Comida japonesa sem peixe

Comida japonesa sem peixe

O marido nunca foi chegado em peixe, mas, depois de passar quase um mês no Japão, ele acabou descobrindo que gosta de outras coisas da culinária oriental.

Aí, esses dias, ele me ensinou como preparar um jantarzinho japonês bem gostoso e saudável, sem um peixinho sequer. O cardápio: arroz gohan (arroz japonês, daquele que fica grudadinho), cubos de carne com molho de shoyo e legumes frios.

Anotem aí como se prepara.

Comece pelo arroz. O tipo gohan se prepara lavando os grãos até a água que escorre sair translúcida. Daí, tem que encher a vasilha do arroz até a linha acima dos grãos e reservar por cinco minutos. Depois, é só jogar na panela, com a aguinha e tudo (que nesse ponto está bem esbranquiçada), tampar e levar ao fogo por 15 minutos sem abrir. Não precisa de sal, óleo nem nada. Fica meio sem sal no final, mas é de propósito: o shoyo é mega salgado!

Enquanto o arroz cozinha, bora fazer a carne ao molho de shoyo. Não tem muito segredo: fritar tiras de carne, temperar e finalizar com shoyo. Um tiquinho de açúcar deixa mais interessante.

Por fim, os “verdinhos”. Tem que cozinhar os legumes no vapor (na foto, brócolis, cenoura, vagem e abóbora daquela pequena) cortados em pedaços individuais e depois passá-los por uma vasilha com água gelada (com gelo e tudo). Assim, eles param de cozinhar e não ficam molengas, sabe? Escorra bem e separe em vasilhas diferentes.

Se come assim: com os hashis (palitinhos), você pega um legume, chucha no molho de shoyo e come. Depois, pega um pouco de carne e um pouco de arroz e manda ver. Aí vai alternando. Delicinha, né?

Panela elétrica de arrozDica: quem quiser facilitar, pode comprar uma panela elétrica de arroz.

Tem modelos a partir de R$ 66.

Back to Top