente.

  4. Aqui em casa optamos pelos dois! Uma vez por mês (as vezes 45 dias) compramos os produtos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, ja carnes, frutas e outras coisas frescas compro toda semana! feira na quinta e açougue aos sábados!

    Fica fácil assim e se no caminho vemos alguma grande promoção compramos tambem!! rs aliás é assim pois adorooo cozinhar não dava para ser diferente!

  5. eu faço 1 vez por mes com a minha mae eee cordão ela faz a dela e eu a minha rs se faltar uma frutinha durante o mes vou na quitanda ou mercado e compro um bjaoooo

  6. Fazemos a compra do mês dos produtos não perecíveis, o resto compramos toda semana e somente a quantidade que vamos consumir naquela semana, normalmente vamos a feira para repor os legumes, verduras…Com a gente tem funcionado bem.

    bjusss

  7. Aqui em casa fazemos compra mensalmente, os itens como frutas, legumes e verduras compramos toda semana. Mas estou sempre ligada nas promoções e quando aparece algo com preço bom eu compro. E tem dado certo.
    bjs

  8. Olá, Cíntia!
    Sempre acompanhei o “Planejamento meu casamento”, mas nunca comentei por lá.
    Inclusive me ajudou e muito durante os meus preparativos para o grande dia!
    🙂
    Me casei em 15/05 e agora, como recém-casada, descobri esse seu outro site e tô amando!
    Tanta dica legal…
    Obrigada por compartilhar conosco as suas experiências!
    Serei figurinha fácil por aqui daqui pra frente.
    Falando sobre o post, na nossa primeira compra, priorizamos os produtos de limpeza e os alimentos não perecíveis.
    Já os legumes, frutas e carnes, compramos semanalmente, de acordo com a necessidade.
    🙂
    Bjs!

  9. Ahhh…..essa é uma tarefa MEGA difícil!!
    Em casa, fazemos um compra pesada no mês, mais deixamos para comprar a mistura, ou os ingredientes mais caros durante o mês quando for fazer algo diferente.
    Dá super certo!!!

  10. Aqui em casa eu minha mãe e minha irmã vamos ao mercado e fazemos uma grande compra,o nosso tempo é corrido com muitos outros afazeres, não dá para ir sempre ao mercado e confesso que as vezes nos empolgamos e a compra para um mês dura quase dois meses. Mas o ideal para se economizar é ir umavez ao mês comprar o necessário e como vamos a um atacado compramos alguns produtos em maior quantidade, a dificuldade é encontrar a marca que gostamos e acabamos experimentando novos ou diferentes produtos uma vez que é o que o atacadão oferece naquele dia .Verduras,legumes e frutas compramos no decorrer do mês aproveitando dias de ofertas ou não mas com bons produtos disponíveis e fresquinhos.

  11. Bom, este site não deve ser somente para recém casadas. Tanto solteiros quanto casados comem, bebem se vestem e obviamente fazem compras mensais, semanais. Então as dicas são para todo mundo como um todo.

    1. Realmente, Ana! Ele chama “Recém-casada” porque eu casei há pouco tempo e compartilho minhas dicas, mas o público é bem variado! Beijos

  12. Faço compras semanalmente, com reposição do que faltará na semana. Acho que é possível economizar bem mais desta forma. Fora que evito os desperdícios pois as coisas não estragam.

  13. Olá, nem sei se vc vai ler esse comentário…mas vou comentar! =D

    Eu e meu marido simplesmente NÃO conseguimos nos organizar para fazer compra de mês…culpa até minha, pq eu mal sei o que vou cozinhar no dia seguinte…imagina planejar refeições de um mês inteiro?
    Por este motivo, geralmente, todos os sábados, estamos no mercado. Consequência. Acabamos não economizando muito…pq, muitas idas ao mercado, é fato que sempre compraremos algo a mais do que a necessidade.

  14. Oie , cíntia
    Conheci seu blog hoje , estava procurando sobre melhor horario pra se ir ao mercado fazer compras mensais e me deparei com seu blog , falando sobre mensais , semanais ;confesso que faço mensal mais no fim do mês sobra e falta alimentos, será porque não consigo montar um cardápio ? tenho essa dificuldade, estou te seguindo se puder visite meu blog é um pouco diferente é sobre moda, make, beleza e como sou dona de casa também, estou mudando um pouco os assuntos ;segue o link http://byvaleriasantana.blogspot.com.br

    1. Oi, Valéria. Pode ser a dificuldade de fazer um cardápio, sim… Eu, por outro lado, não gosto de planejar nossas comidas com muiiita antecedência (o armário está sempre cheio, mas aí dá vontade de outra coisa! Hehehehe). Gosto de ir toda semana, mais de uma vez, justamente pra ir mudando.. Aí tento pensar no que vamos comer na semana e compro quantidades menores. Só coisas de sempre (tem uns enlatados, cereais e produtos de limpeza que uso sempre do mesmo) compro de monte quando tem promoção. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top